IMPRIMIRVOLTAR
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
TESTE DE ENVELHECIMENTO ACELERADO PARA AVALIAÇÃO DO POTENCIAL FISIOLÓGICO DE SEMENTES DE ALGODOEIRO
Susiane Correia de Azevedo 1   (autor)   scazevedo@coodetec.com.br
Ricardo Ramalho Matos 2   (autor)   ricardoagromatos@yahoo.com.br
Suemar Alexandre Gonçalves Avelar 2   (autor)   skensou@universiabrasil.net
Elisabeth Aparecida Furtado de Mendonça 4   (orientador)   beth@cpd.ufmt.br
1. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Agricultura Tropical/FAMEV/UFMT
2. Discente do Curso de Graduação em Agronomia/FAMEV/UFMT
3. Discente do Curso de Graduação em Agronomia/FAMEV/UFMT
4. Depto de Fitotecnia e Fitossanidade/FAMEV/UFMT
INTRODUÇÃO:
Com a expansão da cultura do algodoeiro e o desenvolvimento das tecnologias empregadas nos processos de produção, a utilização de sementes de alta qualidade passou a ser fundamental no desempenho da lavoura. Por esse motivo, o uso de testes de vigor é de grande utilidade no monitoramento da qualidade das sementes, a partir da maturidade. Dentre os testes empregados para avaliação do vigor, o envelhecimento acelerado é um dos mais estudados e recomendados para várias espécies cultivadas. Devido à necessidade de maiores conhecimentos sobre a qualidade das sementes de algodoeiro, este trabalho teve por objetivo estudar a metodologia do teste de envelhecimento acelerado pelo procedimento tradicional e com solução salina saturada de NaCl, na avaliação do potencial fisiológico de sementes de algodoeiro.
METODOLOGIA:
O experimento foi conduzido no Laboratório de Sementes da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso, no período de dezembro de 2003 a fevereiro de 2004. Para tanto, foram obtidos oito lotes de sementes da Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola, Primavera - MT, os quais foram submetidos aos testes de: teor de água (antes e após cada período de envelhecimento), germinação, primeira contagem da germinação, germinação a baixa temperatura e emergência em campo. No estudo da metodologia do teste de envelhecimento acelerado (procedimento tradicional e com solução saturada de NaCl), empregou-se os períodos de 48, 60 e 72 horas, a 41ºC, 42ºC, e 45ºC; combinados da seguinte forma: 41ºC/48h, 42ºC/60h, e 45ºC/72h. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, com quatro repetições e, as médias foram comparadas pelo teste de Scott e Knott a 5% de probabilidade.
RESULTADOS:
Verificou-se pelo teste de germinação que os oito lotes apresentaram poder germinativo semelhantes. Pelos resultados de emergência de plântulas em campo verificou-se que o lote oito teve emergência inferior aos demais lotes. Freqüentemente, observa-se que lotes de sementes apresentando germinação semelhante exibem comportamentos distintos no campo e ou no decorrer do armazenamento. O teor de água das sementes, antes do envelhecimento foi semelhante para os oito lotes. Após o envelhecimento tradicional, as sementes atingiram 22, 24 e 26% de umidade quando acondicionadas a 41ºC/48h, 42ºC/60 e 45ºC/72 horas respectivamente. Em solução salina saturada, as sementes absorveram reduzida quantidade de água (11,0; 11,7 e 12,1 nas combinações 41ºC/48h, 42ºC/60 e 45ºC/72 horas respectivamente) quando acondicionadas em ambiente com umidade relativa do ar mais baixa. Os resultados do envelhecimento acelerado (procedimento tradicional) evidenciaram que o período de 42ºC/60h mostrou maior concordância com os resultados da emergência de plântulas em campo. Quando o teste foi conduzido com solução salina saturada, verificou-se que todos os períodos e temperaturas estudados forneceram informações compatíveis com a emergência de plântulas em campo.
CONCLUSÕES:
Conclui-se que no teste de envelhecimento acelerado conduzido de forma tradicional, o período de condicionamento de 60 horas a 42ºC, apresenta sensibilidade suficiente para avaliação do potencial fisiológico de sementes de algodoeiro. Na condução do teste de envelhecimento com solução salina satura de NaCl, todas as combinações de período e temperatura podem ser empregados para diferenciar lotes de sementes de algodoeiro, com porcentagem de germinação semelhantes, em diferentes níveis de vigor.
Instituição de fomento: Programa de Pós-Graduação em Agricultura Tropical/FAMEV/UFMT
Palavras-chave:  Gossypium hirsutum L.; vigor; solução salina saturada.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004