IMPRIMIRVOLTAR
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
REGENERAÇÃO NATURAL E BANCO DE SEMENTES DO SOLO DE UMA FLORESTA DE TRANSIÇÃO, EM SINOP-MT
Nahzir Okde Junior 1   (autor)   nahzir@hotmail.com
Maria Cristina de Figueiredo e Albuquerque 1   (orientador)   mariacfa@terra.com.br
Reginaldo Antonio Medeiros 2, 3   (autor)   regimedeiros@aol.com
1. Bolsista PIBIC, Departamento de Fitotecnia e Fitossanidade - FAMEV - UFMT
2. Drª. Departamento de Fitotecnia e Fitossanidade - FAMEV - UFMT
3. Deptº. de Agronomia - UNEMAT, Cáceres-MT, aluno de Pós-Graduação em agricultura Tropical - FAMEV
INTRODUÇÃO:
A floresta tropical Amazônica constitui um dos biomas mais importantes da Terra. Ela responde por 45% das florestas tropicais do mundo, sendo 26% território brasileiro. Além do valor madeireiro, a floresta contribui para o equilíbrio do clima regional e global, especialmente pela manutenção dos ciclos hidrológicos e retenção de carbono. Em Mato Grosso, a exploração intensiva e na maioria das vezes desordenada tem levado a redução desse estoque rapidamente. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho foi obter informações sobre a dinâmica de sucessão de uma floresta ombrófila, verificar a regeneração natural das espécies florestais arbóreo-arbustivas e a composição quali/quantitativa do banco de sementes do solo, que são informações importantes para subsidiar práticas de manejo florestal como definição de ciclo de corte e implementação de banco de dados silviculturais.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi desenvolvida na Fazenda Maracaí, em Sinop - MT, numa área de estudo de 10 x 500 m, dividida em 10 sub-áreas de 10 x 50 m. Dentro de cada sub-área plotou-se aleatoriamente uma amostra de cinco metros quadrados, onde foi realizado o estudo da regeneração natural de todas as espécies presentes. Coletou-se, também, em duas épocas distintas (setembro e novembro de 2003) em uma amostra de 0,5 x 0,5 m, a serrapilheira + camada superficial de solo, a 8 cm de profundidade, para estudo de banco de sementes. Dentro das amostras foram identificadas as espécies de interesse, anotando-se os valores de diâmetro inferior a 10 cm e de altura superior a 10 cm. A identificação das espécies foi realizada no campo e uma amostra de cada espécie, foi enviada para o Herbário Central da UFMT para identificação. As amostras foram acondicionadas em sacos plásticos, identificadas e encaminhadas para o viveiro da FAMEV/UFMT. O experimento foi realizado em casa de vegetação com 50% de sombreamento e lona plástica incolor, evitando-se a entrada de contaminações com propágulos. Foram utilizadas caixas de fibra de vidro com dimensões de 1,0 x 1,0 x 0,4 m de altura. As caixas foram divididas ao meio ficando cada caixa com dois canteiros de 0,5 x 1,0 m. O substrato utilizado foi a areia, sendo deixada, uma caixa, somente com areia, para testemunha. Sobre a areia distribuiu-se a serrapilheira coletada na área em estudo. Sempre que necessário fez-se a reposição de água nas parcelas. Semanalmente foram feitas a identificação e a contagem das plântulas emersas.
RESULTADOS:
No estudo de regeneração natural foram encontradas 72 espécies vegetais. Dentre elas, as mais freqüentes foram a tavomita/sete perna com 88 indivíduos, seguida da uvinha com 46, leiteiro com 32, peito de pombo com 25 e breu com 24 indivíduos. Na avaliação do banco de sementes, para amostras coletadas em setembro de 2003, foram quantificadas 34 espécies, sendo a uvinha a espécie mais abundante com 273 indivíduos, seguido da montigia com 135, o fumo bravo com 79, a embaúba vermelha com 55 e a embaúba branca com 40 indivíduos. Na coleta realizada em novembro de 2003, observou-se a redução das espécies presentes no banco, com um total de 24 espécies. As espécies mais abundantes na segunda coleta foram uvinha com 523 indivíduos, embaúba vermelha com 46, embaúba branca com 24, a montigia com 21 e a tavomita/sete perna com 17 indivíduos. Os agentes de dispersão são responsáveis por introduzir espécies que não estão presentes na regeneração mas se fazem presentes no banco de sementes. A redução das espécies entre épocas de coleta ocorre devido a existência de um banco de sementes transitório.
CONCLUSÕES:
Há correlação entre a regeneração e o banco de sementes com os indivíduos, 96% das espécies presentes no banco de sementes fazem-se presentes no ambiente natural. Ocorreu redução do número de espécies presentes no banco de sementes, ao comparar as épocas de coleta (setembro e novembro). As principais espécies encontradas na regeneração natural foram a tavomita/sete perna, uvinha, leiteiro, peito de pombo e breu. As principais espécies encontradas no banco de sementes para coleta em setembro de 2003 foram: uvinha, montigia, fumo bravo, embaúba vermelha e a embaúba branca. As principais espécies encontradas no banco de sementes para coleta em novembro de 2003 foram: uvinha, embaúba vermelha, embaúba branca, montigia e a tavomita/sete perna.
Instituição de fomento: Programa de Pós-Graduação em Agricultura Tropical
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  regeneração natural; sucessão de espécies; banco de sementes.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004