IMPRIMIRVOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 5. Arquitetura e Urbanismo - 1. Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
ESTUDO DA LOCALIZAÇÃO DOS PROJETOS DE PARCELAMENTO DE MACEIÓ APROVADOS ENTRE OS ANOS DE 1945 A 1960.
Tatiana Sebastião da Silva 1   (autor)   thatiss18@hotmail.com
Marlise Lila Silva Carvalho 1   (colaborador)   marliselila@hotmail.com
Geraldo Majela Gaudêncio Faria 1   (orientador)   Prof. Dr. / gmgf@fapeal.br
1. Depto. de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas - UFAL
INTRODUÇÃO:
A cidade de Maceió, a exemplo do que ocorreu nas demais capitais brasileiras, cresceu demograficamente em ritmo acelerado. Entre 1930 e 2000 a população multiplicou-se dez vezes. A procura por lugares destinados à moradia resultou no desenvolvimento do mercado imobiliário e, conseqüentemente, no crescimento do tecido urbano de Maceió na forma de empreendimentos planejados. Esse crescimento se deu tanto de forma irregular (ocupação em encostas), quanto de forma mais ou menos planejada, (através de projetos de loteamentos, de conjuntos habitacionais e de outras formas de parcelamento do solo para uso urbano). O objetivo do projeto de pesquisa é se ter um quadro da evolução urbanístico-espacial da cidade de Maceió entre os anos de 1945 e 1960, levando-se em consideração os empreendimentos imobiliários regulares, aprovados pela Prefeitura Municipal de Maceió, a forma como se deu a expansão de seu tecido urbano e os pontos da cidade que, neste intervalo de tempo, concentraram a maior parte desses empreendimentos. A relevância da pesquisa está em se obter informações, que, em conjunto com dados referentes a períodos mais recentes da urbanização da cidade, poderão proporcionar o entendimento da dinâmica que deu origem à configuração urbana atual de Maceió.
METODOLOGIA:
O estudo foi realizado sobre o acervo de projetos de parcelamento aprovados pela Prefeitura de Maceió, no período de 1945 a 1960, estando este sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Controle do Convívio Urbano de Maceió (SMCCU). Dos 131 parcelamentos registrados, trabalhou-se sobre 76% dos empreendimentos, cujos desenhos passaram por um processo de digitalização para melhor manuseio na pesquisa, já que a maioria dos desenhos originais não se encontrava em bom estado de conservação. Após a digitalização, fez-se o mapeamento dos projetos sobre a planta digital geo-referenciada da cidade feita no ano 2000. Essa localização foi, também, feita ano a ano para se poder visualizar as direções de crescimento da cidade a cada ano. Verificou-se o que eram, de fato, loteamentos e o que eram apenas desmembramentos, assim como o tamanho dos empreendimentos.
RESULTADOS:
São vários os pontos de concentração dos empreendimentos na cidade, e estes estão quase sempre localizados ao longo de uma avenida principal do bairro em que foram implantados. Com relação a todo o período em estudo é notável a grande quantidade de loteamentos aprovados pela Prefeitura de Maceió, localizados no bairro do Farol, próximo à Avenida Fernandes Lima, importante avenida da cidade desde o início do século XX, que liga a cidade ao interior do estado. Foi através da implantação desta avenida que esses parcelamentos foram se concentrando nesse ponto. Os demais bairros que apresentaram uma quantidade relevante de projetos de parcelamento foram o Poço, bairro próximo ao Centro da cidade e Trapiche da Barra, bairro da periferia situado à margem da Lagoa Mundaú, ambos na parte baixa da cidade. Localidades mais novas da cidade como Gruta de Lourdes e Tabuleiro do Martins, situadas na parte alta da capital também foram urbanizadas para fins de moradia, principalmente nos últimos anos do período definido. Observou-se que existem bairros onde a ausência de empreendimentos, no período, é quase total, como a Ponta Verde, bairro da orla marítima da cidade que teve o processo de povoação iniciado mais recentemente, em relação aos demais bairros citados. Existiram também, casos de urbanização em áreas de marinha e em áreas aterradas, como no caso do aterro do Riacho Reginaldo.
CONCLUSÕES:
A partir do estudo da localização dos projetos de parcelamento do solo em Maceió, entre os anos de 1945 a 1960, foi possível visualizar a distribuição espacial desses empreendimentos na malha urbana, e, com isso, conhecer as áreas da cidade que concentraram a maior parte dos projetos. Assim, percebeu-se que os parcelamentos em geral possuem pequenas dimensões, com algumas exceções de desmembramentos em grandes parcelas, possivelmente destinados a chácaras. Fica claro também que as áreas ocupadas pelos parcelamentos encontravam-se dentro do antigo perímetro urbano de Maceió, preenchendo os vazios existentes, e localizavam-se sobretudo ao longo dos eixos viários da cidade.
Instituição de fomento: FAPEAL
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Evolução Urbana; Parcelamento Urbano; Tecido Urbano.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004