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H. Artes, Letras e Lingüística - 5. Semiótica - 1. Semiótica
CIDADE DE DEUS - ANÁLISE SEMIÓTICA DAS RELAÇÕES CONTRASTIVAS
Sady Carlos de Souza Junior 1   (autor)   gauchosp@ig.com.br
1. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo
INTRODUÇÃO:
A importância da cinematografia brasileira cresceu nos últimos anos por sua técnica, ingerência dos novos recursos digitais, escolha de bons roteiros, e os interesses ligados a uma abordagem de recortes culturais nos quais subjazem os mesmos planos básicos ideológicos também de outras expressões contemporâneas. Em específico, Cidade de Deus, filme lançado em 2002, adaptação do romance de Paulo Lins, dirigido por Fernando Meirelles, obteve boa acolhida, inclusive internacionalmente, o que nos objetivou levantar elementos de sua estrutura profunda, além do apresentado na sintaxe linear fílmica de superfície
METODOLOGIA:
Servimo-nos do quadrado semiótico greimasiano – base paradigmática dos atuais estudos lingüísticos, para elaborar as relações aléticas e dialéticas, entre os metatermos Ser, Parecer, Não Ser, e Não Parecer, e suas correspondências dinâmicas frente aos programas narrativos principal e secundários, instaurando diferenciais possíveis de enfoque, e oportunizando distinguir os traços de dubiedade que poderão reconduzir ao desvelamento, através desta semiose, do pensamento dominante.
RESULTADOS:
O filme retrata a coexistência do homem entre polos opostos que se sobressaem, desde já, tanto no lexical do título, quanto no conteúdo manifesto de contextualização de sua história, por exemplo: Deus (título) versus o Homem ou a condição humana (um subúrbio do Rio de Janeiro - ‘‘Cidade de Deus’’). Alí, Violência e Morte são lugar comum da narrativa: nos envolvimentos e uso da droga, na marginalização infantil, nos grupos organizados à margem do sistema, nos significantes dos anos 60, etc. Aqui, no tema, a morte já não é mais morte e o aporte religioso é suplantado pelo fluir da vida irregular. Semioticamente, a Morte e a Vida, por sua vez, ora uma, ora outra, a todo momento, deixam de ‘Ser’, para ‘Não Ser’. O Medo ganha uma dimensão maior nas relações sociais, pois ela se reveste de um poder de Autoridade. Os personagens actantes da Autoridade, só o são, através do Medo que incutem; e assim, reciprocamente, a Violência dá grau de status. O pretenso juízo lógico e justiceiro, acima da lei, instaura o poder paralelo, visto a falência da ordem e a desorganização social.
CONCLUSÕES:
A linearidade da narrativa fílmica adverte sobre uma visão de mundo contemporânea que prima pelo efêmero das relações, nada parece prevalecer como “Ser” (metatermo), ou tem uma importância perene, conquanto, semioticamente, sobressaem elementos da relatividade, embora a forma discursiva proposta no plano do conteúdo/expressão do filme, reitera alguns valores do sistema. Os elementos aglutinadores desta película são parte de um universo de discurso, que se impõe sobre a sociedade como produto de um contexto, que requer dele, uma crítica ao lugar que ocupamos, e ao discurso que realizamos. Um traço marcante da montagem do filme, além da história pretender ensejar a aparência do real (conflituando o Ser/Parecer) do cotidiano, é que ele traz, no substrato de cada performance, uma mescla contrastiva com o frágil e ingênuo da gestualidade humana.
Palavras-chave:  CIDADE DE DEUS; Semiótica; Relações contrastivas.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004