IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 10. Educação Rural
REINVENTANDO A AULA COM O USO DA TV E DO VÍDEO: UMA EXPERIÊNCIA NO ASSENTAMENTO RURAL CAPÃO BONITO - SIDROLÂNDIA-MS
Eleuza Ferreira Duarte 1   (autor)   e.eleuza@terra.com.br
Adriana R. de Carvalho F. Moreira 1, 2   (autor)   acarvalhorfm@top.com.br
1. Professora MSc. da área de Ciências Humanas; Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul UEMS
2. Professora MSc. da área de Ciências Humanas; Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul UEMS
INTRODUÇÃO:
INTRODUÇÃO: Sabe-se que os dias atuais estão sendo cada vez mais envoltos pela tecnologia, e estas por sua vez estão também adentrando o mundo dos negócios, os lares e os meios escolares. Aliado à globalização, o uso de recursos tecnológicos tem instigado as pessoas a ver e aprender de forma diferenciada, isto é, passou-se a ter uma leitura de imagens e símbolos que alterou consideravelmente o paradigma de ensinar e aprender. Considerando que a clientela escolar rural também está inserida nesse processo, procurou-se desenvolver, através de um projeto interinstitucional, o Programa de Apoio Científico e Tecnológico aos Assentamentos Rurais da Reforma Agrária do INCRA  PACTO-MS, um trabalho junto a esta clientela. A proposta deste trabalho foi de contribuir na formação dos professores que ministram aulas nos assentamentos rurais, facultando a esses professores a oportunidade de inserir no processo didático-pedagógico, os recursos tecnológicos (televisão, vídeo e antena parabólica), adquiridos por conseqüência da realização do presente projeto.
METODOLOGIA:
METODOLOGIA: A pesquisa foi desenvolvida no período de abril de 2002 a dezembro de 2003, em uma escola sediada no assentamento Capão Bonito, no Município de Sidrolândia-MS. O presente projeto surgiu de demandas levantadas durante a realização de várias reuniões e seminários, com os responsáveis pelos órgãos gestores parceiros, juntamente com a comunidade de assentados. Mediante os dados levantados, a presente proposta foi desenvolvida através de vários encontros com a coordenadora do projeto, por meio de aulas presenciais, utilizando-se de textos sobre tecnologia educacional, com a utilização de fitas gravadas do Programa TV Escola, Salto para o Futuro, dentre outros, com o intuito de subsidiar os professores dos assentamentos em conteúdos voltados para a clientela rural. Durante a realização do projeto foram realizados seminários sobre o uso das tecnologias de comunicação e informação, bem como foi oportunizada a participação de profissionais da área, e com notório saber foram apresentados softwares e palestras, de forma a enriquecer o conteúdo ministrado. Para o desenvolvimento do projeto contou-se com o apoio de diversos órgãos, tais como: CNPq, INCRA, UEMS, EMBRAPA (gado de corte e agropecuária oeste), IDATERRA, Prefeitura e Secretaria Municipal de Sidrolândia - MS.
RESULTADOS:
RESULTADOS:Constatou-se, mediante o desenvolvimento da presente pesquisa, que os professores lotados no assentamento rural estão adotando o uso dos recursos tecnológicos em suas aulas, e que a presente pesquisa, além de proporcionar um repensar da prática pedagógica, instigou-os a oferecer um ensino voltado para o convívio rural dos seus alunos, oferecendo aulas mais dinâmicas e ricas em conteúdo. Observou-se, também, em contato com a coordenação pedagógica e direção da escola, a otimização desses recursos tecnológicos, que vêm sendo utilizados em diversas programações da escola, tais como: reunião de pais, apresentação de outros assuntos relacionados com a educação das crianças, como por exemplo, cursos de culinária, entre outros.
CONCLUSÕES:
CONCLUSÕES:Sabe-se que não cabe mais um questionamento quanto à necessidade ou não da utilização dos recursos tecnológicos na sala de aula. A tônica agora diz respeito a como utilizar estes recursos da melhor forma possível, adaptando ao contexto local, de modo a ousar, modificar, e movimentar a escola, integrando-a ao mundo, onde quer que seja sua localização. Concluiu-se, portanto, que não basta somente que a tecnologia exista, mas é preciso que exista também uma boa relação dela com o professor, com o conteúdo, com todos os atores da escola, e do ambiente de ensino-aprendizagem. É necessário que a tecnologia esteja presente nos projetos da escola; seja contemplada com políticas governamentais coerentes, recursos adequadamente disponibilizados e professores capacitados, e que esteja integrada com outros materiais. Enfim, seja parte da escola, para assim, cumprir o seu papel como grande ferramenta e meio de apoio didático pedagógico.
Instituição de fomento: FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL
Palavras-chave:  Recursos didáticos; Clientela rural; Apoio didático-pedagógico.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004