IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior
A UNIVERSIDADE RURAL DE MINAS GERAIS E A MODERNIZAÇÃO DO ENSINO AGRÍCOLA
Adriana de Medeiros Oliveira 1   (autor)   Medeiros_adriana@yahoo.com.br
Kelly da Silva 1   (autor)   kelserena2003@yahoo.com.br
Maria das Graças Marcelo Ribeiro 1   (orientador)   mariagr@ufv.br
1. Depto. de Educação, Universidade Federal de Viçosa - UFV.
INTRODUÇÃO:
A Universidade Rural do Estado de Minas Gerais (UREMG) foi criada em 1948, na Zona da Mata de Minas Gerais, reunindo unidades da antiga Escola Superior de Agricultura e Veterinária de Viçosa (ESAV). Em 1969, ela foi transformada em Universidade Federal de Viçosa (UFV). Antes disso, porém, viveu um intenso processo de expansão e modernização, o qual foi impulsionado por acordos internacionais de cooperação. É objetivo deste trabalho examinar como se deu este processo no que se refere à organização das atividades de ensino na instituição. Vale notar que a experiência da Universidade Rural fez da UFV uma referência nacional para o ensino agrícola superior no país.
METODOLOGIA:
A investigação tomou como base uma ampla revisão bibliográfica, resgatando, de um lado, a história da atual UFV, e, de outro, enfocando o processo de modernização da sociedade brasileira no pós-guerra e as relações Brasil/Estados Unidos. Também se recorreu a fontes primárias tais como atas de reunião, cartas, atos do governo estadual, relatórios de professores, além de jornais e boletins editados naquela universidade.
RESULTADOS:
O processo de expansão e modernização do ensino na Universidade Rural de Minas Gerais teve início a partir de meados dos anos 1950. Desde então, vários Departamentos tiveram ampliadas suas grades curriculares, havendo inclusive o desmembramento de alguns deles. Em 1961, foi criada na UREMG a Escola Nacional de Floresta, que ofereceu o primeiro curso de Engenharia Florestal no Brasil. Nesta mesma década, o aporte financeiro dos acordos mencionados contribuiu para a criação de alguns cursos de Mestrado. Ao final da década, a UREMG já despontava como centro de excelência na área das chamadas “ciências agrárias”.
CONCLUSÕES:
O processo de expansão e de modernização do ensino na UREMG se insere no projeto de modernização da agricultura assumido pelo governo brasileiro no pós-guerra. Este projeto não deixa de ter relações com os investimentos de instituições ligadas ao governo norte-americano, interessado em manter o Brasil como economia agro-exporadora subordinada aos seus interesses. A Universidade Rural de Minas Gerais contribuiu de forma significativa para este projeto, desenvolvendo por meio da orientação de especialistas enviados pelos Estados Unidos novas tecnologias e pela formação de profissionais qualificados para a produção agrícola em nosso país.
Instituição de fomento: PIBIC/CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Ensino Superior; Ensino Superior Agrícola; Modernização Agrícola.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004