IMPRIMIRVOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 8. Teatro e Ópera
A LINGUAGEM CLOWNESCA NO TRABALHO DO ATOR
Marina Pelle 1   (autor)   marinapelle@yahoo.com.br
Andrisa Kemel Zanella 1   (autor)   akzanela@terra.com.br
Rozane Silva Cardoso 1   (orientador)   rozanecardoso@yahoo.com.br
1. Depto. de Artes Cênicas, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
INTRODUÇÃO:
A Linguagem Clownesca no Trabalho do Ator, é resultado de uma pesquisa financiada pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Rio Grande do Sul, FAPERGS, no qual buscou-se verificar quais as contribuições dos princípios do estilo clownesco, no trabalho do ator. Através de estudos teórico-práticos, objetivou-se estabelecer um processo de trabalho para o ator visando a verdade cênica. Os objetivos aqui propostos visavam também desenvolver ações culturais, artísticas e sociais para a comunidade, por tratar-se de uma arte essencialmente de rua, em que a presença do público é fator fundamental. Estabeleceu-se o contato da arte teatral com todas as classes sociais, facilitando a democratização artística, favorecendo a renovação da linguagem cênica.
METODOLOGIA:
Este estudo teve uma abordagem qualitativa e apoiou-se no método Heurístico, uma vez que prevê formas de conduzir um trabalho artístico, e busca pontos de similaridade entre ciência e arte. O trabalho foi desenvolvido a partir da seguinte estratégia: observar o ator em um processo solitário, o trabalho de diretor tendo por base estes elementos e com um grupo de oito atores em formação, compondo um núcleo de pesquisas através de encontros sistemáticos.A coleta de informações deu por registros fotográficos e de vídeos a fim de melhor acompanhar o processo da pesquisa, que ocorreu mediante a atuação com o público em saídas, feiras, exposições e espetáculo, bem como estudos teóricos, onde foi possível fazer um paralelo entre a teoria e a prática, apontando os resultados mais relevantes.
RESULTADOS:
Através de treinamento com princípios da linguagem clownesca como exercícios energéticos, as ações físicas, os estímulos escatológicos, físicos e imaginários, exercícios técnicos/emotivos, entradas e saídas no picadeiro, situações, trabalho em duplas, clown branco e augusto, ação e reação, triangulação, segmentação, treinamento acrobático, malabarismo, pirofagia, perna-de-pau, trabalho com instrumentos musicais, criação de gags, saídas de rua e a nomeação dos clowns, foi possível sistematizar um treinamento, que funcionou enquanto linha adotada pelo diretor e técnica de ator, aberto a modificações cada vez que se realizavam intervenções e esquetes diretamente com o público. Assim, foi possível montar o espetáculo El Gran Cirkito, Doce Encantos e Um dia como os outros, porém mais curto, onde se pode verificar a funcionalidade deste em diversas localidades de Santa Maria e municípios vizinhos. Ao apresentar para públicos diferentes, foi possível aumentar a experiência dos atores, melhorando a sua atuação.
CONCLUSÕES:
Constatou-se que o clown proporciona ao ator uma amplitude em muitos aspectos da atuação e ao diretor, elementos para encaminhar um processo de trabalho. Desde o nascimento do clown, seu processo iniciático, o ator vê-se desfeito de suas máscaras sociais, num desnudamento que de imediato o torna sincero e ingênuo, tal como uma criança. E como uma criança também o clown começa a descobrir seu mundo e a jogar nele sem pré-conceitos ou limitações que geralmente são dadas pela sociedade. É como um ser a-social, e por isso vive apenas no íntimo de cada um. Seu jogo amplia a perspectiva de atuação do ator, que na maioria das vezes situa-se na arquitetura teatral tradicional, para atuar em qualquer situação ou espaço. Ao trabalhar com os princípios, pôde-se concluir que eles muito contribuem para a atuação do ator em qualquer estilo e gênero, pois proporciona um fazer espontâneo, aberto a mudanças. Desta maneira, percebe-se que o objetivo maior, compreender as contribuições dos elementos componentes do clown para o trabalho do ator, foi alcançado satisfatoriamente.
Instituição de fomento: FAPERGS
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Ator; Linguagem Clownesca; Verdade Cênica.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004