IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 11. Psicologia Social
PERSPECTIVAS EDUCACIONAIS DA JUVENTUDE DO MÉDIO ARAGUAIA PARA O ENSINO SUPERIOR
Francieli Galvan 1   (autor)   francieligalvan@hotmail.com
Anna Maria Penalva Mancini 1   (orientador)   carolanda@uol.com.br
Eliel Ferreira da Silva 1   (co-orientador)   eliel-ufmt@bol.com.br
Maria Aparecida Morgado 2   (colaborador)   morgadom@terra.com.br
1. Departamento de Letras, ICLMA, Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT
2. Departamento de Psicologia, IE, Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT
INTRODUÇÃO:
INTRODUÇÃO: A presente pesquisa busca conhecer as perspectivas educacionais da juventude para o ensino superior da região do médio Araguaia do Estado de Mato Grosso. Essa região conta com três instituições de ensino superior, sendo uma pública e duas particulares. No total, oferecem cursos de diferentes áreas. Parte-se do pressuposto de que o acesso a esse nível de ensino, pela juventude, vem se tornando cada dia mais necessário, já que o mercado de trabalho no atual sistema econômico exige pessoas com qualificação. Segundo Marilia Spósito (2003), o volume total de estudantes entre quinze e vinte e quatro anos cresceu expressivamente a partir da década de noventa, sendo que o crescimento mais importante em números absolutos se deu no ensino médio, em que se registrou um aumento de três milhões de matrículas. O enfoque teórico para a abordagem da noção de juventude foi definido em função de seu contexto histórico, uma vez que é considerada como uma construção social, ou seja, há um entrelaçamento na singularidade dessa fase de desenvolvimento com o momento histórico vivido pela sociedade de que fazem parte. Nesse sentido, esse estudo investigou as implicações psicológicas e sociais das perspectivas ou falta delas na constituição do ser jovem na sociedade contemporânea. Esse trabalho pretende contribuir para a discussão acerca de questões presentes na sociedade com relação ao processo educacional da juventude.
METODOLOGIA:
METODOLOGIA: Os procedimentos metodológicos utilizados para essa pesquisa constituíram-se por meio de uma abordagem quantitativa e qualitativa. No primeiro momento, realizou-se um levantamento estatístico do número de instituições de ensino superior, número de cursos, número de vagas oferecidas, número de alunos por curso, relação curso e alunos freqüentes, e número de jovens do ensino médio das escolas públicas e particulares, da cidade de Barra do Garças. Assim, tem-se uma visão panorâmica da situação em termos quantitativos. Após a obtenção desses dados, realizou –se a revisão bibliográfica sobre o tema. Entrevistas com grupos de jovens inseridos no ensino médio foram realizadas para verificar as suas perspectivas quanto ao ensino superior que a região oferece. Por meio desses dados empíricos, tanto os quantitativos como os qualitativos, análises foram feitas sob o enfoque teórico da psicologia social.
RESULTADOS:
RESULTADOS: Os dados quantitativos revelam que o número de vagas oferecidas pelas três instituições de ensino superior da região pesquisada atende apenas a uma média de sete por cento da população egressa do ensino médio. No entanto, nem mesmo essas vagas estão sendo ocupadas, na medida em que as duas instituições particulares têm em média cinqüenta por cento de suas vagas ociosas, sendo que tem cursos como o de Ciências Contábeis em que apenas dez por cento das vagas estão preenchidas. Já na instituição de ensino de caráter pública as vagas são preenchidas na sua totalidade. Nas entrevistas realizadas, observou-se que os sujeitos demonstraram suas preferências pela instituição pública, considerando as exigências do mercado de trabalho na contemporaneidade: “hoje em dia, em questão de qualidade, o mercado de trabalho pede mais para você ter um curso nas federais, porque geralmente as particulares não são tão bem reconhecidas quanto a federal ( aluno)”. A falta de variedade de cursos oferecidos, tanto nas particulares quanto na federal, principalmente na área da saúde, foi também um dado relevante observado nas falas dos alunos entrevistados.
CONCLUSÕES:
CONCLUSÃO: Os resultados obtidos conduzem a uma reflexão sobre a categoria sociológica “juventude” na perspectiva de Spósito (2003) que afirma encerrar intrinsecamente uma tensão que não se resolve: ela é ao mesmo tempo um momento no ciclo de vida, concebido a partir de seus recortes sócioculturais e modos de inserção na estrutura social. Nesse sentido, a juventude constituindo-se nos e pelos referenciais propostos pela sociedade contemporânea enfrenta diversos conflitos de ordem psicológica, social e educacional. A constituição do psiquismo da juventude tem como pilar as suas relações com o outro social, numa negociação que permeia a relação entre a geração emergente e a precedente. De modo geral,além da dificuldade para cursar faculdade em outros municípios, foi predominante entre os jovens pesquisados a incerteza e a insatisfação com os cursos oferecidos pelas instituições presentes nessa região. Dessa forma, a falta de perspectiva dos jovens com relação aos anseios educacionais e, conseqüentemente, sociais, tende a intensificar a crise adolescente , na medida em que o meio não corresponde com os elementos disponíveis para compor seus ideais e expectativas.
Instituição de fomento: Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Mato Grosso
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Juventude; Educação; Ensino Superior.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004