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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
IMPACTOS DO AMBIENTE MULTIMÍDIA NA APRENDIZAGEM
Miriam Mendes de Aquino 1   (autor)   Cuiabam@terra.com.br
1. Faculdades Integradas Cândido Rondon- UNIRONDON
INTRODUÇÃO:
O objetivo deste trabalho foi o de analisar os impactos do ambiente multimídia na aprendizagem e na percepção, frente a este ambiente, de professores e alunos da quarta série do Ensino Fundamental de uma Escola Particular em Campo Grande - MS.
Para tal, examinamos as concepções teóricas de representantes da escola de Frankfurt e de Marx para delinear o conceito de tecnologia como ideologia.
O trabalho analisou várias modalidades de utilização da informática no ensino. Das análises decorreu que predomina a utilização técnico-científica da máquina, facilitando o desenvolvimento de mecanismos de memorização (apreensão e reprodução), mas dificultando uma atitude mais crítica e apropriativa da educação, atitude que denominamos “histórico-social”.
Expusemos os dados obtidos em pesquisa realizada com alunos e professores, que tiveram experiência com a multimídia na escola e os analisamos à luz dos conceitos apresentados.
Através das reflexões teóricas e da pesquisa empírica, consideramos, ao final deste trabalho, que seja possível romper com os moldes tecnológicos atuais, aproximando mais a utilização do computador, dos multimeios, do pensamento crítico, tornando-o auxiliar na formação de pensadores, não apenas de reprodutores passivos da ideologia dominante.
METODOLOGIA:
Para cumprir o objetivo da pesquisa, foram realizadas observações diretas das aulas de laboratório de Ensino de Informática, através de registro escrito, das sete salas de aula de 4ª séries; foram observadas três aulas consecutivas de cada professora, perfazendo um total de 21 registros.
Também foram entrevistados os 21 alunos e as sete professoras, através da técnica de entrevista semi-estruturada. Preferiu-se utilizar esta técnica, por envolver duas pessoas numa situação face a face em que uma delas formula questões e a outra responde acerca do que sabe, crê, sente, faz a respeito do fenômeno estudado.
RESULTADOS:
A tecnologia pode ser pensada na escola através de duas perspectivas:
A primeira técnico-científico que enfatiza a eficiência do ensino priorizando o pensamento operacional, é lógico matemático. A relevância está na abundância do uso de softwares.
A segunda perspectiva, a histórico-social, essa forma de analisar o uso do computador no ensino, é mais crítica. Nela a tecnologia é adequada para aquilo que se pretende dela. A ideologia é avaliada para se superar as contradições sociais e não camuflá-las.
CONCLUSÕES:
Concluímos que para incorporar o computador de modo a ser um instrumento de transformação social, a abordagem histórico-social deve prevalecer na escola, pensando que a tecnologia deve estar ao redor do projeto pedagógico, e não como um fim em si mesma. Deve-se problematizar juntamente com os alunos em sala, temas relevantes para a elaboração de Projetos Interdisciplinares, buscando a metodologia científica, depois utilizar a tecnologia para dar suporte ao projeto. É necessário preparar um relatório multimídia – com textos, fotos, slides e vídeos no programa de apresentação Power Point, que utilizam para apresentar aos colegas e à comunidade o que têm aprendido e produzindo também uma página na Internet e uma série de vídeos para capacitação de professores com o objetivo de estender o projeto a mais escolas.
Aconselha o uso da multimídia na educação, definindo a tecnologia multimídia como aquela que une tecnologias já existentes, tais como o computador, o telefone, a máquina de fax, o reprodutor de CD, DVD e a câmara de vídeo, e as têm combinado em um único e poderoso meio de transmissão e comunicação de informação que serve para todo o aprendizado acadêmico centrado em ações significativas que contribuam para a comunidade.
Instituição de fomento: Faculdades Integradas Cândido Rondon
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Informática; Educação; Ideologia.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004