IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 6. Sociologia Urbana
SOCIEDADE DO CONTROLE: UMA ANÁLISE DO PROGRAMA JORNALÍSTICO POLICIAL BANDEIRA 2
Karla Cristina Ferro Freire 1   (autor)   karla@mirante.com.br
Rafael Santos Ribeiro 2   (autor)   karlafreire@yahoo.com.br
1. Depto. de Ciências Sociais, Universidade Federal do Maranhão - UFMA
2. Depto. de Ciências Humanas, Universidade Federal do Maranhão - UFMA
INTRODUÇÃO:
O trabalho visa compreender um dos artifícios de controle da sociedade contemporânea: a televisão. Para tanto, buscamos, através de um programa jornalístico policial local, perceber como são organizadas as informações e como as notícias recebem um tratamento espetacular e simplificador que polariza os fatos expondo à sociedade aqueles que seriam seus vilões.
METODOLOGIA:
Assim, para que a estrutura do noticiário se tornasse visível, foram analisadas setenta edições diferentes do programa jornalístico "Bandeira 2", que traziam, como tema recorrente, a disputa realizada entre a polícia e os criminosos. Além disso, a leitura de autores como Roland Barthes, Guy Debord, Adriano Duarte Rodrigues e Eugênio Bucci permitiu a construção de um modelo que, de alguma maneira, faz emergir determinados elementos ocultos nas informações expostas no noticiário.
RESULTADOS:
Dessa forma, foi possível visualizar a estrutura sobre a qual se funda todo o noticiário em questão e, talvez, todo o jornalismo brasileiro. A notícia é construída como espetáculo que, além de informar, entretém. E, para que as personagens do espetáculo sejam reconhecidas de imediato, é necessária uma polarização simplificadora que, apelando para o emocional e descartando qualquer avaliação racional que se estenda para além do acontecimento, coloca de um lado os policiais e, do lado oposto, os criminosos, expondo estes últimos aos olhos vigilantes dos telespectadores.
CONCLUSÕES:
Portanto, “é o próprio olho do vigilante que se subjetiva no olhar do cidadão, invertendo e domesticando a própria ordem vigilante do poder” (Rodrigues,167). Dessa maneira, a vigilância transforma-se em controle, numa ordem que se caracteriza pela vigilância de todos sobre todos.
Instituição de fomento: Programa Especial de Treinamento - PET
Palavras-chave:  Controle; Jornalismo; Policial.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004