IMPRIMIRVOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 2. Química Ambiental
PROPOSTA DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS QUÍMICOS PRODUZIDOS NO LABORATÓRIO DE ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA DA UFMT
Sérgio Batista de Figueiredo 1   (autor)   serginhobatista@uol.com.br
Marcelly da Silva Sampaio 1   (autor)   marcellysampaio@pop.com.br
Evandro Luiz Dall´Oglio 2   (orientador)   eldo13@terra.com.br
Paulo Teixeira de Souza Jr. 2   (co-orientador)   teixeir@terra.com.br
Vanilde Frageri 3   (colaborador)   vanildefrageri@yahoo.com.br
1. Graduando do Curso de Química Bacharelado - UFMT
2. Pesquisador do Laboratório de Pesquisa em Química de Produtos Naturais - UFMT
3. Técnico do Laboratório de Pesquisa em Química de Produtos Naturais - UFMT
INTRODUÇÃO:
O laboratório de Química Orgânica da UFMT é utilizado pelos alunos dos Cursos de Bacharelado e de Licenciatura em Química, Agronomia e Engenharia Florestal. Tentando minimizar o impacto ambiental gerado pelo descarte indiscriminado de resíduos químicos e visando conscientizar o corpo docente e os alunos que utilizam o Laboratório de Ensino sobre os problemas ambientais gerados pelos resíduos químicos, procurando se adequar à Lei número 6938/81 e 6803/80 do Ministério do Meio Ambiente, à Resolução do CONAMA número 20/1986 e à Norma NBR 10004 da ABNT, que tratam do lançamento de substâncias nos efluentes e classificam os resíduos sólidos. Foi proposto um Programa de Coleta e Tratamento de Resíduos Químicos a partir de novembro de 2002. O Programa consiste em coletar, recuperar, tratar os resíduos químicos e estocar visando uma destinação final adequada os resíduos que não podem ser recuperados ou tratados.
METODOLOGIA:
Na ausência de passivo foi realizado um estudo preliminar das aulas práticas, propondo-se então, uma forma de classificação dos resíduos facilitando o gerenciamento e a coleta. Os resíduos foram classificados em insumos (reagentes descartados passíveis de recuperação) e rejeitos (substâncias e misturas que não podem ser recuperadas). Dentre os insumos, os líquidos (etanol, metanol, clorofórmio, acetona, diclorometano, benzeno e éter de petróleo) são coletados em frascos individuais de vidro, devidamente rotulados, com capacidade de 1 L, e os sólidos (resíduos de sílica-gel não contaminada com metais pesados) são recolhidos em frascos de plástico individuais. Os rejeitos líquidos que foram segregados em ácidos, bases, oxidantes e redutores, aminas, resíduos aquosos com contaminação orgânica, outros solventes (misturas de solventes e solventes que não são classificados como insumo) e outros rejeitos, são coletados em frascos de plástico, rotulados segundo a sub-classificação citada, com capacidade de 5 L. Os rejeitos sólidos são recolhidos em um barrilete de vidro. Foi criada uma cartilha para a informação e conscientização dos alunos e professores no início de cada semestre. Também, sugeriu-se a substituição de solventes como benzeno e tetracloreto de carbono, utilizados nas aulas práticas.
RESULTADOS:
O esvaziamento dos frascos é realizado ao final de cada semestre letivo ou à medida que o volume de resíduos nos frascos de coleta alcancem ¾ da capacidade. A maior parte dos insumos líquidos é recuperada através de destilação fracionada com controle de qualidade realizado via CG/EM, a sílica-gel é recuperada através de tratamento com processos oxidativos avançados e os rejeitos de ácidos e bases são encaminhados para a neutralização. Os demais resíduos são estocados em bombonas de plástico (50 e 200 L), em um depósito provisório fora da Unidade Geradora, aguardando disposição final. Até o momento, foram coletados 29,32 L de resíduos líquidos, entre insumos e rejeitos. A quantidade de resíduos sólidos recolhidos foi de 0,55 Kg, sendo 0,213 Kg de insumos e o restante de rejeitos. Até o momento foram recuperados 4,37 L de solventes, que foram encaminhados para a reutilização.
CONCLUSÕES:
A implantação do programa reduziu a quantidade de resíduos descartados como efluente sem tratamento prévio minimizando o impacto ambiental causado pelos mesmos atendendo a legislação atual. O gerenciamento mostrou-se eficiente ocorrendo o reaproveitamento de vários solventes e reagentes, havendo a participação e conscientização do corpo docente e discente.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Resíduo; Gerenciamento; Laboratório.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004