IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
A INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO NA SALA DE AULA: UMA PRÁTICA NECESSÁRIA DE INCLUSÃO SOCIAL NOS DIAS ATUAIS
Eleuza Ferreira Duarte 1   (autor)   e.eleuza@terra.com.br Autor
Adriana R. de Carvalho F. Moreira 1, 2   (colaborador)   acarvalhorfm@top.com.b
1. 1 Professora MSc. da área de Ciências Sociais Aplicadas; Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
2. 2 Professora MSc. da área de Ciências Sociais Aplicadas; Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
INTRODUÇÃO:
INTRODUÇÃO: A sala de aula precisa ser nos dias atuais um ambiente que proporcione aos seus alunos uma extensão do seu cotidiano, isto é, uma conexão com o mundo tecnológico. A chegada da globalização tem proporcionado nas pessoas um novo conhecimento, um novo olhar e até mesmo um novo paradigma de visão. É inconcebível que a escola fique alheia a esse processo. Nesse sentido, procuramos levantar por meio de pesquisa de campo, como os professores têm visto essa nova realidade e, principalmente, o que tem feito para que proporcione aos seus educandos um ensino que possibilite acesso aos recursos tecnológicos como apoio didático na sala de aula.
METODOLOGIA:
METODOLOGIA: A pesquisa foi desenvolvida em seis escolas da Rede Pública Municipal de Dourados-MS, mediante preenchimento de questionários e visitas. Os questionários foram preenchidos por cinqüenta e oito professores lotados nas referidas escolas, com o objetivo de verificar se os professores utilizam recursos tecnológicos como apoio didático em suas aulas e, principalmente, o que o levou a decidir pela utilização ou não desses recursos. As visitas foram realizadas em cinco etapas sendo a primeira para constatar se as escolas estavam dotadas de recursos tecnológicos e, se os mesmos, estavam em condições apropriadas de uso. As demais visitas foram feitas para distribuição e recolhimento dos questionários aplicados e para as entrevistas realizadas.
RESULTADOS:
RESULTADOS: Mediante os dados levantados, constamos que as escolas visitadas dispõem de diversos recursos tecnológicos para apoio as aulas tais como: retroprojetor, televisão, vídeo-cassete, computador, máquina fotográfica e filmadora. Observamos que há uma preocupação da parte do professor em oferecer aos alunos uma aula dinâmica voltada para o atual contexto social. Justificam a importância da utilização de ferramentas tecnológicas em suas aulas, mediante avaliação que fizeram, pois, fica explícita a grande atração que os alunos demonstram quando os recursos tecnológicos são usados. Tais recursos os auxiliam na realização de uma aula mais lúdica, prazerosa e construtiva.
CONCLUSÕES:
CONCLUSÕES: Constatamos que a maioria dos professores que responderam aos questionários faz uso constante das ferramentas tecnológicas disponíveis na escola. As aulas ministradas com o uso dos recursos tecnológicos como apoio didático, são mais atrativas e dinâmicas. Concluímos, portanto, que a escola atual não pode mais ficar alheia ao uso desses recursos, uma vez que o aluno tem em seu convívio diário contato com algum tipo de aparelho tecnológico e isto o instiga a querer também aprender fazendo uso desses aparelhos. Concluímos também que é necessário que todos na escola estejam imbuídos em oferecer uma educação atualizada sendo necessário para isso que gestores, professores, coordenadores e técnicos administrativos estejam abertos para um processo pedagógico voltado para uma nova era, isto é, para um ensino inovador e proporcionador de uma educação que permita uma maior inclusão social.
Instituição de fomento: FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL
Palavras-chave:  Tecnologia educacional; Apoio didático-pedagógico; Inclusão Social.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004