IMPRIMIRVOLTAR
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 2. Microbiologia Aplicada
AVALIAÇÃO DA SENSIBILIDADE E RESISTÊNCIA DOS ANTIMICROBIANOS MAIS UTILIZADOS NO TRATAMENTO DE INFECÇÕES URINÁRIAS EM AMOSTRAS OBTIDAS NO LABORATÓRIO EXAME DE BARRA DO GARÇAS-MT E ANALISADAS NO LABORATÓRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO, CAMPUS DO MÉDIO ARAGUAIA, PONTAL DO ARAGUAIA-MT.
Edson Fredulin Scherer 1   (orientador)   edsonscherer@hotmail.com
Ana Laura de Sene Amâncio Zara 2   (autor)   anaremansur@bol.com.br
Angela Ziebell 3   (autor)   angelaziebell@brturbo.com
Helder Cavalcante Fortes 4   (autor)   helder_fernandobg@hotmail.com
Sidney Araújo de Oliveira 5   (autor)   sidney-aia@bol.com.br
1. Prof. Esp. do Depto. de Ciências Biológicas e da Saúde, Faculdade de Farmácia - UFMT/ICLMA
2. Graduanda do Depto. de Ciências Biológicas e da Saúde, Faculdade de Farmácia - UFMT/ICLMA
3. Graduanda do Depto. de Ciências Biológicas e da Saúde, Faculdade de Farmácia - UFMT/ICLMA
4. Graduando do Depto. de Ciências Biológicas e da Saúde, Faculdade de Farmácia - UFMT/ICLMA
5. Graduando do Depto. de Ciências Biológicas e da Saúde, Faculdade de Farmácia - UFMT/ICLMA
INTRODUÇÃO:
Define-se infecção do trato urinário (ITU) como aquela que se manifesta tanto no aparelho urinário masculino quanto no feminino, quando além de colonização, microorganismos ali sediados se multiplicam produzindo ou não manifestações clínicas perceptíveis. As infecções urinárias são geralmente causadas por enterobactérias, por estafilococos, por Pseudomonas aeruginosa, ou por outros bacilos Gram-negativos, sendo o gênero Escherichia coli considerado um dos agentes infectantes mais comum encontrado nestes processos infecciosos. A realização de uma cultura de urina, bem como o teste de suscetibilidade das bactérias frente aos antimicrobianos, representam um parâmetro importante. O uso de antibióticos induz a uma pressão seletiva sobre as cepas bacterianas, favorecendo a preservação das cepas que sofrem mutação genética para a resistência em relação às cepas sensíveis. Portanto, o objetivo desse estudo foi avaliar a resistência e a sensibilidade das bactérias frente à ação dos antimicrobianos, identificando o mais eficaz nesse tipo de tratamento.
METODOLOGIA:
No período de fevereiro de 2003 a fevereiro de 2004, foram selecionadas 40 uroculturas, que apresentaram no exame qualitativo de urina leucocitúria e bacteriúria aumentadas, obtidas no Laboratório Exame de Barra das Garças-MT, sendo encaminhadas posteriormente ao laboratório de análises clínicas situado nas dependências da universidade, onde os graduandos assistidos pelo professor orientador avaliaram a suscetibilidade dos antimicrobianos através do método de Kirby-Bauer, baseado na difusão dos discos em Ágar Muller-Hinton. Os antibióticos testados foram: Gentamicina, Ciprofloxacina, Norfloxacina, Cefalexina, Sulfametoxazol-Trimetropima, Cefaclor, Cefalotina, Ceftriaxona, Tetraciclina, Ácido Nalidíxico, Amicacina, Nitrofurantoína.
RESULTADOS:
Os resultados obtidos das uroculturas positivas mostraram que a Escherichia coli foi a mais freqüente com 68%, vindo, em seguida, a Proteus sp com 12,5%, a Shigella sp com 10% e a Pseudomonas sp. Os antimicrobianos que apresentaram maior resistência foram: Tetraciclina (83%), Sufametoxazol-Trimetropima (78%), Cefalotina (60%) e Cefalexina (60%). E os antibióticos que apresentaram maior sensibilidade às mesmas foram: Gentamicina (92%), Ciprofloxacina (92%), Ceftriaxona (92%), Amicacina (92%) e Norfloxacina (82%).
CONCLUSÕES:
Através dos resultados da pesquisa foi possível verificar que a Escherichia coli foi a bactéria predominantemente encontrada nas infecções do trato urinário. Para se prescrever um antibiótico, é indispensável determinar, a princípio, se a bactéria isolada é sensível ou resistente. Os germes causadores dessas infecções apresentaram maior sensibilidade aos antibióticos: Gentamicina, Ciprofloxacina, Ceftriaxona, Amicacina e Norfloxacina, e maior resistência à Tetraciclina, Sulfametoxazol-Trimetropima e às Cefalosporinas de primeira geração Cefalotina e Cefalexina. Portanto, é importante se traçar um perfil, com o objetivo de se conhecer aqueles que apresentam ou não uma boa eficácia frente às diversas infecções bacterianas do trato urinário.
Palavras-chave:  Antibióticos; sensibilidade; resistência, infecções urinárias.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004