IMPRIMIRVOLTAR
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 5. Saúde Coletiva
INTERFERÊNCIAS DA DANÇA DE SALÃO E DA AUDIÇÃO DE MÚSICAS DOS RITMOS - Salsa, Quickstep e Rumba - NOS ESTADOS DE ÂNIMO
SILVIA DEUTSCH 1   (autor)   SDEUTSCH@RC.UNESP.BR
CATIA MARY VOLP 1   (autor)   CMVOLP@RC.UNESP.BR
SANDRA REGINA GARIJO DE OLIVEIRA 2, 3   (autor)   SANDR@RC.UNESP.BR
1. Departamento de Educação Física da Unesp de Rio Claro - UNESP
2. Laboratório de Comunicação Corporal Expressão e Música - UNESP
3. Faculdades Integradas Bebedouro - FAFIBE
INTRODUÇÃO:
É inegável o importante papel que a música desempenha em todas as sociedades humanas, atuando como componente essencial da maioria dos rituais, cerimônias, festividades esportivas, políticas, religiosas entre outras. Habitualmente despendemos consideráveis períodos de tempo ouvindo músicas e em algum momento de nossas vidas temos a oportunidade de aprender a tocar algum instrumento musical. Enfim, ela está sempre presente, em grupos das mais variadas faixas etárias e nos mais diversos ambientes. A música afeta nossas vidas de inumeráveis formas, podendo interferir na maneira como gastamos nosso tempo e nosso dinheiro e podendo inclusive fazer com que nos sintamos identificados ou rejeitados por um determinado grupo social. Esta pesquisa tem por objetivo verificar se a audição e a movimentação corporal da dança de salão de diferentes ritmos como Salsa, Quickstep, Rumba interferem sobre os estados de ânimo das pessoas.
METODOLOGIA:
Foram estudados 240 participantes de ambos os sexos com idades entre 15 e 30 anos. Divididos em seis grupos, os participantes, foram submetidos a cada uma das seis situações experimentais, a saber: OUSal - ouviram Salsa; OUQ - ouviram Quickstep; OURu - ouviram Rumba; DSSal - dançaram Salsa; DSQ - dançaram Quickstep; DSRu - dançaram Rumba. A amostra foi composta por pessoas da comunidade que participaram dos cursos de Danças de Salão, oferecidos pela Universidade e por alunos do curso de graduação em Educação Física da Unesp de Rio Claro. Para este estudo foram selecionados três ritmos musicais distintos, típicos da dança de salão: Salsa, Quickstep e Rumba por serem considerados estimulantes para a atividade. Para cada ritmo, foram gravadas, numa fita cassete ou compact disc 10 a 15 minutos de músicas orquestradas, semelhantes as usadas em bailes e/ou aulas de danças de salão. Para determinação dos estados de ânimo dos sujeitos foi utilizado um instrumento denominado “Lista de Estados de Ânimo”(LEA). Cada um dos grupos passou, separadamente, por uma sessão experimental de aproximadamente 30 minutos com as seguintes características - depois de acomodados no ambiente experimental, os participantes receberam a Lista de Estados Ânimo (LEA) com as devidas instruções. Logo em seguida, procederam ao seu preenchimento e, após preenchê-la, os sujeitos permaneceram na sala e cada grupo ouviu aproximadamente 15 minutos (OU) ou ouviu e dançou (DS) o ritmo determinado.
RESULTADOS:
Para uma verificação da significância de 5% e 10% das mudanças e direções das mudanças ocorridas, cada adjetivo foi analisado, segundo a técnica de Análise Binomial. Para avaliação das mudanças fez-se uma comparação entre as frequências dos sujeitos que modificaram suas avaliações do pré para o pós teste com a frequência dos que as mantiveram. Para avaliação da direção foram comparadas as frequências dos casos onde a avaliação aumentou e ou diminuiu do pré para o pós teste. Para os participantes que apenas ouviram as músicas do ritmo Rumba, os adjetivos – diabólico inocente, racional e ridículo - foram os que apresentaram mudanças significativas. Após ouvir a música, eles se sentiram menos diabólicos, menos inocentes, menos racionais e menos ridículos. Para os que ouviram o Quickstep apenas sentiram-se menos diabólicos. Ouvindo o ritmo de Salsa, tanto o adjetivo insatisfeito quanto o valente apresentaram resultados significativos e ambos diminuíram em sua intensidade. Quanto aos participantes que dançaram Rumba os adjetivos – repelente e atraente - foram os que apresentaram mudanças significativas, isto é, menos repelentes e mais atraentes. Ao dançar Quickstep os adjetivos que apresentaram mudanças significativas foram – insignificante, leve e deprimido - sendo que, após a situação experimental, as pessoas se sentiram menos insignificantes e deprimidas e mais leves. Quanto a Salsa não ocorreu mudança significativa em nenhum adjetivo.
CONCLUSÕES:
Ambas as situações apresentam sua influência específica. Ouvir apenas a música leva o participante mais para o seu interior, permitindo que observe, reflita e inclusive altere alguns estados de ânimo que tem a ver com ele mesmo. Já no caso da música com dança de salão as alterações parecem ocorrer mais nos estados de ânimo que tem a ver com o ambiente externo o que envolve o outro (parceiro), os relacionamentos, enfim a troca entre o seu interior e o seu exterior. Enfim parece haver uma atuação intrínseca no caso de ouvir música e uma ação intrínseca-extrinseca no caso da dança de salão. Os ritmos escolhidos para esta pesquisa, Rumba, Quickstep e Salsa, atuaram de forma diferente. Considerando todas as alterações no caso de apenas ouvir podemos notar que a Rumba interferiu mais que a Salsa que interferiu mais que o Quickstep. No caso de dançar, o que mais interferiu foi o Quickstep seguido da Rumba e por último a Salsa que não apresentou nenhuma alteração significativa. A característica rítmica das músicas deve sempre ser observada pois pode atuar como estimulante, facilitando o desenvolvimento das atividades propostas. Mesmo no caso das pessoas não estarem dançando, mas simplesmente, estarem dividindo um ambiente dançante, já sofrem a interferência de suas músicas. Entre as inúmeras opções de músicas e atividades físicas concluímos que saber conciliar de forma adequada estes dois aspectos é de fundamental importância para a manutenção dos bons estados de ânimo.
Palavras-chave:  DANÇA DE SALÃO; MÚSICA; ESTADOS DE ÂNIMO.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004