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A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 10. Redes
GERENCIAMENTO E ANÁLISE DA QUALIDADE DE SERVIÇOS DA REDE INTERNA DA FESURV NO MUNICÍPIO DE RIO VERDE
Renato Cardoso dos Santos 1   (autor)   renato@fesurv.br
Luciana Recart Cardoso 2   ()   recart@fesurv.br
1. Pós-graduando do Depto de Adm., Fundação do Ensino Superior de Rio Verde-FESURV
2. Profa. Ms. do Depto de Ciência da Computação - FESURV
INTRODUÇÃO:
Os computadores, em sua maioria conectados a grande rede, fazem-se presentes em todas as áreas de nossa sociedade. Desde meados de 1990 é cada vez mais comum dispormos de serviços via web, que antes somente eram oferecidos presencialmente. Desta forma, o provedor de serviços assumiu um papel fundamental na gerência de redes e de sistemas distribuídos, para garantir ao usuário final os recursos e serviços solicitados. Este trabalho descreve um estudo da qualidade de serviços da rede interna da Fundação do Ensino Superior de Rio Verde - Fesurv, realizado através da análise, monitoramento e gerenciamento da rede da Instituição. Neste enfoque, os principais parâmetros observados foram a largura de banda, acesso à banco de dados relacionais, identificação de congestionamentos, isolamento de tráfegos e segmentação, somatório dos atrasos, equipamentos utilizados na comunicação, variação no tempo e seqüência de entrega das informações devido à latência na rede. Teve como objetivos identificar na rede da Instituição, gerenciamento de falhas para localizar, isolar e se possível corrigi-las, analisar o conjunto de operações para a configuração dos equipamentos, contabilizar medições visando determinar cota de grupos e usuários procurando a otimização dos recursos, gerenciamento de desempenho e de segurança, bem como o nível de satisfação dos usuários.
METODOLOGIA:
O trabalho foi realizado no período de agosto a dezembro de 2002 e a população envolvida na pesquisa foi composta por uma amostra de 100 pessoas escolhidas aleatoriamente, envolvendo alunos e funcionários da Fesurv. Os métodos utilizados foram dedutivo e estatístico para assim descrever o funcionamento do ambiente de gerenciamento da rede, detalhando o software, o protocolo e as metodologias utilizadas. Este estudo foi dividido em duas etapas: A primeira foi a do monitoramento e gerenciamento da rede realizada com o auxílio do software de MRTG (Multi Router Traffic Grapher), em uma rede Ethernet. Foram coletados dados referentes as quatro portas do Switch gerenciável principal, que são as de número 101, 102, 104 e 105, analisando-se os protocolos de HTTP (Hipertext Transfer Protocol), E-mail (Pop3), SMTP (Simple Mail Tranfer Protocol), DNS (Domain Name Service), Proxy e FTP (File Transfer Protocol). As informações coletadas foram: número de pacotes descartados no recebimento, no envio, recebidos contendo erros, enviados com erros, número de bytes recebidos e enviados, total de pacotes na fila de saída, enviados e informações sobre a interface. A segunda etapa analisou a satisfação dos usuários através de uma coleta dos dados obtidos por meio de um questionário fechado contendo 20 perguntas de múltipla escolha, os resultados desta etapa foram tabulados estatisticamente.
RESULTADOS:
Obteve-se como resultados: Na porta 101, os pacotes enviados não apresentaram erros e dos recebidos, em 51 % estavam incorretos. A taxa de utilização da largura de banda foi de 0,44%. Na porta 102, os pacotes enviados e recebidos não apresentaram erros e nenhum pacote foi descartado. A taxa de largura de banda utilizada por esta porta foi de 0,005%. A porta 104 não apresentou erros nos pacotes enviados e recebidos e nenhum pacote foi descartado. Sua taxa de utilização da largura de banda foi de 0,14%. A porta 105 não apresentou erros nos pacotes enviados, ao contrário ocorreu com pacotes recebidos e nenhum pacote enviado foi descartado. A taxa de utilização da largura de banda foi de 0,17%. Em nenhuma das portas analisadas houve problema com recebimento de pacotes de protocolos desconhecidos. Na segunda etapa do trabalho, constatou-se que 51% dos usuários consideraram a rede com um bom desempenho, enquanto 26% deles classificaram como ruim, dentre os parâmetros pré-definidos no questionário. Outros 20% opinaram como um péssimo desempenho e finalizando somente 3% optaram por um ótimo serviço.
CONCLUSÕES:
Apresentou-se com o presente trabalho a análise dos serviços oferecidos pela rede interna da Fesurv e o nível de satisfação dos seus usuários. Após avaliação dos dados coletados pôde-se concluir que a utilização da largura de banda ficou dentro do estimado, houve uma porcentagem mínima de descartes de pacotes no intervalo monitorado, a rede não sofreu gargalo e funcionou perfeitamente sem paralisações. As taxas de consumo das larguras de banda se mantiveram bastante baixas, não havendo congestionamento no tráfego da rede e sem problemas graves no envio e recebimento de pacotes, demonstrando que as deficiências verificadas apesar de não serem muitas são de grande relevância para o usuário final.Também foi possível concluir que apesar da maioria dos usuários estar satisfeita com o desempenho da rede, a diferença entre os índices observados entre este grupo e o dos insatisfeitos é relativamente pequeno. Os resultados deste trabalho foram apresentados a direção da Instituição juntamente com uma proposta de melhoria na prestação dos serviços oferecidos, composta de políticas preventivas visando detectar problemas antes que eles ocorram. Além disso, foram sugeridas ferramentas que devem ser configuradas de modo a decidir quando realizar mais tráfego, quais pacotes devem ser descartados e em que momento isso deve ser feito, para então programar decisões em diversos pontos da rede de forma a não causar transtornos aos usuários e ganhar produtividade.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Gerenciamento de Redes; Monitoramento; Qualidade de Serviços.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004