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F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Economia - 4. Economia Industrial
A INDÚSTRIA DE CERÂMICA VERMELHA DA PARAÍBA NOS ANOS 2000-2003: UM ESTUDO INTRODUTÓRIO SOBRE SUA ESTRUTURA DE MERCADO SEGUNDO A CLASSIFICAÇÃO PROPOSTA POR H. STACKELBERG
Sebastião Leandro Filho 1   (autor)   
Fred Leite Siqueira Campos 1   (orientador)   fred@medianeira.com.br
Antônio Suerlilton Barbosa da Silva 2   (autor)   suerliltonbarbosa@bol.com.br
1. Depto. de Economia, Universidade Federal da Paraíba - UFPB
2. Faculdade do Vale do Jaguaribe - FVJ
INTRODUÇÃO:
A indústria de cerâmica vermelha tem uma importância macro para a economia do país e da Paraíba, com uma participação do (Produto Interno Bruto) PIB nacional estimado em 1%, correspondendo a cerca de US$ 6.000.000,00 no ano de 2002. Neste trabalho, estudou-se: a forma de organização da estrutura de mercado da indústria de cerâmica vermelha da Paraíba, de acordo com a proposta de H. Stakelberg; o conceito teórico de empresas e de indústria e; o conceito econômico de mercado. Fez-se, também, uma pesquisa teórico-prática, sobre a indústria de cerâmica vermelha no Brasil e na Paraíba. Objetivou-se, com este trabalho, definir em que estrutura de mercado encaixa-se a indústria de cerâmica vermelha da Paraíba, de acordo com a proposta de H. Stakelberg (concorrência perfeita, monopólio, concorrência monopolística e oligopólio).
METODOLOGIA:
Para realizar este estudo, utilizou-se de recursos bibliográficos, extraídos de livros, de sites da Internet, de sindicatos, da Universidade Federal da Paraíba, de empresas fabricantes de cerâmica vermelha e de fabricantes de equipamentos para esta indústria.
RESULTADOS:
Com as pesquisas realizadas chegou-se aos resultados sobre: número de empresas existentes, número de emprego direto obtido, produtos produzidos nas empresas pesquisadas e barreiras à entrada de novas empresas. Desta forma, os resultados identificados mostraram que a estrutura de mercado em que a indústria de cerâmica vermelha da Paraíba está inserida é a de concorrência monopolística, pois observou-se as seguintes características (todas condizente com a classificação da concorrência monopolística) sobre o mercado em que está inserida a industria de cerâmica vermelha paraibana: elevado número de concorrentes com capacidade de competição relativamente próxima uns dos outros; existência de empresas com capacidade de ter os seus produtos diferenciados a ponto de criar um “monopólio”; a despeito de existir casos de monopólio e de quase-monopólio, os produtos das empresas em geral substituem-se entre si e há baixas barreiras à entrada de novas empresas no mercado.
CONCLUSÕES:
Foi-se observado que a estrutura de mercado em que a indústria de cerâmica vermelha da Paraíba está inserida é a de concorrência monopolística de acordo com a proposta de H. Stakelberg.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Indústria de Cerâmica Vermelha; Estrutura de Mercado; Classificação de H. Stakelberg.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004