IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
UM ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO ARTESANAL NA COMUNIDADE SÃO GONÇALO BEIRA RIO – CUIABÁ-MT.
Paula Alexandra Soares da Silva Nunes 1   (autor)   paula.jo@bol.com.br
Sônia Regina Romancini 1   (orientador)   romanci@terra.com.br
1. Depto. de Geografia, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
INTRODUÇÃO:
Sabe-se que a cultura surge das relações que os homens estabelecem entre si e com o meio em que vivem, em busca da própria sobrevivência. Apesar do conceito de cultura ser complexo e ambíguo, existe um certo consenso em identificá-lo como o conjunto de idéias, tradições e crenças que modelam as ações das pessoas e sua produção de artefatos materiais, incluindo as paisagens e o meio construído.
O presente estudo é parte integrante do projeto: Espaço e manifestações culturais na região de Cuiabá. Aborda-se neste trabalho a produção artesanal da cerâmica na comunidade São Gonçalo Beira Rio. A comunidade foi fundada no século XVIII, está localizada à margem esquerda do rio Cuiabá, a 11 quilômetros do centro da cidade. Ao longo desses dois séculos São Gonçalo sofreu com o processo de expansão capitalista, mas conseguiu se manter, com dificuldades suas manifestações artísticas e culturais, principalmente o artesanato em cerâmica, as danças como o cururu, o siriri e a roda de São Gonçalo, e as comidas típicas.
Entre os objetivos destaca-se: identificar na comunidade os responsáveis pela produção artesanal da cerâmica; investigar se a comunidade está recebendo incentivos do poder público; destacar a importância das manifestações culturais para a identidade e memória da região.
O trabalho é de relevante importância por analisar um espaço tão rico e que ainda preserva os seus valores culturais.
METODOLOGIA:
No desenvolvimento da pesquisa foram privilegiados os aspectos qualitativos, que se referem aos No desenvolvimento da pesquisa foram privilegiados os aspectos qualitativos, que se referem aos motivos, às aspirações, crenças, aos valores e as atitudes dos grupos pesquisados.
Destaca-se o levantamento bibliográfico e documental, tendo em vista a obtenção de informações sobre a comunidade São Gonçalo Beira Rio.
No decorrer dos trabalhos de campo foram realizadas observações, anotações, entrevistas e registro fotográfico. Por meio da realização de entrevistas, obtivemos informações sobre como as pessoas percebem, e se relacionam com o local estudado, bem como informações sobre os agentes produtores da cultura local.
Para esta etapa, utilizou-se a entrevista estruturada, que se realiza com base em um roteiro previamente elaborado. A entrevista constitui-se de um interrogatório, com o objetivo de coletar informações e opiniões do entrevistado, com três etapas fundamentais: a elaboração do roteiro, o trabalho de campo e o tratamento dos dados.
Com base no resultado das entrevistas, elaborou-se uma amostragem qualitativa, que se referem aos motivos, as aspirações, crenças e as atitudes dos grupos pesquisados.
RESULTADOS:
As pesquisas de campo foram realizadas nos meses de outubro de 2003 e janeiro e fevereiro de 2004. Essas pesquisas possibilitaram uma amostragem qualitativa acerca do mundo vivido pelos cidadãos.
Na ocasião entrevistou-se alguns ceramistas que vivem na comunidade São Gonçalo Beira Rio, onde procuramos entender esse modo de vida tradicional que ainda resiste, e no momento passa por um processo de revalorização por constituir um dos símbolos da região de Cuiabá.
Com o trabalho de campo pode-se verificar que esta revalorização está recebendo incentivos do governo do Estado de Mato Grosso.
Na Comunidade foi implementado o Centro Sócio-Cultural São Gonçalo Beira Rio. Este centro tem como finalidade a venda do artesanato e a realização de eventos culturais. O turismo também vem sendo incentivado com o funcionamento de um restaurante no local, onde os visitantes podem saborear os pratos típicos, como o peixe, a Maria Izabel e a farofa de banana.
No processo de produção da cerâmica pode-se verificar que a técnica usada é a mesma que se usava antigamente, o que demonstra que o ato de preservar ultrapassa a condição material do bem e alcança também seu significado histórico, seu valor imaterial, artístico, cultural entre outros. Assim um bem é preservado para continuar evocando a historia, a cultura e a memória de um povo para seus contemporâneos ou descendentes.
CONCLUSÕES:
O estudo desenvolvido sobre a produção artesanal de cerâmica, permite concluir que a Comunidade se destaca na sociedade cuiabana por sua notável resistência, um local que mantêm viva as tradições e raízes culturais, mesmo sofrendo influências da sociedade urbano-industrial.
A comunidade é um local encantador, que tem um povo alegre e festivo.
A pesquisa revelou que as mulheres são as principais responsáveis pela produção artesanal de cerâmica, mas que também conta com homens e crianças que ajudam no trabalho.
O poder público incentiva a integração multicultural e sustentável da comunidade a partir de projetos que fomentem a arte, a gastronomia e o turismo. Estas ações vêm alavancar a produção cooperativa das famílias, estimulando a transmissão da tradição e ao mesmo tempo garantindo meios de renda.
Com o centro os ceramistas tem um local que conta com estrutura para exposição e comercialização dos produtos artesanais.
Assim foi possível constatar a importância que as manifestações culturais representam na transmissão de valores para a construção da identidade do sentimento de pertencer ao lugar. De forma que é uma grande conquista esta preservação e valorização desse rico patrimônio histórico, artístico e cultural que esta acontecendo nos dias atuais.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Cuiabá; São Gonçalo; Manifestações culturais.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004