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F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 9. Gestão e Administração
PERFIL E CARACTERÍSTICAS DO EMPREENDEDOR
Wanderley Carneiro 1   (orientador)   wdcarneiro@uol.com.br
Solange Aparecida de Paula 1   (autor)   solpaula@terra.com.br
Maria Carolina Cascino da Cunha Carneiro 1   (colaborador)   mcarolccc@uol.com.br
1. FMS-Faculdade Morumbi Sul
INTRODUÇÃO:
O atual mercado econômico apresenta grandes modificações e uma das que mais afeta a sociedade tem sido a redução dos postos de trabalho nas médias e grandes empresas. Isso tem ocorrido em função da modernização dos processos produtivos e administrativos por meio de máquinas mais sofisticadas e equipamentos de informática, respectivamente. A alternativa para um grande número de pessoas, e opção de vida para outras, é a abertura de seu próprio negócio, ou seja, se tornar um empreendedor. Porém, abrir um negócio de sucesso não é uma tarefa muito fácil, é necessário muita informação, para que se possa vencer os aspectos burocráticos que são inerentes, bem como, competir num mercado cada vez mais disputado. Ademais, dentro desse contexto, o empreendedor é o principal agente e o estudo de seu perfil, têm despertado muitas questões e alguns indicativos de que de suas características são determinantes para o sucesso do novo negócio. O estudo do empreendedorismo no Brasil teve seu início na década de 90, DORNELAS (1991).
Nesse contexto, surgem as questões: O talento criativo de um empreendedor de sucesso é inato ou pode ser desenvolvido? E ainda, quais características devem ser desenvolvidas pelo empreendedor para que o mesmo possa controlar os fatores tangíveis e intangíveis do negócio?
Sendo assim, essa pesquisa objetivou: Identificar as características necessárias a um empreendedor. Estudar um caso de sucesso de um jovem empreendedor, identificando essas características.
METODOLOGIA:
Para a classificação da pesquisa, tomou-se como base a taxionomia apresentada por VERGARA (1990), que a qualifica em relação a dois aspectos: quanto aos fins e quanto aos meios.
Quanto aos fins, a pesquisa será explicativa, pois tem como objetivo principal tornar algo inteligível, justificar-lhe os motivos. Quanto aos meios de investigação, a pesquisa será bibliográfica e telematizada. Buscou-se material sobre o assunto em livros, revistas especializadas e na Internet. Foi classificada como pesquisa bibliográfica e telematizada, porque recorreu ao uso de material acessível ao público em geral como livros, artigos e sites, embora estes sejam apresentados de forma excessivamente agregada. Foi usado um estudo de caso, onde com uso de entrevista por meio de questionário, procurou-se obter algumas informações sobre as características de um jovem empreendedor de sucesso, bem como, suas dificuldades, quando da abertura de um pequeno negócio. Trata-se de uma LanHouse, casa de diversões eletrônicas que utiliza computadores ligados em rede, localizada na região do Capão Redondo, zona sul de São Paulo. Esse empreendimento, com apenas quatro meses de funcionamento já possui uma carteira de mais de 1500 clientes e funciona com sua lotação máxima 80% do tempo que se encontra em funcionamento, de segunda à domingo das 9h:00 às 03h:00 hs, ou seja, dezoito horas por dia, sete dias por semana.
RESULTADOS:
O perfil de empreendedor traz consigo aspectos inatos tais como a vontade de inovar, gostar de desafios e não temer o futuro. Ele sabe que poderá conviver com o futuro e administrar os conflitos e riscos na medida que eles forem surgindo. Por outro lado, o atual mercado demanda cada vez mais uma grande atualização referente à comunicação e tecnologia, sendo necessário que o empreendedor esteja atualizado para que possa se manter competitivo.
A pesquisa mostrou que é fundamental ter um plano de negócio bem estruturado, pois ele passa a ser a referência do certo e do errado, do que foi planejado e daquilo que é surpresa e conseqüentemente merece uma maior atenção. Possibilita uma visão clara do desempenho do negócio, o que é um fator crítico de sucesso numa fase inicial, onde o empreendedor tem poucos dados sobre seu negócio.
O estudo de caso mostrou que o mercado atual é cada vez mais democrático com as pessoas que tem informação e vontade de fazer as coisas acontecerem. Nesse caso, constatou-se que um negócio que exige tecnologia deve ser amparado por conhecimento e que isso é um dos grandes diferenciais. Esse conhecimento não está restrito ao objeto técnico, mas também ao mercado, que pode oferecer custo, qualidade e assistência técnica de modo bastante diversificado. Ter uma boa rede de contatos passa a ser fundamental, principalmente na administração de situações que exigem atitudes contingênciais.
CONCLUSÕES:
O talento criativo tem seu início junto à formação intelectual e deve ser desenvolvido desde cedo, porém, nunca é tarde para o colocá-lo em prática. Ele pode ser despertado e estimulado através de um constante processo pedagógico, podendo levar o indivíduo a tornar-se um líder-empreendedor. Sendo assim, ele estará capacitado a assumir riscos por novas idéias, buscar experiências que o levem a uma posição de destaque, e conseqüente perda do comodismo. Porém, há também a necessidade da atitude, ou seja, é necessário querer ser empreendedor.
Nesse contexto, percebe-se que o desenvolvimento de um negócio de sucesso pode parecer difícil, mas justifica-se que, não são misteriosos os seus caminhos e que qualquer indivíduo com boa vontade e determinação, pode colocá-los em prática. O alcance de resultados tangíveis, que possam transparecer ao mundo exterior o sucesso do empreendimento, se fará necessário, para mostrar sua capacidade. O empreendedor deve desenvolver medidas de controle e torná-las familiar a ele, para que possa mensurar as variáveis de seu negócio e, conseqüentemente, dar seqüência a ele.
Apesar de toda burocracia para se abrir uma empresa, desde que planejado, existe muitas oportunidades no mercado com retorno muito superior àquelas conhecidas do mercado financeiro. Tal fato nos leva a concluir que estamos entrando numa época em que ser empreendedor passa a ser um grande diferencial na carreira de um profissional, não importando sua idade ou formação acadêmica.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  empreendedorismo; perfil empreendedor; negócios.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004