IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
PARQUE MÃE BONIFÁCIA: UM ESTUDO SOBRE A NATUREZA NA CIDADE
Eledir da Cruz Martins 1   (autor)   eledir.martins@bol.com.br
Sônia Regina Romancini 1   (orientador)   
1. Depto. de Geografia, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
INTRODUÇÃO:
A implementação do Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá-MT, propiciou a valorização imobiliária em seu entorno. Pautado nesse pressuposto, o presente trabalho discute a urbanização da natureza tendo em vista a capacidade técnica de transformação que o homem possui e aplica ao ambiente para produzir o espaço. Assim, ao invés de sermos capazes de ver a relação entre cidade e natureza reduzimos nossa visão e passamos a interpretar e utilizar a natureza de acordo como queremos que ela seja inserida em nosso projeto de cidade, algo belo, expressivo e esteticamente produzido. Nesse contexto, olvidamos que a natureza tem dinâmicas próprias e deve ser compreendida a partir de fluxos e relações que extrapolam a escala territorial da cidade. Recentes estudos realizados nesta temática apontam que se faz necessário ver a natureza não somente como um recurso ou paisagem para contemplação, mas como um ambiente valorizado não em aspectos comerciais, mas no contexto integrado com o urbano. O Parque Mãe Bonifácia é a maior e melhor estruturada área verde da cidade de Cuiabá e vem propiciando valorização imobiliária no seu entorno. A partir deste pressuposto buscamos conhecer a representação da natureza por parte dos freqüentadores do parque.
METODOLOGIA:
Com vistas a alcançar os objetivos propostos optou-se por utilizar como técnica de coleta de dados a entrevista estruturada, aplicadas aos freqüentadores do parque, visitas a órgãos públicos para levantamento de dados, e também a realização de pesquisa bibliográfica relacionada ao tema abordado. A escolha desta área para a realização do estudo se deve ao fato do parque ser o maior espaço natural localizado em Cuiabá e que devido à qualidade de sua implementação tem atraído pessoas dos mais diversos ponto do Aglomerado Urbano Cuiabá - Várzea Grande.
RESULTADOS:
O Parque Mãe Bonifácia possui uma área de 77 ha, contendo sete quilômetros de trilhas para caminhadas, um mirante que proporciona uma vista panorâmica da cidade, um coreto, ciclovia, uma área para skate, parque infantil e um espaço destinado às atividades culturais. Constata-se que o parque é um local ideal não somente para prática de exercícios físicos, mas também é visto por muitos como um espaço para a sensibilidade, a paz, a harmonia, a meditação, enfim, um refúgio para buscar o equilíbrio mental e a integração entre as pessoas. Destaca-se que a própria cidade de Cuiabá se beneficia com esta área verde, pois estudos já realizados comprovam que está área dá origem a um microclima mais ameno que exerce função de centro de alta pressão e reflete de forma marcante sobre a dinâmica da ilha de calor e atua na despoluição do ar. Verifica-se também que atualmente a área no entrono do parque tem sido uma das mais valorizadas de Cuiabá e vem atraindo a atenção de grandes empresas do setor imobiliário, que estão construindo edifícios de alto padrão nas proximidades do parque. Um dos fatores que agregam valor aos empreendimentos imobiliários é que os moradores podem apreciar uma das paisagens mais privilegiadas da cidade, além de utilizar o parque para suas caminhadas, com total conforto, como se estivessem andando no jardim de seu condomínio, combinando assim a segurança e o conforto de um apartamento de alto padrão com a liberdade de uma imensa área verde, garantindo assim melhoria em sua qualidade de vida.
CONCLUSÕES:
A problemática espacial tem sido um desafio à compreensão do espaço em suas múltiplas dimensões. Há necessidade de se refletir, de debater sobre as formas pelas quais a natureza é apropriada e se torna um fator de valorização para os empreendimentos imobiliários, como se verificou neste estudo. O entorno do Parque Mãe Bonifácia vem sendo cada vez mais valorizado em razão da proximidade com o verde. Sob este prisma, o presente estudo evidencia a representação da natureza para os freqüentadores do parque que o tem como um espaço de lazer e entretenimento familiar. Para os promotores imobiliários, o parque representa um espaço que agrega valor aos empreendimentos imobiliários situados nas áreas próximas ao parque.
Instituição de fomento: CAPES
Palavras-chave:  natureza; cidade; espaço urbano.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004