IMPRIMIRVOLTAR
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 6. Farmácia
ESTUDO DA INCIDÊNCIA DE ANEMIA EM CRIANÇAS DE 2 A 7 ANOS DO CENTRO EDUCATIVO PADRE AGOSTINI - PONTAL DO ARAGUAIA - MT - BRASIL
Edson Fredulin Scherer 1   (orientador)   edsonscherer@hotmail.com
Andréia Moreira de Andrade 2   (autor)   andreiayandrade@yahoo.com.br
Angela Ziebell 2   (autor)   angelaziebell@brturbo.com
Ariadne Santana 2   (autor)   ariadnefarmacia@bol.com.br
Marlon Pitágoras Farias Silveira 2   (autor)   tambemjah@hotmail.com
Thiago César Moreira 2   (autor)   thiagoyandreia@ibest.com.br
Thiago Félix de Miranda Pedroso 2   (autor)   thiagofelix.mp@bol.com.br
1. Prof. Esp. do Depto. de Ciências Biológicas e da Saúde, ICLMA/UFMT
2. Graduando do Depto. de Ciências Biológicas e da Saúde, ICLMA/UFMT
INTRODUÇÃO:
A anemia é definida como um processo patológico no qual a concentração de hemoglobina
(Hb) e hematócrito (Ht), contida nos glóbulos vermelhos, encontra-se anormalmente baixa. A anemia é uma manifestação freqüente na criança, e deve sempre ser encarada como secundária a múltiplas e distintas etiologias. Esta pode ser decorrente de fatores que atuem na vida fetal, de alterações anatômicas e fisiológicas pós-natais ou de distúrbios herdados do metabolismo. A maioria das crianças que tem anemia manifestam poucos sinais e sintomas. É imprescindível, portanto, a realização de uma cuidadosa história clínica e exame físico para o esclarecimento de sua etiologia. É importante considerar a história dietética alimentar completa, a origem étnica, a condição sócio-econômica, a presença de consangüinidade, a história familiar de anemia, a presença de perdas sangüíneas patológicas e a existência de outras patologias. Entretanto, este trabalho teve por objetivo demonstrar a incidência de anemia na população infantil do Centro Educativo Padre Agostini, Pontal do Araguaia-MT.
METODOLOGIA:
Os seis graduandos assistidos pelo professor orientador promoveram inicialmente palestras com o intuito de esclarecer aos pais o objetivo principal do projeto. Posteriormente as crianças foram selecionadas de acordo com a devida autorização dos pais, determinando assim a dimensão da amostra. No entanto, o desenvolvimento do projeto contou com a participação de 90 crianças, com idades entre 2 e 7 anos. Como método proposto aos pais, utilizou-se da coleta de 5 mL de sangue venoso, encaminhando-as ao laboratório de análises clínicas situado nas dependências da universidade, onde se determinou o hematócrito e a hemoglobina através dos métodos de Wintrobe (microhematócrito) e cianometahemoglobina, respectivamente. Para diagnóstico de anemia, foi adotado o critério da Organização Mundial da Saúde, o qual considera como anêmica aquela criança com idade entre 6 meses e 7 anos que apresenta concentração de hemoglobina inferior a 11,0g/dL. Considerou-se como anemia grave a concentração de hemoglobina inferior a 9,5g/dL. Sendo a padronização para a concentração de hematócrito 33%.
RESULTADOS:
Os resultados obtidos para dosagem de hemoglobina, demonstraram que 62,22% das crianças estudadas tinham valores abaixo dos parâmetros tidos como referência. O valor médio do hematócrito em pacientes anêmicos atingiu 30,5%, uma vez que, em cima do total dos analisados a porcentagem de crianças com nível abaixo do normal foi de 73,33%. No exame diferencial, dos 90 hemogramas analisados 54 apresentaram alterações nos índices de VCM, HCM e CHCM, com alterações na morfologia nas hemácias, apresentando hipocromia, anisocitose, microcitose e poiquilocitose, com índices de 60% do total de amostras analisadas.
CONCLUSÕES:
Com o desenvolvimento da pesquisa, foi possível verificar que a anemia é uma patologia que afeta as crianças em maior porcentagem, aquelas provenientes de famílias de baixa renda, pois não dispõem de uma alimentação adequada com um valor nutricional compatível para que não haja incidência desta patologia. Fato que levou a verificar que aproximadamente 62,22% das crianças examinadas apresentaram anemia, sendo que 60% do total de amostras incidiram alterações morfológicas nas hemácias. Os dados obtidos neste trabalho são corroborados pelos relatos existentes nas literaturas.
Palavras-chave:  Anemia; Hemoglobina; Crianças.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004