IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
GRUPO GUARDIÃO DO MANGUE: PESQUISA E PRESERVAÇÃO DA NATUREZA
CLÁUDIA R. MARQUES BARRETO 1   (autor)   cesarcol@yahoo.com
CINTIA DE OLIVEIRA E SILVA 1   (autor)   
ENOQUE COSTA DA SILVA 1   (autor)   
1. PREFEITURA DA CIDADE DO RECIFE - PCR
INTRODUÇÃO:
Os manguezais são considerados áreas improdutivas e focos de mosquitos e de disseminação de doenças. Esses ecossistemas na realidade são importantes para o equilíbrio ecológico, maternidade e berçário de várias espécies, atendendo também como fonte de renda de muitas famílias. Este trabalho fez parte de um projeto de conscientização da importância da relação de equilíbrio entre todos os elementos da natureza, sendo o homem o sujeito principal deste equilíbrio e também buscou, através da pesquisa de levantamento de dados, despertar ações e nova postura em relação a preservação do mangue.
METODOLOGIA:
O projeto “Guardião do Mangue” foi realizado com turmas do ensino fundamental da Prefeitura do Recife, cidade rica em manguezais, na Escola Municipal Santa Edwirges, próxima a comunidade do Caranguejo. Fez parte da metodologia visitas a mangues preservados e não preservados, pesquisa em fontes de informações diversas, estudo de fauna e flora, cadeia alimentar, culinária de frutos do mangue, mapas da Regiões Estuarinas da costa de Pernambuco, tabela de preços dos frutos do mangue, entrevistas a moradores pescadores/catadores e a um biólogo além de análise de aspectos sócio-econômicos relacionados.
RESULTADOS:
No decorrer da pesquisa, foi constatada, fotografada e registrada a poluição do mangue e a sua conseqüência direta e negativa à comunidade ribeirinha e à natureza. Foi elaborada uma cartilha sobre o mangue, informando e sensibilizando a comunidade da situação atual, a necessidade de recuperação e preservação do mangue e foi criado o grupo “Guardião do Mangue”, composto por alunos, para ações educativas e de preservação como o replantio da vegetação nas áreas degradadas e retirada do lixo. Foi elaborado um documento para as autoridades competentes sobre a situação de algumas áreas críticas, solicitando recolhimento do lixo periodicamente e ação popular de moradia, esgoto e saneamento da população que vive às margens do mangue.
CONCLUSÕES:
Hoje, a comunidade escolar apresenta-se consciente de seu papel na modificação deste quadro, crítica e atuante na preservação do mangue e dispostos a multiplicar o conhecimento descoberto e expandir a pesquisa a outros mangues.
Palavras-chave:  Educação Ambiental; Manguezal; Ensino Fundamental.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004