IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO GRUPO DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DA UFMT
Elizabeth Madureira Siqueira 1   (autor)   elizabet@terra.com.br
Ilza D. Paião 1   (colaborador)   
Ana Paula da S. Xavier 1   (colaborador)   
Marlene F. de Souza 1   (colaborador)   
Nádia C. Kunze 1   (colaborador)   
Arilson A. Martins 1   (colaborador)   
Ivone G. Lopes 1   (colaborador)   
Mariza R. de Oliveira 1   (colaborador)   
Shirley L. de Oliveira 1   (colaborador)   
Fátima Ma M. Barbosa 1   (colaborador)   
1. Depto. de Teorias e Fundamentos da Educação, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
INTRODUÇÃO:
O Grupo de Pesquisa em História da Educação (GPHE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/IE) nasceu há oito anos tendo como proposta básica o resgate e ampliação da memória da educação mato-grossense através de um trabalho exaustivo com as fontes documentais.
O objetivo do Grupo é disponibilizar e democratizar a memória educacional de Mato Grosso, proporcionando ao mesmo tempo a ampliação e renovação da produção acadêmica.
METODOLOGIA:
Metodologicamente, o trabalho se apoiou na localização, levantamento, resenha, indexação e informatização do acervo documental depositado no Arquivo Público do Estado do Mato Grosso (APMT), Arquivo da Casa Barão de Melgaço (IHGMT/AML), Arquivo da Cúria Metropolitana de Cuiabá (ACMC), Instituto Memória do Poder Legislativo (IMPL), Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional (NDIHR) e em acervos escolares que não foram transladados para o Arquivo Público, a exemplo do Arquivo do Liceu Cuiabano “Maria de Arruda Müller” (ALCMAM) e do Arquivo da Escola Estadual Presidente Médici (AEEPM), onde se encontra a documentação histórica referente à Escola Normal Pedro Celestino, de Cuiabá.
RESULTADOS:
O trabalho do Grupo foi apoiado por UFMT/CNPq/FAPEMAT – projeto “Educação e Memória” –, que frutificou no Catálogo de documentos relativos à História da Educação de Mato Grosso (Período Imperial/1998)”; “Recuperação da memória da educação mato-grossense na República (1890-1930)” e “Recuperação da Memória da Educação Mato-grossense na República (1931-1950)” – cujo resultado se encontra disponibilizado em cd-rom. Além de oferecer aos pesquisadores os instrumentos de pesquisa, foram publicados: SÁ, Nicanor e SIQUEIRA, Elizabeth (org) “Leis e Regulamentos da Instrução Pública do Império em Mato Grosso” (Autores Associados e SBHE/2000), SIQUEIRA, Elizabeth Madureira “Luzes e Sombras: modernidade e educação pública em MT 1870-1889”, INEP/EdUFMT, 2000) SÁ, Nicanor e SIQUEIRA, Elizabeth Madureira (org) “Discursos pronunciados por ocasião da inauguração do Liceu Cuiabano em 1880” (IHGMT, 2001); SIQUEIRA, Elizabeth Madureira “Padre Ernesto Camilo Barreto”- verbete integrante do Dicionário de Educadores no Brasil, 2a ed., (UFRJ/SBHE, 2002).
CONCLUSÕES:
Os esforços do Grupo de Pesquisa vem resultando em teses de doutorado e dissertações de mestrado que com suas análises têm contribuído para uma maior reflexão do processo histórico educacional mato-grossense, sob diversificadas abordagens no interior dos campos da profissão docente, instituições escolares, estrutura e organização da escola, cultura escolar e práticas discursivas.
Instituição de fomento: UFMT/CNPq/FAPEMAT
Palavras-chave:  História de Mato Grosso; Educação; Memória.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004