IMPRIMIRVOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 9. Comunicação - 8. Comunicação
MÉTODOS UTILIZADOS NA CONSTRUÇÃO DE IMAGENS PÚBLICAS DIRECIONADAS À MASSIFICAÇÃO DO COMPORTAMENTO HUMANO: O MITO XUXA
Welkson Pires da Silva 1   (autor)   kyn.pires@bol.com.br
Vera Lúcia Barreto Motta 2   (orientador)   vlbmotta@uol.com.br
Maria do Socorro T. Palitó Santos 1   (co-orientador)   spalito@ig.com.br
1. Depto. de Comunicação Social, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
2. Depto. de Administração, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
INTRODUÇÃO:
Tendo como objetivo analisar os instrumentos empregados na construção das imagens públicas veiculadas na mídia, este estudo aborda conceitos sobre Indústria Cultural, Mitos e Marketing. O objeto do estudo é considerado o mais rentável do showbiz brasileiro: Xuxa. Sua imagem foi moldada de forma a atender às exigências do seu público. O marketing forneceu as ferramentas necessárias para firmar o mito diante do consumidor. Dessa forma, buscou-se associar a imagem do produto-Xuxa aos “modelos” que sempre estiveram presentes na história da humanidade, seja na forma dos deuses da antiguidade ou da atualidade, cujas características de perfeição, aceitação e auto-afirmação, constantemente povoaram o imaginário dos indivíduos. Chega-se a um modelo que poderá servir de base para outros estudos, já que os mecanismos são os mesmos, mudando-se apenas as características do produto, conforme o público alvo que se deseja alcançar.
METODOLOGIA:
Trata-se de uma análise teórico-empírica, onde se procura analisar a correlação entre um caso real e modelos/teorias. Dessa forma, é uma pesquisa exploratória, descritiva e histórica. A pesquisa exploratória é realizada especialmente quando o tema abordado é pouco estudado, tornando-se difícil sobre ele formular hipóteses precisas e operacionalizáveis. Também é uma pesquisa descritiva, pois se direciona no sentido de descobrir e observar fenômenos, procurando descrevê-los, classificá-los e interpretá-los. E da mesma forma, é uma pesquisa histórica, porque se analisa a imagem de uma persona midiática durante as varias fases de sua carreira, visto que os acontecimentos atuais só têm significado se levado em consideração o contexto dos fatos passados nos quais surgiram.
RESULTADOS:
A pesquisa bibliográfica, documental e on line, possibilitou uma visão geral sobre a situação atual do fenômeno estudado. As obras analisadas voltavam-se aos seguintes assuntos: os mitos e sua funcionalidade, sendo possível verificar que, mesmo em civilizações mais antigas, o mito configura-se como um produto, que é produzido com o intuito de satisfazer necessidades; a Industria Cultural e sua influência como produtora e divulgadora de seus próprios produtos; e por fim o marketing, que fornece as ferramentas necessárias à construção do produto. No caso do produto-Xuxa, percebe-se que no decorrer de sua carreira, ela assumiu vários papéis, desenvolvidos de acordo com o desejo do público que queria alcançar. De início, como modelo, nutriu uma imagem sensual, onde a exploração do seu corpo tornou-se bem evidente. O sucesso garantiu que Xuxa saísse do mundo fashion e entrasse definitivamente no meio que lhe deu projeção: a televisão, para onde redireciona o seu público-alvo, passando a atuar no imaginário infantil como apresentadora de TV, utilizando uma linguagem mais infantilizada. Seu sucesso também pode ser constatado no mercado fonográfico e cinematográfico. Ela já vendeu mais de 20 milhões de cópias de seus discos e os filmes nos quais foi protagonista nunca ficaram abaixo dos dois milhões de espectadores, resultando no maior patrimônio do showbiz nacional.
CONCLUSÕES:
A sociedade contemporânea é regida pela cultura da imagem, as aparências ditam as regras do mercado, povoado por produtos culturais. Ficou claro que o maior patrimônio de uma persona midiática é sua imagem, pois é através dela que poderá firmar uma marca consistente. Pode-se afirmar que, as melhores ferramentas para a criação e manutenção de uma imagem encontram-se no marketing, e em se tratando de estrelas da mídia, através do marketing pessoal. O esforço realizado direciona-se ao aprimoramento das características da persona, de modo a adequá-la ao perfil que o público procura. Vestimenta, postura, discurso... tudo que possa comunicar algo deve ser trabalhado a favor, ou seja, busca-se o melhor possível dentro das especificações existentes. Xuxa é um dos melhores exemplos de imagem bem construída, essa sempre adequada de modo a satisfazer seu público-alvo. Firmou-se ao longo dos anos como uma das figuras públicas mais requisitadas pela publicidade, visto que seu nome traz credibilidade aos produtos que divulga. A pesquisa também facilitou a análise da Industria Cultural, visto que sua força encontra-se fundada sobre as imagens que divulga e das quais alimenta-se, explorando suas vidas e comercialidade. Nessa sociedade consumista, a propaganda oferece seus produtos para um consumidor que busca status, facilitando sua filiação ao contexto social em que vive.
Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Indústria Cultural; Mitos; Marketing.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004