IMPRIMIRVOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Economia - 11. Economia
A ECONOMIA INFORMAL NO MUNICÍPIO DO CRATO/CE DURANTE A DÉCADA DE 90: UM ESTUDO DE CASO DO SETOR AMBULANTE.
Daniel Dias Milfont 1   (autor)   danisite@bol.com.br
Francisco do O' de Lima Júnior 2, 3   (orientador)   economistalj@hotmail.com
Eliane Duarte Batista 1, 2   (colaborador)   batistaelianeduarte@bol.com.br
Cícero Antonio Vieira de Sousa 1, 2   (colaborador)   economistacavieira@yahoo.com.br
1. Graduando do Departamento de Economia, URCA, Crato/CE
2. Pesquisador do Departamento de Economia, URCA, Crato/CE
3. Professor do Departamento de Economia, URCA, Crato/CE
INTRODUÇÃO:
INTRODUÇÃO. Durante a década de 90, a economia mundial sofreu consideráveis mudanças provocando alterações nos processos produtivos e conseqüentemente no emprego do fator trabalho. Dentre estas mudanças destacam-se a dinamização dos fluxos internacionais de capital, o aumento da concorrência entre as grandes firmas com ênfase na redução de custos e homogeneização dos processos produtivos Conseqüentemente, a composição do mercado de trabalho passou por transformações intensas provocadas por constante qualificação da mão-de-obra e principalmente pelas inovações tecnológicas. Tais desdobramentos geraram queda no emprego e conseqüentemente um aumento na economia informal enquanto alternativa para aqueles que não obtiveram uma (re)colocação no mercado de trabalho. O presente trabalho tem como objetivo estudar a economia informal durante a década de 90 no município do Crato/CE, tendo como estudo de caso o mercado ambulante.
METODOLOGIA:
METODOLOGIA. Para realização do trabalho efetuou-se estudo bibliográfico para caracterização do setor informal, conhecimento e elaboração das categoriais de análise relevantes ao estudo. Em momento posterior, seguiu-se de pesquisa de campo realizada com a aplicação de questionário em amostra estratificada composta de 114 vendedores ambulantes cadastrados na Associação dos Camelôs do município do Crato/CE, cujo cadastro geral é de 368 indivíduos. O principal intuito foi identificar os movimentos do setor informal ambulante cratense durante a década de 90, associando-os com o comportamento da economia brasileira no mesmo período assim como o perfil do seu trabalhador.
RESULTADOS:
RESULTADOS. Observou-se que 53% dos trabalhadores informais, possuem apenas o 1º grau enquanto que outros 33,3% ainda o tem de forma incompleta, mostrando assim o baixo nível de escolaridade do setor. O motivo pelo qual os entrevistados apontam estar no setor informal é a falta de emprego (81,5%) sendo que 44,7% destes saiu do último emprego formal por demissão ou falência da empresa. Quanto ao tempo de atuação no setor informal, cerca de 85,7% dos entrevistados tem entre 1 e 5 anos e o nível de renda mensal da atividade desempenhada é entre 1 e 3 salários para 71,2% dos referidos ambulantes. Cerca de 69,3% não paga nenhum tipo de imposto ao passo que uma quantidade expressiva destes não emprega ninguém (67,5%). Os demais têm vínculo empregatício de caráter familiar (32,5%) pagando na sua maioria um salário mínimo.
CONCLUSÕES:
CONCLUSÕES. Os resultados indicam que o setor informal ambulante do município do Crato/CE foi bastante afetado pelo desempenho da economia brasileira na década de 90, notadamente após a estabilização em 1994. O conseqüente crescimento do desemprego, a dificuldade reinserção no mercado de trabalho ocasionada pela baixa escolaridade e/ou qualificação obrigou as pessoas procurarem alguma atividade econômica. Apesar do seu crescimento, este setor se apresenta mais com características de subsistência pela baixa renda auferida como também pelo ínfimo número de empregos que gera, já que o pouco número de contratados tem vínculo familiar. Com isso concluí-se que a economia informal é vista como saída ou alternativa de emprego e renda na realidade estudada.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Setor informal; Mercado de trabalho; Desemprego.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004