IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
AVALIANDO O POTENCIAL DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Elisa Maria Quartiero 1   (orientador)   f2emq@udesc.br
Débora dos Santos 2   (colaborador)   debipedag@yahoo.com.br
Vanesca Cabral Corrêa 3   (colaborador)   meruzinha@yahoo.com.br
1. Professora Dra. no Departamento de Estudos Especializados do Centro de Ciências da Educação da Unive
2. Acadêmica no Curso de Pedagogia do Centro de Ciências da Educação da Universidade do Estado de Santa
3. Acadêmica no Curso de Geografia do Centro de Ciências da Educação da Universidade do Estado de Santa
INTRODUÇÃO:
Este trabalho organiza-se dentro da discussão sobre as tecnologias de informação e de comunicação disponibilizadas neste momento histórico e os desafios que colocam para o sistema educacional, a partir de dois aspectos: a educação a distância, como uma metodologia viável para as atuais necessidades educacionais, e a formação continuada de profissionais da educação. Com base nesse enfoque realizou-se pesquisa avaliativa junto a um curso de formação pedagógica para professores em exercício docente - o Curso de Complementação para Licenciatura em Matemática - realizado por meio de convênio firmado entre a Secretaria de Educação do Estado da Bahia e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na modalidade de educação à distância. A pesquisa foi desenvolvida a partir do seguinte questionamento: a modalidade de educação a distância é uma alternativa viável para as atuais necessidades de formação continuada de professores? A avaliação, realizada ao longo do Curso e por meio de diferentes instrumentos, objetivou analisar o seu processo de desenvolvimento e resultados, com ênfase na metodologia de educação à distância desenvolvida e seu potencial para a aprendizagem dos alunos. O pressuposto que orientou a pesquisa foi a aposta que o acompanhamento e a avaliação dos processos de desenvolvimento de cursos de formação de professores a distancia pode ser um dos caminhos para a construção de um referencial teórico-prático que permita realizar cursos de educação à distância com qualidade.
METODOLOGIA:
A metodologia proposta para esta pesquisa é a pesquisa avaliativa, em uma combinação de abordagem qualitativa e quantitativa. O objeto de análise - o Curso de Complementação para Licenciatura em Matemática – iniciou em maio de 2002 e finalizou em dezembro de 2003, sendo que esta pesquisa iniciou junto com o Curso. Participaram do curso 420 alunos, residentes em diversos municípios do Estado da Bahia e 45 professores e 15 tutores, lotados na Universidade Federal de Santa Catarina. Houve o acompanhamento de todo o processo de constituição dessa formação à distância: da inscrição e seleção dos alunos a montagem da proposta pedagógica, assim como da elaboração e utilização dos materiais didáticos disponibilizados. Foi aplicado a todos os alunos questionários abertos, nos encontros presenciais e questionários fechados, disponibilizados ao final de cada trimestre no ambiente virtual de aprendizagem criado para o Curso, com perguntas referentes ao seu aproveitamento e vivência em um curso a distância, para a maioria dos alunos a primeira experiência. As entrevistas foram realizadas com uma amostra de 20% dos tutores, professores e alunos, procurando aprofundar as questões propostas nos questionários. Neste semestre, finalizando a pesquisa, estamos analisando todos os materiais didáticos utilizados no curso (material impresso, teleconferências temáticas, conteúdos disponibilizados no ambiente virtual de aprendizagem).
RESULTADOS:
Os resultados desta investigação, muito mais que ampliar o conhecimento a respeito da educação à distância, recolocam em discussão os problemas e as possibilidades da educação presencial. A análise dos questionários aplicados aos alunos remete aos seguintes resultados: os alunos reclamam do pouco número de encontros presenciais, apesar de 42% do curso ter sido realizado presencialmente, frente a uma previsão de 30%. Constata-se que existe uma grande dificuldade por parte dos alunos e dos professores de trabalhar/estudar na modalidade à distância, sendo muito forte, entre eles, a idéia de que o conteúdo curricular só é aprendido quando trabalhado na etapa presencial. Quanto aos meios de comunicação disponibilizadas no Curso, o meio mais utilizado foi o telefone, por meio de uma linha 0800. Constata-se que foi em função de os alunos poderem sanar suas dúvidas em tempo real, gratuitamente e com um contato/voz humano/a, no caso o tutor. A aposta dos proponentes do Curso foi que haveria uma grande utilização dos meios informáticos, principalmente o correio eletrônico para contato entre aluno, professores e tutores. A dificuldade de acesso, assim como a necessidade de uma descrição por escrito do esclarecimento a ser solicitado, fez com que os alunos optassem pela facilidade do telefone. Devido a falta de equipamentos nas escolas desses profissionais o uso do ambiente virtual de aprendizagem foi pouco utilizado.
CONCLUSÕES:
Os depoimentos dos sujeitos da pesquisa e as observações realizadas durante os encontros presenciais mostram que esta modalidade de educação é uma alternativa metodológica capaz de dar respostas satisfatórias à questão da formação profissional em serviço. Para isso, no entanto, é necessário que, na elaboração e implementação de cursos a distância, os participantes tenham acesso aos meios previstos, já que o bom resultado do curso é pensado nos possibilidades destes meios. Não adiante montar uma estrutura de curso a distância tendo como base a internet se um grande número de alunos não dispõem de acesso a essa tecnologia. A nossa pesquisa aponta três aspectos fundamentais para um bom funcionamento e aproveitamento em um curso a distância: a) a caracterização do grupo de alunos (essencial para quem ensina a distância); e b) a formação de alunos, professores e tutores para trabalharem/estudarem a distância (principalmente para aqueles em que o curso é a primeira experiência); c) a tutoria (o tutor tem um papel decisivo na motivação e desempenho do aluno no curso).
Instituição de fomento: PROBIC/UDESC.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  formação de professores; pesquisa avaliativa; educação a distância..

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004