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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos
O TELECURSO 2000: VIABILIDADE ALTERNATIVA NO ENSINO A DISTÂNCIA
Francisco Carlos Suzano Ramos 1   (autor)   becapa @ terra.com.br
1. Universidade Salgado de Oliveira -UNIVERSO
2. Sec. Munic. de Educ. do RJ
INTRODUÇÃO:
Este trabalho, de natureza descritivo-analítica, investigou a percepção de tutores de um curso ministrado à distância, veiculado pela televisão, sobre seu potencial pedagógico. Trata-se do “Telecurso 2000”, um programa de aceleração escolar para a formação e qualificação profissional básica de jovens e adultos, que por razões diversas, não concluíram seus estudos. O foco recaiu sobre as tele-salas da ONG Viva Rio, situadas no Estado do Rio de Janeiro. Os tutores das tele-salas apóiam-se nos programas de TV e no material instrucional construído para o TC 2000. O estudo tem como objetivo principal analisar a adequação do material instrucional utilizado no que se refere às oportunidades de o aluno interagir com o texto e quanto ao nível de individualização permitido pelo conteúdo do material instrucional. O referencial teórico construído inclui as teorias da Comunicação e Informação, aspectos da legislação educacional brasileira e a visão de estudiosos da educação de jovens e adultos e da EaD. O estudo é relevante e oportuno, no momento em que a EaD está em plena expansão e em que se exige que mais ensino venha acompanhado de melhor ensino. O estudo verificou se o TC 2000 atende a algumas demandas da sociedade atual, oferecendo qualidade pedagógica, contribuindo para a interatividade e reconhecendo a diversidade cultural da população atingida, pois grande contingente da população pode ter acesso ao conhecimento via TV.
METODOLOGIA:
O estudo de natureza descritivo-analítica utilizou, essencialmente, as seguintes técnicas para a produção de dados:
a) técnicas de análise de conteúdos para exame dos textos orais e escritos.
b) entrevistas não-estruturadas para obter a percepção de Supervisores Pedagógicos, das tele-salas do Viva Rio sobre o curso e o material instrucional. Para ratificar os depoimentos prestados nas entrevistas, foi aplicado questionário, a ser devolvido 30 dias após o encontro, indagando sobre a estrutura pedagógica e o desenvolvimento da metodologia do Telecurso 2000 nas tele-salas do Viva Rio. Todos os questionários foram devolvidos, no prazo previsto.
As pesquisas de campo foram realizadas durante o segundo semestre letivo de 2003, envolvendo Supervisores Pedagógicos das tele-salas da Organização não Governamental (ONG) Viva Rio, mais especificamente do Programa de Aumento da Escolaridade (PAE), com a metodologia do TC 2000.
A análise de conteúdos recaiu sobre textos orais e escritos construídos para o Ensino para Fundamental de Jovens e Adultos, especificamente o TC 2000.
Participaram do estudo 12 Supervisores e a Coordenação Pedagógica das tele-salas do Viva Rio com a metodologia do TC 2000, do Ensino Fundamental, para Jovens e Adultos, situadas em diferentes regiões administrativas dos municípios do Estado do Rio de Janeiro. A escolha das categorias de respondentes considerou que são possuidores das informações que respondem às questões do estudo.
RESULTADOS:
Os resultados do estudo apontam que o TC 2000, ministrado pela ONG Viva Rio através de suas tele-salas, apresenta grande potencial para a EaD, especialmente em ambientes em que os alunos têm possibilidade de gerenciar sua aprendizagem com apoio de tutoria. O contexto estudado permitiu algumas considerações da EaD na visão tele-presencial, a saber:
· Foi constatada a possibilidade da mediação pedagógica pela televisão fazer do ensino uma atividade viva e interessante, pois, baseia-se no potencial que ela possui como meio mais completo para transmissão de conteúdos, ou seja, texto oral imagem em movimento, assim, apoiando, melhorando a qualidade da atuação do tutor e o substituindo quando necessário. Pela facilidade com que penetra nas residências, a cultura televisiva passou a fazer parte da vida dos brasileiros, devendo ser considerada como uma oportunidade à democratização do conhecimento e da cultura;
· Verificamos que, na percepção dos supervisores das tele-salas, o material instrucional do TC 2000 oferece oportunidades para o aluno interagir com o conteúdo, assim como exercitar operações de pensamento. Os conteúdos do material estimulam o “pensar bem”, despertando suas potencialidades e tornando-os reflexivos, críticos e criativos.
· A EaD na Educação de Jovens e Adultos, hoje, torna-se imperativa pelas razões que foram justificadas ao decorrer deste estudo, e ainda porque o ritmo acelerado de mudanças exige uma educação continuada.
CONCLUSÕES:
A análise de dados contidos na literatura e nos documentos obtidos nas tele-salas do Viva Rio, indicou que o TC 2000 é adequado à clientela que vem sendo atendida pelo PAE, no que se refere aos princípios da interação e individualização da aprendizagem, já que o processo de aprendizagem atende às diferenças geográficas e funciona como uma ponte imprescindível no processo de inclusão social e sociais/culturais. Esses resultados permitem inferir que o TC 2000 atinge grande contingente da população, contribuindo para a ampliação do conhecimento, constituindo, portanto, importante instrumento para a democratização do ensino e inclusão social. Considerando que a educação permanece ainda como uma barreira social fundamental, que mantém marginalizada parte da população, assim como a desigualdade social de uma maneira geral em que a maioria da população tem pouca ou nenhuma participação política, possuindo direitos limitados, acreditamos que qualquer esforço empreendido hoje para explicar – e superar - o problema da exclusão deva levar em conta os desafios da mundialização das transformações no mundo do trabalho, do potencial das novas tecnologias educacionais para a ampliação da democracia. Os sistemas educacionais precisam introduzir alternativas de ensino para estimular professores e alunos na busca de mudanças qualitativas e na construção de novos conhecimentos, para que possam se preparar para enfrentar os problemas globais presentes no mercado de trabalho mundial.
Palavras-chave:  Telecurso 2000; educação a distância; educação de jovens e adultos.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004