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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos
A CONSTRUÇÃO DE SABERES PEDAGÓGICOS POR UMA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO - MUNICÍPIO DE CUIABÁ - MT: UM ESTUDO DE CASO
Maria Aparecida Rezende 1   (autor)   rezemelo@yahoo.com.br
Jorcelina Elisabeth Fernandes 1   (orientador)   jorcelina@brturbo.com
1. Instituto de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT.
INTRODUÇÃO:
Os motivos mais relevantes para o desenvolvimento desta pesquisa surgiram no trabalho com alunas pedagogas do curso de Habilitação de Docência na Educação de Jovens e Adultos do Curso de Pedagogia - sede, IE/UFMT. Essas professoras tinham várias preocupações com a Educação de Jovens e Adultos a respeito da formação do professor para essa modalidade educacional e partilhando dessas mesmas inquietações somamos a elas outras tantas como  Que conhecimentos teóricos e práticos são necessários para que o (a) professor (a) possa realizar uma prática pedagógica que facilite o desenvolvimento de suas aprendizagens para trabalhar com a EJA? Que outros saberes o professor precisa ter para construir a sua práxis educativa com seus alunos da EJA? Diante da complexidade e de tantos questionamentos nos propomos investigar que saberes a professora constrói no cotidiano de sua prática educativa com a Educação de Jovens e Adultos, ao mesmo tempo discutir como ela consegue resolver as problemáticas pedagógicas que surgem durante o seu trabalho em sala de aula. Vários autores deram sua contribuição nesse estudo., entre eles o educador Paulo Freire(1997, 2000, 2002), que foi suporte em nosso trabalho. Desse modo, consideramos também que as instituições formadoras de professores não têm priorizado o entendimento de como o professor vai construindo seus saberes pedagógicos de acordo com suas condições culturais, econômicas e políticas.
METODOLOGIA:
O sujeito dessa pesquisa foi uma das professoras que participava do curso acima citado e que estava atuando em sala de aula com alunos da EJA. Fizemos a proposta de acompanhar a sua prática pedagógica e ela aceitou o desafio, utilizamos a pesquisa de cunho qualitativa e de análise interpretativa com a técnica da observação, da entrevista aberta gravada e das conversas informais, também obtivemos várias informações por telefone sanando algumas dúvidas dos dados registrados. O principal instrumento foi o caderno de campo em que eu tomava notas para registrar o cotidiano da professora em sala de aula durante dois meses no período noturno em uma escola pública que funcionava também a modalidade de EJA através do Projeto Alfa. As quatro categorias com mais destaques em observação e análise surgiram de problemas enfrentados pela professora no seu cotidiano pedagógico: diferença de idade entre jovens e adultos; as meninas não conseguem ler e nem decifrar a escrita; procedimento metodológico da aula da professora e avaliação. Foi muito importante acompanhar o desenvolvimento desse trabalho pedagógico, pois ali estavam todos os problemas que surgem em uma sala de aula e que todos os saberes que compõe uma vida docente são testados, confirmados, confrontados e é também o momento em que surgem os conflitos teóricos práticos e que fazem os professores refletir sobre seus saberes e procurar construir outros que respondam as indagações da prática.
RESULTADOS:
Buscando sua base educativa a professora em seu cotidiano de sala de aula vai tentando resolver a problemática surgida de acordo com seus saberes. Os saberes profissionais são constituídos pela caminhada do docente pelas instituições legalizadas para formação de professores, compreendendo os saberes disciplinares e curriculares. O saber docente nesse sentido é formado, além desses saberes, também são considerados os saberes experienciais que faz parte dessa trajetória. A mobilização de todos esses saberes apresenta-se como concepções provenientes de reflexões sobre a prática educativa, no sentido amplo do termo, reflexões racionais e normativas que conduzem a sistemas mais ou menos coerentes de representação e de orientação da atividade educativa. Os saberes pedagógicos se articulam com as ciências da educação. Nesse percurso fomos traçando algumas compreensões que nos permitiram ousar fazer análises dos dados que coletamos e através desses registros, somados ás reflexões teórico, pôde perceber como a professora foi modelando seus saberes para dar conta dos problemas e conflitos que surgiam em sua sala de aula. Consideramos por ela validados dois saberes: o saber construído em sua vida cotidiana e o saber experiencial. Mesmo não sendo por ela enfatizados fizemos um estudo teórico acerca dos diversos saberes que compõe a vida docente, pois eles fazem parte dos saberes experienciais consolidados pelos professores.
CONCLUSÕES:
A professora Lurdes utilizou o saber construído na vida cotidiana como referencial básico e estratégia para dar conta de resolver várias problemáticas que foram surgindo no dia a dia de sua sala de aula. Esse saber desenvolvido em sala de aula tornou-se um saber experiencial. Outro aspecto importante nessa pesquisa foi o modo como a professora adaptou seu saber experiencial de docente com o trabalho pedagógico com crianças para o trabalho escolar com a EJA. Na verdade, ela uniu o saber da vida cotidiana, colocado em primeiro lugar na docência com jovens e adultos, aos saberes da experiência que ela já tinha adquirido como professora. Não podemos deixar de frisar, mesmo que a professora não tenha dado ênfase, mas em seu depoimento ficou registrado que o marco diferenciado do seu trabalho responsável com a EJA foi o Curso de Habilitação de Educação de Jovens e Adultos. Diante de toda essa discussão a respeito dos saberes constatamos a necessidade dos três saberes básicos para ser professor da EJA: o saber adquirido na vida cotidiana; o saber adquirido com a intelectualidade científica, considerada a ciência da educação e outras ciências e o saber da experiência. Para finalizar essa discussão, pensamos que seja importante para as instituições formadoras fazer uma reflexão no sentido de dialogar com seus pares sobre a mudança dos programas de formação de professores, colocando em questão o tema  saber pessoal interligado ao saber profissional.
Instituição de fomento: Universidade Federal de Mato Grosso
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  saberes; vida cotidiana; cultura.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004