IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
MATEMÁTICA E LITERATURA INFANTIL: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DO CONCEITO DE MULTIPLICAÇÃO
Adelmo Carvalho da Silva 1, 2   (autor)   adelmocarvalhos@aol.com
Rogéria Gaudêncio do Rêgo 3   (orientador)   rgaudencio@uol.com.br
1. Depto. de Matemática - Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT/CUR
2. Depto. de Educação - Centro de Ensino Superior de Rondonópolis - CESUR/FACSUL/IE
3. Depto. de Matemática - Universidade Federal da Paraíba - UFPB/PB
INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa baseou-se essencialmente na teoria sócio-histórica de Vygotsky, na qual embasamo-nos para descrever a relação existente entre o sujeito e o meio social, a importância da linguagem como ferramenta do pensamento, o papel do outro e da cultura no desenvolvimento da criança, e o processo de formação de conceitos. Com base em outros referenciais, tais como: Smole (1998; 2000; 2001); Nunes & Bryant (1999); Machado (1992); Ariès (1981); Zilberman (1994); Góes (1991); Cunha (1999); Frantz (2001); Palo (1992) e Yunes (1984), procuramos ampliar a compreensão acerca do processo ensino-aprendizagem de multiplicação, o ensino de matemática nas séries iniciais, o papel da leitura literária na formação do sujeito e a importância da Literatura Infantil para o ensino de matemática. O trabalho visou como objetivo principal analisar a possibilidade de construção significativa do conceito de multiplicação, tendo por base a Literatura Infantil, em uma sala de aula de 2ª Série do Ensino Fundamental, de uma escola da Rede Municipal de João Pessoa – PB, centrando a investigação, mais especificamente, em três alunos.
METODOLOGIA:
Optamos por desenvolver uma pesquisa de base qualitativa, na qual a descrição, análise e interpretação dos fenômenos foram observados à luz da pesquisa etnográfica, descrita por Lüdke & André (1986). Adotamos como hipótese que o trabalho, de forma interdisciplinar e contextualizado, envolvendo a conexão da Literatura Infantil e Matemática, possibilita ao educando desenvolver a leitura, o entendimento de conceitos matemáticos, a linguagem matemática, a representação numérica, promovendo a aprendizagem significativa e, com isso, possibilita meios para que o aluno estabeleça relações entre a matemática e outras áreas do conhecimento, despertando no educando o senso crítico em relação à Matemática.A pesquisa foi realizada em três etapas: atividade piloto; conjunto central de atividades e avaliação. Procuramos identificar possíveis conexões entre a Matemática e a Literatura Infantil através da A análise dos dados foi realizada considerando-se: (i) a capacidade de leitura e interpretação (ii) a formação do conceito de multiplicação. resolução de problemas.
RESULTADOS:
Os resultados apontaram que os alunos investigados atingiram um crescimento substancial e qualitativo quanto à capacidade de leitura e a formação significativa do conceito de multiplicação, e de outros conceitos matemáticos, tais como: proporcionalidade, reversibilidade e comutatividade, apresentados na análise, indispensáveis no processo de alfabetização e aprendizagem significativa da Matemática.
CONCLUSÕES:
As análises apontaram resultados satisfatórios e favoráveis à proposta desenvolvida. No decorrer das atividades, os alunos conseguiram avançar, não somente na construção do conceito de multiplicação, mas também em relação a outros conceitos matemáticos considerados fundamentais no processo de alfabetização matemática. A análise apontou indícios de que o trabalho interdisciplinar e contextualizado, se bem direcionado, pode capacitar o aluno a estabelecer relações entre a Matemática e outras áreas do conhecimento, ajudar no desenvolvimento da leitura, interpretação e compreensão textual e, acima de tudo, despertar no aluno o senso crítico em relação à Matemática.
Instituição de fomento: CAPES/CNPQ
Palavras-chave:  Formação de conceitos; Matemática (estudo e ensino); Literatura infantil (matemática).

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004