IMPRIMIRVOLTAR
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 5. Saúde Coletiva
VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA MENSURAÇÃO DA COMPETÊNCIA AMBIENTAL
Hermes de Andrade Júnior 1   (autor)   hermesjr@ensp.fiocruz.br
Jorgelina Inês Brochier 2   (autor)   jo.ines@ig.com.br
Marcos Aguiar de Souza 3   (autor)   maguiarsouza@uol.com.br
1. Pós-Graduação em Saúde Pública, Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz
2. Curso de Psicologia da Universidade Gama Filho
3. Departamento de Psicologia do Instituto de Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
INTRODUÇÃO:
A educação ambiental, a exemplo de diversos outros temas, vem recebendo nas últimas décadas ampla atenção por parte de pesquisadores de diversas áreas, além de governantes e mesmo do cidadão comum. A despeito das discussões realizadas sobre o meio ambiente em diversas partes do mundo, a ênfase tem sido direcionada para a educação, com raras tentativas de se avaliar o resultado das diferentes ações e programas desenvolvidos. É nesse sentido que Pedersen (1999) desenvolve um instrumento para mensurar a competência ambiental, com 60 itens subdivididos em seis fatores: Fator 1 – Consciência ambiental; Fator 2 – Habilidades ao ar livre; Fator 3 – Facilidade de localização; Fator 4 – Conhecimento do ambiente; Fator 5 – Habilidades práticas e 6 – Conservação de recursos, cada fator contendo dez itens.
METODOLOGIA:
Com o intuito de validar o instrumento para amostras brasileiras, o instrumento foi aplicado a 280 indivíduos de ambos os sexos, sendo 194 homens e 86 mulheres, subdivididos em seis grupos: estudantes universitários da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), sendo 21 homens e 86 mulheres; Instrutores e Monitores do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) – Manaus – AM (27 homens); Policiais da Companhia de Polícia Ambiental do Distrito Federal (51 homens); Militares da 2ª Companhia de Fuzileiros do Primeiro Batalhão de Infantaria de Selva (Manaus – AM) (57 homens); Sargentos alunos do CIGS e Oficiais Alunos do CIGS (38 homens).
RESULTADOS:
Após a codificação, com a utilização do SPSS 11.5, foi realizada a análise fatorial com rotação Varimax, mesmo procedimento adotado pelo autor para a definição dos fatores da escala na versão original do instrumento. Dos dados obtidos com a amostra brasileira, emergiram quatro fatores. O Fator 1 foi composto por 19 itens, sendo nomeado “Orientação e convivência no ambiente”. O Fator 2 foi composto por 10 itens, sendo nomeado “Conhecimento do ambiente físico e social”. No Fator 3, intitulado “Consciência ambiental” foram reunidos 13 itens e, finalmente, o Fator 4 foi composto por nove itens, sendo nomeado “Conservação de recursos”.
CONCLUSÕES:
A versão brasileira da Escala de Competência Ambiental ficou então composta por 51 itens. Os nove itens abandonados apresentaram carga fatorial inferior a 0,30. A análise da consistência interna em cada fator, realizada através do índice alfa de Cronbach revelou dados satisfatórios em cada fator: Fator 1 – 0.9347; Fator 2 – 0,7766; Fator 3 – 0,7917 e Fator 4 – 0,7523. Finalmente, o cálculo do coeficiente de correlação linear de Pearson revelou a existência de correlações positivas significativas ao nível de 0,01 entre os quatro fatores: 0,615 entre os fatores 1 e 2; 0,283 entre os fatores 1 e 3; 0,392 entre os fatores 1 e 4; 0,462 entre os fatores 2 e 3; 0,473 entre os fatores 2 e 4 e uma correlação de 0,392 entre os fatores 3 e 4. Os dados analisados permitem concluir pela adequação do instrumento para mensuração da competência ambiental em amostras brasileiras.
Palavras-chave:  Educação ambiental; Competência ambiental; Militares.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004