IMPRIMIRVOLTAR
C. Ciências Biológicas - 3. Bioquímica - 6. Bioquímica
DIETA HIPERCALÓRICA E EXERCICIO FÍSICO: EFEITOS NO PERFIL LIPÍDICO, METABOLISMO E ESTRESSE OXIDATIVO EM RATOS.
Regina Miranda Burneiko 1, 2   (autor)   burneiko@stetnet.com.br
Ivania Garavello 1   (colaborador)   
Yeda Santana Diniz 2   (colaborador)   
Luciane Aparecida Faine 2   (colaborador)   
Cristiano Machado Galhardi 2   (colaborador)   
Geovana Ebaid 3   (colaborador)   
Hosana Rodrigues 3   (colaborador)   
Antonio Carlos Cicogna 4   (colaborador)   
Ethel Lourenzi Barbosa Novelli 4   (orientador)   novelli@ibb.unesp.br
1. Prof a Ms do Departamento de Fisioterapia da FCT/UNESPPresidente Prudente-SP
2. Pós-Graduanda no Curso de Fisiopatologia em Clínica Médica da Faculdade de Medicina FMB/UNESP - Botu
3. Graduanda do Curso de Nutrição  Estagiária Departamento de Química e Bioquímica , IB, UNESP, Botuc
4. Professor Titular do Curso de Pós graduação em Fisiopatologia em Clinica Médica
INTRODUÇÃO:
O consumo de dietas hipercalóricas constitui um hábito atual na maioria das sociedades. A prática de exercício físico, tem sido recomendada na tentativa de reduzir os efeitos deletérios induzidos pela elevada ingestão alimentar e pelo sedentarismo, embora a interação entre eles no metabolismo energético e estresse oxidativo não tenha sido ainda esclarecido. Desta forma o objetivo deste trabalho foi determinar os efeitos da interação da dieta hipercalórica e do exercício físico nos fatores de risco para aterosclerose, metabolismo energético (ME) e estresse oxidativo (EO) no miocárdio e soro de ratos.
METODOLOGIA:
Ratos Wistar machos de 60 dias foram alimentados com dieta padrão (P=3.0kcal/g; 12.5kJ/g), dieta hipercalórica (H=4.5kcal/g; 18.8kJ/g) e água ad libitum. Os grupos P e H foram divididos em 2 subgrupos: sedentário (n=12; PS e HS) e exercitado 1h/dia/5x/sem (n=16; PE e HE). O exercício foi a natação durante 8 semanas. Estatística ANOVA e Tukey, com p<0,05. Imediatamente após o sacrifício as amostras de sangue e coração foram coletadas. Após centrifugação o soro foi utilizado para determinação de triacilglicerol (TG), colesterol (C), lipoproteínas de alta densidade (HDL), não-HDL, lipoproteínas de muito baixa densidade (VLDL), gama glutamil transpeptidase (GGT), lactato desidrogenase (LDH), substâncias antioxidantes totais (SAT) e hidroperóxido de lipídio (HP). O miocárdio foi utilizado para determinação de proteínas, hidroperóxido de lipídio (HP), superóxido dismutase (SOD), catalase (CAT), glutationa peroxidase (GSH-Px), lactato desidrogenase (LDH), e citrato sintase (CS). As leituras foram realizadas em espectrofotômetro Pharmacia Biotech (974213, Cambridge-Inglaterra) As atividades enzimáticas forma determinadas através de leituras cinéticas com uso de placas de UV e leitor de micro placa (ELISA  BIO-TECH Instruments Inc., Winooski, Vt., USA). Todos os reagentes foram de procedência Sigma (St. Louis, MO, USA).
RESULTADOS:
O exercício reduziu o peso final (PE:9.4 e HE:15.3%). Não houve efeito da deita no peso dos ratos sedentários. Análises no Soro: dieta hipercalórica elevou TG (68.7%),VLDL (68.6%) e não-HDL (62.5%) nos grupos PS e HS. Exercício reduziu TG (PE:46.7 e HE:53.5%), C (PE:28 e HE:34.6%), VLDL (PE:46.8 e HE:53.5%) e não-HDL (PE:87.3 e HE:81.9%). HDL reduziu no grupo HE (23%). Não houve alteração do HP nos grupos estudados. O exercico elevou a SAT (PE:60.8 e HE:95%) e reduziu a GGT (PE:43.3 e HE:32%). Análises no Miocárdio: A dieta hipercalórica e o exercicio elevaram o HP (38.2%). HP reduziu no grupo PE (15.7%). Não houve alteração da SOD nos grupos estudados. O exercício elevou a CAT (PE: 39 e HE: 46%) e reduziu a GSH-Px no grupo HE (38.14%). Exercício reduziu LDH (PE:27 e HE:23%) e elevou a CS (PE: 56.6 e 82.2%).
CONCLUSÕES:
Dieta hipercalórica apresentou efeito negativo no perfil lipídico dos animais.
O exercício reduziu os efeitos deletérios no perfil lipídico sérico.
O exercício elevou as defesas antioxidantes no soro e no miocárdio.
O aumento do metabolismo aeróbico foi dependente apenas do exercício.
Instituição de fomento: FUNDUNESP, UNESP, FAPESP
Palavras-chave:  Exercicio; Dieta hipercalórica; Estress oxidativo.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004