IMPRIMIRVOLTAR
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 4. Ecologia
ESTRUTURA DA POPULAÇÃO DE Vochysia divergens Pohl. (Vochysiaceae) DE UM CAMBARAZAL NO PANTANAL DE POCONÉ - MT (BRASIL)
Julia Arieira Couto 1   (autor)   julia.a.couto@bol.com.br
Cátia Nunes da Cunha 1   (orientador)   catianc@ufl.edu
1. Instituto de Biociências, UFMT
INTRODUÇÃO:
O Pantanal mato-grossense é formado por um mosaico de comunidades que se estruturam de acordo com as condições hidrogeomorfológicas locais. Ocorrem no Pantanal densas formações florestais com dominância de uma única espécie, como é o caso do cambarazal, com a predominância de Vochysia divergens Pohl. (cambará), espécie-chave relacionada aos ciclos anuais e plurianuais de inundação. Este trabalho apresenta uma analise da estrutura populacional em um estande de Cambarazal localizado no site 12 do Programa PELD, (RPPN SESC Pantanal), Barão de Melgaço, MT.
METODOLOGIA:
Em 1 plote permanente com 10.000m2 de área e divididos em 100 parcelas de 10 x 10m, todos os indivíduos de Vochysia divergens com CAP≥ 5cm à altura do peito presentes no interior das parcelas foram marcados com placas metálicas numeradas e medido sua altura e seu DAP para a obtenção dos parâmetros da estrutura populacional. A altura da lâmina d´água foi estimada com base em medições das marcas d´água nos troncos de algumas árvores dentro da área amostral. A análise da estrutura de tamanho consistiu na elaboração de gráficos com as medidas divididas em intervalos de classes, tanto para a altura quanto para o diâmetro. A determinação das classes foi feita através da fórmula amplitude entre o maior e o menor valor, dividido pelo número de intervalo de classes, definido pelo algoritmo de Sturges.
RESULTADOS:
Foram amostrados um total de 742 indivíduos vivos, representantes em 18 espécies, e 189 indivíduos mortos. Daqueles, 122 indivíduos são Vochysia divergens. A dominância relativa (área basal) do cambará foi a mais alta da amostra com 64% dos indivíduos amostrados, assim como seu IVI total com cerca de 98,8. Vochysia divergens ocorreu em 70 das 100 parcelas amostradas. Na distribuição de altura de Vochysia divergens estiveram mais freqüentes indivíduos adultos de 21 a 25 metros de altura (52%), sendo que a ocorrência de indivíduos jovens de 1 a 7 metros de altura foi bastante baixa representando aproximadamente 2%. A distribuição de diâmetros da população apresentou um maior ocorrência de indivíduos nas classes de 36 a 54cm de DAP (51%), e menor nas classes de 1 a 18cm (0%) e de 66 a 84cm (4%). A altura média da lâmina d´água acima da superfície do solo foi de 1,22m, sendo que a altura máxima alcançou 1,48m.
CONCLUSÕES:
Os resultados da estrutura da população de Vochysia divergens obtidos sugerem que, apesar desta população apresentar um alto IVI devido à sua maior dominância absoluta na área, existem poucos indivíduos jovens dando continuidade ao processo sucessório da espécie na área amostral. É provável que, se comprovada, esta situação esteja relacionada a algum(uns) fator(es) desfavorável(eis) à germinação e desenvolvimento do cambará. Estudos integrados, no âmbito do programa PELD, deverão estar testando hipóteses que indiquem quais fatores, bióticos e/ou abióticos, estão regulando a dinâmica da população do cambará. O segundo mais alto IVI, o dos indivíduos mortos, foi resultado de suas altas densidade e freqüência absolutas na área amostral.
Instituição de fomento: CNPq e TNC Brasil
Palavras-chave:  Pantanal; Estrutura populacional; Vochysia divergens.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004