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F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 1. Administração Geral e Gestão Estratégica
ESTRATÉGIA COMPETITIVA DA INDUSTRIA GRÁFICA DA REGIÃO DO CARIRI CEARENSE: UM ESTUDO DE CASO DAS GRÁFICAS DOS MUNICÍPIOS DE CRATO, JUAZEIRO DO NORTE E BARBALHA.
Eliane Duarte Batista 1   (autor)   economistalj@hotmail.com
Francisco do O' de Lima Júnior 2, 3   (orientador)   economistalj@hotmail.com
Daniel Dias Milfont 1, 2   (colaborador)   danisite@bol.com.br
Cícero Antonio Vieira de Sousa 1, 2   (colaborador)   economistacavieira@yahoo.com.br
1. Graduando do Departamento de Economia, URCA, Crato/CE
2. Pesquisador do Departamento de Economia, URCA, Crato/CE
3. Professor do Departamento de Economia, URCA, Crato/CE
INTRODUÇÃO:
INTRODUÇÃO. A competição está cada vez mais acirrada nos dias atuais fazendo as empresas terem comportamentos identificados com o objetivo de sempre se manter e/ou ganhar mercado faze às suas concorrentes. Para tanto, necessita-se de estratégias bem definidas a partir do conhecimento das forças competitivas que atuam no mercado em questão. Isto se torna um maior desafio quando são consideradas as transformações capitalistas recentes impondo readaptação constante por parte de seus agentes às inovações desde o âmbito produtivo até os meios de informação/comunicação. Desta forma, este trabalho foi realizado com o objetivo de observar os movimentos estratégicos utilizados pelas indústrias gráficas da região do Cariri cearense, tendo como base para estudo de caso os municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha.
METODOLOGIA:
METODOLOGIA. Realizou-se estudo teórico com o intuito de levantar elementos que caracterizem estratégias competitivas a partir da estruturação e organização da atividade industrial. Posteriormente realizou-se pesquisa de campo com amostra estratificada constituída de 9 (nove) empresas do parque gráfico dos três municípios que possui um total de 23 (vinte e três) industrias gráficas. Nesta fase buscou-se conhecer elementos que caracterizem as forças competitivas das empresas que compõem o setor. Assim, considerou-se: a)fatores que influenciaram a instalação da empresa; b) oferta de matéria-prima; c)destino da produção; d) diferenciação do produto oferecido em relação à concorrência; e) existência de produtos substitutos; f) relacionamento com os fornecedores; g) concessão de incentivos por parte do governo; h) reação à entrada de concorrentes no mercado; i) lançamento de novos produtos; j) divulgação da empresa; k) principais produtos ofertados.
RESULTADOS:
RESULTADOS. Percebeu-se que as forças competitivas do setor gráfico das cidades em análise são principalmente o conhecimento do mercado consumidor regional como foco sendo que 44,5% das empresas visitadas direcionam seu produto para este mercado (considerando regional como Cariri ou sul do Ceará). Quanto à ameaça de bens substitutos, 66,7% das gráficas sentem que este fator possa afetar seu desempenho enquanto que para se prevenir dos potenciais entrantes, o empresariado gráfico busca estabelecer barreiras à entrada como investir em propaganda (77,8%) ou produzir com ênfase na qualidade (66,7%). O poder de negociação dos fornecedores é considerado baixo por 44,5% do universo pesquisado sendo que 33,3% julga este poder elevado devido ao número limitado de ofertantes de matéria-prima como também ao seu aspecto de produto importado.
CONCLUSÕES:
CONCLUSÕES. Analisando a indústria percebe-se que há empresas que possuem um plano estratégico, apesar de que outras não planejam e agem desnorteadas perdendo mercado e sendo obrigadas muitas vezes a uma redefinição e readequação estrutural para não saírem da indústria. As principais forças, como apontam os resultados, é o foco no mercado regional, uso investimento em propaganda e ênfase na qualidade dos produtos. Já as fraquezas identificam-se mais com a ameaça dos bens substitutos, provenientes de pequenas gráficas de digitação como também pela limitação do mercado fornecedor. Entretanto, o fato de conhecer a estruturação de forças competitivas a favor ou contra o desempenho da empresa já é uma ação inicial no conhecimento das ações estratégicas empregadas pelo setor gráfico da região do Cariri cearense.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Estratégia competitiva; Forças competitivas; Gestão estratégica.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004