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G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 4. Psicologia Comparativa
SELEÇÃO DE PARCEIROS EM ANÚNCIOS AMOROSOS
Rafaela Kerckhoff Rölke 2   (autor)   rafaelarolke@yahoo.com.br
Milena Bertollo 2   (autor)   milenabertollo@yahoo.com.br
Margareth Pereira Bergamin 2   (autor)   mbergamin@yahoo.com
Rodrigo dos Santos Scarabelli 2   (autor)   tatorodrigo@ig.com.br
Lorena Queiroz Merízio 2   (autor)   
Rosana Suemi Tokumaru 1   (orientador)   tokumaru@usp.br
1. Prof(a). Dr(a). Depart. Psic. Social e do Desenvolvimento - UFES
2. Graduando de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
INTRODUÇÃO:
De acordo com a concepção socialmente compartilhada, o amor, como fenômeno humano, diferencia-se do que pode ser visto entre os animais, mesmo que tenha a conseqüência, biologicamente semelhante, de multiplicar os indivíduos da espécie. Diferencia-se por ser resultado de construção histórico-cultural e pelos estilos individuais que o marcam. De acordo com a abordagem evolutiva, o comportamento amoroso possui função adaptativa. Supõe-se que, entre nossos ancestrais, a tendência para o estabelecimento de laços afetivos entre homens e mulheres desenvolveu-se em função da necessidade de estabelecer condições apropriadas para a reprodução e da necessidade de prover proteção e cuidados, por um longo período, a indivíduos jovens e excepcionalmente indefesos. Pesquisas realizadas constataram que, mesmo em diferentes culturas, as mulheres tendem a valorizar mais que os homens a capacidade de ganho material enquanto estes valorizam mais as características ligadas à capacidade reprodutiva das mulheres. A existência desses padrões vem ao encontro das hipóteses evolucionistas. Este estudo tem como objetivo investigar as características relevantes no processo de seleção de parceiros entre acadêmicos da Universidade Federal do Espírito Santo. Apesar do grande número de pesquisas já realizadas sobre o assunto, nosso estudo diferencia-se pela metodologia utilizada.
METODOLOGIA:
Inicialmente solicitamos a 20 estudantes, 10 homens e 10 mulheres, escolhidos aleatoriamente, com idade entre 20 e 25 anos, que escrevessem um anúncio se descrevendo. Era dito a eles que seu anúncio seria apresentado a sujeitos do sexo oposto juntamente com outros e passaria por um processo de seleção. Os dez anúncios femininos foram apresentados a 42 estudantes do sexo masculino e os 10 anúncios masculinos, a 42 alunos do sexo feminino. Após a leitura dos anúncios os estudantes deveriam responder às seguintes questões:
1) Qual dos anúncios você escolheria, tendo em vista um relacionamento de longo prazo? Por quê?
2) Qual dos anúncios você não escolheria? Por que?
3) Dentre todos os anúncios, qual(is) característica(s) lhe são mais atrativas? E menos atrativas?
As características apontadas como mais atrativas e menos atrativas foram categorizadas em: aparência física (beleza); hábitos (gostar de sair, não ter vícios, vícios, gostar de música, praticar esportes); personalidade (desenvolvimento pessoal, pró-social, anti-social, sinceridade, carinhoso); identificação; falta de modéstia; outros (características que apareceram no máximo duas vezes).
RESULTADOS:
Homens e mulheres não apresentaram diferenças quanto às subcategorias de personalidade que apontaram como mais atraentes: possibilidade de desenvolvimento pessoal, características pró-sociais, sinceridade e carinhoso. Também não diferem quanto às subcategorias de hábito: gostar de sair, não ter vícios. No entanto diferem quanto à subcategoria de aparência física: beleza. Homens, mais que mulheres, apontaram como mais atraentes anúncios que apresentaram esta subcategoria, sendo que a ausência desta tornava o anúncio menos atrativo.
Ambos os sexos consideraram pouco atrativa a presença da subcategoria vícios. Mulheres consideraram pouco atrativa a falta de modéstia.
Os 2 anúncios mais escolhidos pelos homens somaram 27 dos 42 votos (sendo 15 votos para o primeiro anúncio e 12 para o segundo). Em ambos, as anunciantes apresentaram as características de personalidade, aparência física e hábitos apontadas como atraentes. Os vícios e a ausência da beleza não apareceram. Os 2 anúncios mais escolhidos pelas mulheres somaram 24 votos (17, 7) e ofereceram as características de personalidade e hábito citadas como mais atrativas.
Os dois anúncios mais votados como aqueles com os quais os homens não se relacionariam somam 21 votos (15 e 6). Apresentaram vícios e ausência de beleza. Os 3 anúncios escolhidos pelas mulheres como aqueles com os quais não se relacionariam somaram 27 votos (13, 8 e 6) e apresentaram o hábito e a falta de modéstia consideradas como menos atraentes.
CONCLUSÕES:
Homens e mulheres valorizaram as mesmas características de personalidade em seus parceiros. Para as mulheres apareceram como mais importante primeiro a possibilidade de desenvolvimento pessoal e segundo características pró-sociais. Para os homens apareceram igualmente a possibilidade de desenvolvimento pessoal e a sinceridade. Segundo a abordagem evolutiva, os homens tenderiam a valorizar características ligadas a fidelidade feminina, como a sinceridade, por relacionarem-se à maior probabilidade de garantia de paternidade. As mulheres tenderiam a valorizar características relacionadas a maior possibilidade do homem possuir e despender recursos com a prole. Os homens, mais que as mulheres, tendem a considerar como importante as características físicas da parceira. Supõe-se que beleza e juventude sejam indícios da fertilidade de uma mulher. Nossos resultados dão suporte a essas hipóteses evolutivas.
Observamos em nossa amostra que ambos os sexos apontaram como uma característica indesejada a presença de vícios, principalmente fumar ou beber. Uma explicação evolutiva pode ser a de que tanto homens como mulheres tendem a evitar parceiros com hábitos que potencialmente prejudiquem a saúde. Outro resultado interessante foi o fato de apenas as mulheres citarem como menos atrativo a falta de modéstia. Poderiam as mulheres estar filogeneticamente adaptadas para evitar exibições verbais potencialmente enganosas? Outros estudos poderiam esclarecer esta questão.
Palavras-chave:  Seleção de parceiros; psicologia evolutiva; seleção sexual.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004