IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 6. Ciência Política - 1. Comportamento Político
PREFERÊNCIA POLÍTICA-PARTIDÁRIA DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIRONDON - CUIABÁ - MT
IVETE TIECHER TELÖKEN 1   (autor)   gteloken@terra.com.br
HÉLIO DA SILVA 1   (colaborador)   
VANDA HERCÍLIA B. DA SILVA 1   (colaborador)   
TERESINHA DE FÁTIMA FERNANDES MATHEUS 1   (orientador)   
1. FACULDADES INTEGRADAS CÂNDIDO RONDON - UNIRONDON
INTRODUÇÃO:
INTRODUÇÃO: Política – partidária é a preferência que o indivíduo dá a certo partido político e sua crença nos propósitos deste partido. A importância que estes partidos exercem num povo é incontestável, visto que sem o sistema partidário, o único meio de chegar a uma mudança de governo é o golpe de Estado e a revolução. Isto posto, nos preocupou saber o porquê da sociedade desacreditar na classe política e o desencantamento das lutas, onde a política tem a força para fazer as mudanças sociais necessárias. Procuramos, então, um universo ao qual tínhamos acesso e que pudéssemos dar um direcionamento sobre o tema, descrevendo a preferência, político-partidária dos alunos do curso de Ciências Sociais, investigando se o conhecimento adquirido no curso influência na escolha política e indagando se este curso já os levou a mudar de opinião na escolha do partido político. Julgamos importante ter clareza sobre os efeitos produzidos pelos ensinamentos adquiridos no curso frente aos modelos políticos existentes. Em termos práticos: elucidar a cerca da mudança do conceito político-social após cursarem o ensino superior.
METODOLOGIA:
METODOLIGIA – A base teórica metodológica deste trabalho caracteriza-se por uma pesquisa descritiva considerando os mais variados aspectos relativos ao tema, caracterizando-se como um levantamento quantitativo sem deixar de lado a questão da qualidade. Usamos como universo pesquisado todos os alunos do curso de Ciência Sociais da Unirondon do ano letivo de 2003 em Cuiabá no estado de Mato Grosso, dispostos a responder, desde que representassem o mínimo de 10% do universo delimitado. Usamos com instrumento de pesquisa um questionário com 28 perguntas fechadas, tendo como variáveis, o padrão sócio-econômico, sexo, idade e preferências ideológicas. A análise foi efetivada de forma quantitativa, sendo feita a contagem dos itens respondidos e colocados em tabelas e gráficos distintos por classificação das variáveis, com seus relativos percentuais.
RESULTADOS:
RESULTADO – Dentro do eixo de análise constatou-se que, do universo total de alunos, apenas 54,11% responderam voluntariamente ao questionário, sendo a maioria do sexo feminino. Esses recebem em média 5 salários mínimos e que 73,91% destes estão empregados, 15,21% são autônomos e apenas 4,34% estão desempregados. Somente 32,06% são filiados a partidos políticos e destes 53,37% sempre pertenceram ao mesmo partido. Só 28,25% crêem na ideologia do partido e 45,65% confiam mais na capacidade do candidato. Dos calouros pesquisados 10,87% mudaram de partido em função da ideologia, 6,52% por desilusão de outros governos, 6,50% por outros motivos e nenhum deles mudou ou optou por um partido político em função dos conhecimentos adquiridos no curso. Por último, recolhemos a representatividade partidária neste universo pesquisado: PT com 13,05%, PSDB com 8,07%, PFL com 6,52%, PFL com 2,17%, PSB com 2,17% e PRONA com 2,17%.
CONCLUSÕES:
CONCLUSÃO – Esta descrição nos dá alguns dados que podem orientar nosso problema. Segundo estes dados confirmamos que neste universo pesquisado não é relevante a militância político-partidária, que por enquanto nenhum aluno pertencente ao curso Ciências Sociais mudou de sigla ou escolheu partido político em função do conhecimento adquirido durante o curso. E por fim que a maioria dos alunos filiados pertencem ao PT, um partido dito como de esquerda e cuja ideologia é embasada nas teorias socialistas, tendo a sua linha de conduta fixada no marxismo. Tais constatações apontam para a necessidade de ampliar o espaço da disciplina de Ciência Política dentro do curso de Ciências Sociais como forma de aperfeiçoar a conscientização e os que questionamento em torno desses conceitos e ainda conhecer de fato a força nas mudanças sociais que isso poderá provocar.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Político-Partidário; Ideologia; Conhecimento.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004