IMPRIMIRVOLTAR
B. Engenharias - 1. Engenharia - 12. Engenharia Química
REMOÇÃO DE HPA'S POR ADSORÇÃO SOBRE SÓLIDOS NO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO DE ÓLEOS LUBRIFICANTES USADOS
Lyzette Gonçalves Moraes de Moura 1   (autor)   blazeofglorybj@hotmail.com
José Lima Assunção Filho 2   (colaborador)   
Antonio Carlos da Silva Ramos 1   (orientador)   akarloss@ufma.br
1. Depto. de Tec. Química, Universidade Federal do Maranhão - UFMA
2. Programa de Pós-Graduação em Química Analítica - UFMA
INTRODUÇÃO:
Óleos lubrificantes são derivados do petróleo constituídos basicamente de hidrocarbonetos saturados de cadeias longas, podendo conter compostos aromáticos, dependendo da composição do petróleo bruto do qual se originou. Os óleos comerciais são obtidos pela mistura adequada dos óleos básicos até às viscosidades desejadas, quando são acrescentados os aditivos responsáveis pelas suas particularidades. Nas condições de uso, esses produtos estão sujeitos à degradação térmica e oxidativa, que inviabiliza sua utilização devido à minimização do poder lubrificante, devendo-se, então, realizar-se sua substituição. Dentre as substâncias geradas encontram-se os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs), cujo potencial carcinogênico representa um risco à saúde pública e ao meio ambiente. Propostas alternativas, ou de otimização do procedimento convencional (re-refino), de recuperação de óleos lubrificantes usados são de grande importância tecnológica, visando à obtenção de um produto (óleo básico) capaz de entrar novamente na cadeia produtiva, proporcionando geração de empregos, economia de divisas e preservação ambiental.Neste trabalho, a adsorção de HPA's é uma etapa essencial ao processo de recuperação, apesar da difícil quantificação devido à sua complexidade. Busca-se estabelecer um procedimento analítico que permita avaliar a remoção de HPAs dos óleos usados por adsorção sobre sólidos, sendo esta uma etapa do processo global de recuperação.
METODOLOGIA:
O processo de recuperação de óleos lubrificantes usados estabelecido neste trabalho baseia-se nas etapas de extração líquido-líquido, adsorção sobre sólidos e evaporação do solvente. O óleo usado foi inicialmente misturado a cada um dos solventes (etanol, 1-butanol, 2-propanol, terc-butanol), respectivamente, na proporção solvente:óleo de 3:1, obtendo-se um sistema bifásico, sendo que na fase refinado (borra) concentram-se materiais particulados, aditivos e uma pequena quantidade de solvente. Essa borra foi submetida a seguidas extrações com tolueno e lavagens com n-pentano, fornecendo HPA's na forma de um sólido, o qual foi então utilizado na construção de curvas de calibração em tolueno a 350nm, concordando com referências que recomendam a avaliação de frações poliaromáticas de petróleo nesta região. A seguir, as fases extrato da mistura inicial foram colocadas em contato com cada um dos adsorventes (carvão ativado, quitosana, sílica-gel), respectivamente, à temperatura ambiente, a fim de remover HPA's solúveis. A transferência dessas substâncias para as superfícies sólidas foi acompanhada através de espectrofotometria de absorção molecular.
RESULTADOS:
Foi observada uma boa linearidade entre absorbância e concentração dos HPA's, enquanto que a sua natureza polidispersa foi confirmada pela ausência de picos de absorção no espectro de varredura UV-visível. Na extração por solvente, as melhores condições foram verificadas com o terc-butanol, que forneceu a maior recuperação de óleo (90%), na extração realizada em menos etapas (três), seguido imediatamente do 1-butanol e, depois, pelo 2-propanol e pelo etanol, mostrando uma tendência a melhores resultados com o aumento da complexidade do álcool utilizado. A maior eficiência em concentrar HPA's foi observada para o carvão ativado, provavelmente devido à semelhança química destas substâncias, concordando com trabalhos de Ramos et al. 2001 quanto à extração de frações poliaromáticas do petróleo. Sílica e quitosana também apresentaram bons resultados em concentrar HPAs.
CONCLUSÕES:
A metodologia de quantificação de HPA's utilizada apresentou bons resultados, possibilitando o monitoramento das concentrações das soluções nos vários solventes através da curva de calibração obtida a partir do tolueno. Isso permitiu verificar que o terc-butanol foi o melhor solvente na recuperação do óleo básico, dentre os avaliados, enquanto que na etapa de adsorção sobre sólidos, o carvão ativado mostrou ser o melhor adsorvente de HPA's. Assim, o processo baseado em extração por solvente e adsorção sobre sólidos mostrou-se viável para o restabelecimento das propriedades do óleo básico a partir de óleos lubrificantes usados, permitindo a obtenção de um produto novamente adequado ao emprego como lubrificante.
Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Óleos lubrificantes; Adsorção; HPA's.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004