IMPRIMIRVOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 3. Geografia Física
ESTUDOS GEOAMBIENTAIS NA SUB-BACIA DO ALTO RIO PARAGUAI
Ronaldo José Neves 1, 2   (autor)   rjneves@terra.com.br
Rosália Casarin 1, 2   (autor)   rosarin@terra.com.br
Sandra Mara Alves da Silva Neves 1, 2   (autor)   ssneves@terra.com.br
Patricia Helena Mirandola Avelino 1, 2   (autor)   pahe@terra.com.br
Olinda Brito Leão Torres 2, 3   (colaborador)   olindinhak@ig.com.br
Carla Bernadete Madureira Cruz 4, 5   (orientador)   cmad@domain.com.br
Mauro Sérgio Fernades Argento 4   (orientador)   margento@gbl.com.br
Leonardo Franklin Fornelos 6   (colaborador)   leonardo_franklin@yahoo.com.br
1. Pós-Graduando(a) em Geografia, Instituto de Geociências - UFRJ
2. Prof(a) Ms. do Depto de Geografia, Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas - UNEMAT
3. Coordenador do projeto na Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
4. Prof(a) Dr(a) do Depto de Geografia, Instituto de Geociências - UFRJ
5. Prof(a) Dr(a) do Depto de Geografia, Instituto de Geociências - UFRJ- Coordenador
6. Discente da graduação – Depto de Engenharia Civil /Escola Politécnica – UFRJ - Bolsista
INTRODUÇÃO:
Atualmente, o tratamento das informações espaciais é um requisito obrigatório na ordenação da ocupação de forma racional do espaço. Para acompanhar a velocidade e complexidade da ocupação e utilização da terra é necessário dispor de metodologias, que incluam técnicas que provêem referências espaciais da ordenação dessa ocupação, passíveis de tratamento automatizado. As geotecnologias entendidas como tecnologias aplicadas ao estudo do espaço, tais como: Modelo Numérico do Terreno, Mapeamento Temático, Sistema de Informação Geográfica, GPS, Sensoriamento Remoto, Análise Espacial, Banco de Dados Geográficos, entre outras, garantem investigações ambientais e geram novas possibilidades analíticas, impossíveis de serem realizadas em meio analógico. O presente resumo discorre sobre parte dos resultados obtidos com a execução do projeto “Estudos sócio-geográficos e ambiental na região de Cáceres”, que envolve quatro projetos de cooperação na forma de pesquisas de doutorado, desenvolvidos em parceria UNEMAT, UFRJ e CAPES, através do Programa de Qualificação Institucional – PQI. O projeto teve início em setembro de 2002 e terá vigência de cinco anos. Objetiva-se com a realização da pesquisa desenvolver estudos geoambientais em apoio a gestão da sub bacia do Alto Rio Paraguai.
METODOLOGIA:
Para a execução dos quatro projetos de cooperação estamos utilizando alguns procedimentos metodológicos em comum, quais sejam: elaboração de base cartográfica digital (definição da área de estudo, levantamento da base cartográfica - escala 1:100.000, rasterização dos fotolitos, georreferenciamento dos cantos de folhas, vetorização semi-automática das folhas, associação à tabela de padrões gráficos, criação do projeto no ArcGis – sistema UTM, edição das folhas, mosaico das folhas, novo processo de edição, ligação entre folhas e acabamento cartográfico). Processamento digital de imagens de satélite (registro, processamento e classificação de imagem) e Produção de cartas temáticas de análise e cartas de síntese (em diferentes escalas). Outros procedimentos metodológicos são específicos de cada projeto, tais como: produção de material didático e/ou de apoio ao professor de sala de aula, como: atlas, carta imagem, maquetes, etc (utilizando diferentes linguagens: gráfica, cartográfica, fotográfica, escrita, etc). Análises laboratoriais para verificação de qualidade da água na perspectiva do entorno.
RESULTADOS:
Obteve-se até o presente estágio, a execução da base cartográfica digital preparada para geoprocessamento com as seguintes categorias de informação: hidrografia (hd), hipsometria (hp), sistema viário (vs), localidade (lc), obra e edificação (oe), limites (lm) no caso internacional, pois a área de estudo limita-se a oeste com a Bolívia, e gratícula (grid). Foram georreferenciadas doze imagens de satélite Landsat (resolução 30m), dez bandas pancromática (resolução 15 m) e elaboradas cartas-imagem referente ao município de Cáceres, Pantanal de Cáceres, bacia do rio Cabaçal e a área das nascentes do rio Paraguai até a confluência do rio Diamantino, atributos necessários para a realização dos projetos de pesquisa.
CONCLUSÕES:
Considerando-se a inexistência de estudos e/ou levantamentos geocartográficos na escala de 1:100.000, para a área que compõe a Sub Bacia do Alto Rio Paraguai, os resultados obtidos até o presente momento são de suma importância, não apenas para as pequisas que fazem parte deste projeto de cooperação, mas para o desenvolvimeto de outros estudos geoambientais na região, o que certamenta irá alavancar outras iniciativas, contribuíndo para a gestão participativa da região.
Instituição de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Palavras-chave:  Estudos Ambientais; Geotecnologias; Representação Espacial.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004