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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
NÚCLEO CENTRAL DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM MEIO ESCOLAR NA UFPA
Luiz Marconi Fortes Magalhães 1   (autor)   marconi@amazon.com.br
Waldelice Maria da Rocha Sedovim 2   (colaborador)   marconi@amazon.com.br
1. Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental, GEPEA
2. Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental, GEPEA
INTRODUÇÃO:
A compreensão do conceito de meio ambiente é de fundamental importância para a educação ambiental. Este cenário facilita a compreensão da estadia do homem em um meio ambiente para ser avaliada nos aspectos, cultural, social, histórico, moral, ético e espiritual como condição para a prática da educação ambiental. A educação ambiental como opção pedagógica do tempo atual parece ser indicada para a efetivação de um paradigma de cidadania e de desenvolvimento sustentável para o homem contemporâneo. A prática da educação ambiental em meio escolar na UFPA deve consolidar uma prática pedagógica estratégica para a formação de pessoas humanas competentes e habilitadas para a construção e a transformação da sociedade e do meio ambiente amazônico, brasileiro e planetário. O presente estudo teve como objetivo avaliar os fins da prática da educação ambiental em meio escolar no Núcleo Pedagógico Integrado da UFPA, no período de 1999 a 2003.
METODOLOGIA:
O estudo foi conduzido no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental, GEPEA, sediado no Núcleo Pedagógico Integrado da UFPA, em Belém-PA. As investigações foram realizadas no período de setembro de 1999 (iniciando 08 pessoas) a dezembro de 2003 (culminando 35 pessoas, acusando crescimento de 77% de adesão) com professores, pesquisadores, técnicos educacionais e alunos de graduação da UFPA, UFRA, UEPA e UNAMA. As atividades desenvolvidas através de encontros, seminários, cursos, excursões e participação nas reuniões anuais da SBPC foram concentradas sobre a: 1) utilização do conceito de meio ambiente em meio escolar, 2) reflexão do conceito de sociedade contemporânea em meio escolar e 3) construção do conceito de educação ambiental em meio escolar.
RESULTADOS:
Os principais resultados evidenciaram que a educação ambiental como estratégia educativa em meio escolar foi trabalhada no NPI/UFPA no período de 1999 a 2003, principalmente para a compreensão ética e moral da: 1) prática docente em meio escolar no século XXI, 2) visão de sociedade e das políticas públicas de ensino, e 3) função da educação ambiental como estratégia educativa em meio escolar, e visaram esforços e dedicação para: 1) formar sujeitos habilitados e competentes para viver e conviver com o meio ambiente físico, social e biológico, 2) realizar experiências escolares para o exercício da cidadania ambiental, e 3) instituir um paradigma de relação do homem com a sua sociedade e com o seu meio ambiente.
CONCLUSÕES:
Os resultados deste estudo mostraram que nos quatro anos de estudos e pesquisas em educação ambiental, os membros do GEPEA passaram a pensar, a refletir e a produzir conhecimento como proposta de uma prática em educação ambiental de forma sistemática no currículo escolar do NPI/UFPA; para praticar a: 1) educação ambiental como um componente curricular de formação de competência para a produção de conhecimento; 2) educação ambiental fundamentada em princípios educativos para favorecer as experiências cotidianas no contexto social, cultural e histórico; 3) educação ambiental como atividade voltada à compreensão da realidade do homem, da sociedade e da escola, fundamenta no diálogo das relações sociais de pessoas com sentimento de partilha, comportamentos e habilidades para a resolução de problemas do cotidiano pessoal, profissional e ambiental.
Palavras-chave:  Práxis; Educação Ambiental; Meio Escolar.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004