IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PRÁXIS NECESSÁRIA
ANTONIO SÉRGIO DA COSTA 1   (autor)   cat@unincor.br
Mário Dantas 1   (orientador)   mariodantas@uaivip.com.br
1. Instituto Superior de Educação, UNINCOR
INTRODUÇÃO:
A EA tem o importante papel de fomentar a integração do ser humano com o meio ambiente, visando a melhor qualidade de vida. Através do estímulo para uma ação efetiva e transformadora, alicerçada numa primorosa fundamentação teórica, a EA objetiva o fenômeno da Práxis Ambiental, fundamental à qualidade de vida desejada. A EA apresenta-se essencialmente por interfaces, caracterizando assim, necessária reflexão multidisciplinar imbricada em raízes históricas, culturais, políticas, econômicas e éticas. O que, apesar de sua contemporaneidade, nos remete a uma vasta literatura a respeito. Análise que, realizada à luz de determinada realidade sócio-ambiental local, permite o conhecimento do nível em que se encontra a Práxis Ambiental desta população. Portanto, teoria e prática são as diretrizes deste trabalho, cujos objetivos são: demonstrar a conexão existente entre os caracteres teóricos e práticos da EA, a partir dos resultados obtidos em pesquisa de campo com determinado público alvo e; como esse estágio de interação observado é condição sine qua non tanto na preservação e conservação do meio ambiente quanto na melhoria da própria qualidade de vida. Sua relevância está em levantar dados reais sobre determinada realidade sócio-ambiental local, demonstrando, com esse estudo de caso, a possibilidade de existência de uma realidade sócio-ambiental regional e até nacional cuja Práxis Ambiental inadequada não condiz com os ideais do desenvolvimento sustentável e da cidadania plena.
METODOLOGIA:
Foi utilizada uma pesquisa quali-quantitativa desenvolvida em dois momentos distintos: a realização de ampla pesquisa bibliográfica em relevantes obras sobre EA, e uma pesquisa de campo com a população ribeirinha urbana do Rio Verde, no município de Três Corações - MG. Com amostragem de 20% das propriedades situadas imediatamente às margens direita e esquerda do referido rio, onde foram visitadas todas as propriedades mais próximas do leito do rio e suas águas. Propriedades que se situam a uma distância média de 100 metros dessas margens. Obteve-se os resultados quantitativos da pesquisa a partir da aplicação de um questionário adequado à três níveis de consideração: no primeiro abordou-se as características sócio-econômicas do entrevistado, correspondendo, os resultados ao perfil da população entrevistada; no segundo nível, os dados alcançados são relativos às características da propriedade visitada e, finalmente, as questões do terceiro nível referem-se ao perfil de conscientização ambiental da amostra populacional estudada.
RESULTADOS:
Apesar da Educação Ambiental ser um conceito recente e sua popularização ter-se processado ao longo das três últimas décadas, pode-se observar uma mudança de paradigma no processo educacional, tornando-a uma das mais importantes exigências educacionais contemporâneas não só no Brasil, como também no mundo todo. Problemas ambientais, em sua essência, não estão fora da história e da cultura, logo, nenhum questionamento, planejamento ou ação pode acontecer a partir de uma visão unilateral. Um novo paradigma se faz urgente, visando a transformação da realidade sócio-ambiental vigente, uma nova ética que promova transformação no comportamento e nos valores dos indivíduos. Do ponto de vista do conhecimento teórico observou-se que o conhecimento ambiental dos entrevistados varia entre o razoável e o bom, sendo a educação formal (escola), sua principal fonte de informação. No entanto, do ponto de vista da prática sócio-ambiental, verificou-se que ainda é muito tímida, tanto a ação individual quanto a ação coletiva, para a preservação e conservação adequada do rio Verde no que tange seus limites urbanos no município de Três Corações, estado de Minas Gerais.
CONCLUSÕES:
A análise e discussão dos resultados observam que, apesar de haver na população entrevistada certo perfil de conscientização ambiental, ele não significa existência da Práxis Ambiental. Possivelmente essa realidade sócio-ambiental advenha da falta de conhecimento suficiente; isto, impedindo uma ação efetiva desta coletividade, capaz de intervir em seu meio. Portanto, permanece o grande desafio para esta comunidade: o de promover, com conhecimento, a prática ecológica em seu primeiro ambiente. A EA não deve se descuidar do aprimoramento teórico, porém, é preciso igualmente, incentivar a atitude de todos os envolvidos no processo. Só assim, a EA alcançará seu objetivo máximo; desenvolver a interação fundamental entre teoria e prática, interligando-as na construção necessária da Práxis Ambiental. Certamente, muitos outros aspectos do meio ambiente e da Educação Ambiental devem ser refletidos e analisados para se atingir as transformações que se fazem necessárias, mas os aqui apresentados são suficientes para demonstrar a importância e a urgência de se discutir, de forma mais ampla as teorizações e, colocar em prática os princípios da Educação Ambiental.
Instituição de fomento: Fundação Comunitária Tricordiana de Educação
Palavras-chave:  educação; educação ambiental; práxis ambiental.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004