IMPRIMIRVOLTAR
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 2. Microbiologia Aplicada
ANÁLISE DA INCIDÊNCIA DO PAPILOMAVÍRUS HUMANO- HPV - EM POPULAÇÕES DE BAIXA RENDA EM CATANDUVA - SP
Cybele Mara Vulcano Lorenzon 1   (autor)   arajuli@ig.com.br
João Ricardo Araújo dos Santos 2, 3, 4   (orientador)   jaraujo7@hotmail.com
1. Graduada Fac. de Filosofia, Ciências e Letras de Catanduva- IMESC
2. Prof. Msc. Depto de Ciências Biológicas, Fac. de Filosofia, Ciências e Letras de Catanduva- IMESC
3. Prof. Msc. Depto de Biologia e Saúde, Centro Universitário de Votuporanga- UNIFEV
4. Pós Graduando do Depto. de doenças Dermatológicas, Infecciosas e Parasitárias, Faculdade de Medicina
INTRODUÇÃO:
O HPV (Humanin papova vírus - papiloma vírus humano) é o vírus responsável pela etiologia de patologias, as quais se apresentam com variados graus de manifestação, desde simples verrugas até lesões caracterizadas histologicamente como hiperplasias epiteliais com grau variável de atipias celulares. È também a DST mais freqüente na população sexualmente ativa, principalmente na faixa etária entre 20 e 24 anos, independente do tipo de HPV. No Brasil, estudos realizados encontraram diferentes taxas de prevalência em populações variadas, mas o número de casos na população feminina prevalece em relação à masculina. Nas mulheres, as lesões exofíticas causadas pelo HPV são encontradas, em geral, dentro da zona de transformação do colo uterino, mas também podem acometer o epitélio escamoso original. Em alguns casos, as lesões se estendem dentro do canal cervical, podendo desenvolver neoplasia uterina. Sabendo que o HPV não tem cura e que a melhor forma de evita-lo é a adoção de medidas profiláticas, nosso trabalho visa contribuir com o monitoramento do número de casos de HPV em populações de baixa renda no município de Catanduva-SP e, ao mesmo tempo, servir de suporte para identificar a penetração das campanhas de saúde junto a estas populações.
METODOLOGIA:
Em nosso trabalho, escolhemos inicialmente a população do bairro Bom Pastor e os dados foram obtidos no posto de saúde “Dr. Milton Maguolo”. A população deste bairro é composta por aproximadamente 3.640 pessoas, sendo 1.783 mulheres, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde. Com freqüência, o diagnóstico de HPV (Papiloma vírus humano) é estabelecido através de colorações imuno-histológicas ou de métodos que utilizam sonda de ácido nucléico (DNA). Do total da população feminina do bairro, 813 mulheres foram submetidas ao exame de Papanicolau, exame de custo relativamente baixo, mas efetivo, realizado na rede publica de saúde; estes dados referem-se ao período de janeiro de 2002 a novembro de 2003.
RESULTADOS:
Após análise dos dados e entrevistas, detectamos a presença de apenas 14 casos de pacientes que apresentaram infecção por HPV, sendo que a faixa etária destas pacientes variou de 19 a 63 anos de idade. De acordo com o monitoramento, estas pacientes já não apresentam mais nenhum sintoma, pelo menos aparente, sendo acompanhadas periodicamente para não sofrerem recidivas.
CONCLUSÕES:
Os dados obtidos nos levaram a observar que o maior número de casos detectados ocorreu em pacientes na faixa etária dos 20 anos. Esses dados nos levaram a concluir que o número de casos detectados foi maior nesta faixa etária em função da própria atividade sexual das pacientes. Por outro lado, pudemos inferir que a detecção de casos nesta faixa etária foi mais acentuada devido a uma maior busca por programas de saúde por parte destas pacientes. Nossas entrevistas mostraram que a transmissão de informações de maneira simples e objetiva permitiu que estas mulheres de baixa renda tivessem uma maior percepção dos fatores de risco associados ao HPV.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  HPV; PROFILAXIA; SAÚDE.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004