IMPRIMIRVOLTAR
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 4. Saúde Pública
AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES SANITÁRIAS E DE SAÚDE DOS MORADORES DO BAIRRO TAQUARAL NO MUNICÍPIO DE RINCÃO - SP.
Maria Fernanda Conz da Silva 1   (autor)   mfer06@hotmail.com
Isabel Martinez 2   (colaborador)   
Júlio César Miné 3   (colaborador)   
Francisco Yoshinobu Ishihara 1   (colaborador)   
Eduarda Teciano dos Santos 1   (colaborador)   
João Nantes de Castilho Júnior 1   (colaborador)   
Mariana Piunti Teles 1   (colaborador)   
Ana Stela Rossato 1   (colaborador)   
Adalberto Farache Filho 4   (co-orientador)   
João Aristeu da Rosa 4   (orientador)   rosaja@fcfar.unesp.br
1. Graduando(a) da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, UNESP, Araraquara - SP
2. Doutoranda em Análises Clínicas, Faculdade de Ciências Farmacêuticas, UNESP, Araraquara - SP
3. Mestrando em Análises Clínicas, Faculdade de Ciências Farmacêuticas, UNESP, Araraquara - SP
4. Prof. Dr. do Depto. de Ciências Biológicas, Faculdade de Ciências Farmacêuticas, UNESP, Araraquara
INTRODUÇÃO:
Num período de 15 dias, compreendendo os meses de janeiro e fevereiro de 2004, o Programa Especial de Treinamento (PET) da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP, câmpus de Araraquara, promoveu a avaliação das condições socioeconômicas e de saúde da população residente no bairro Taquaral, Rincão, em parceria com a Prefeitura do município, situada, aproximadamente, à 32km de Araraquara. Durante esse período as avaliações feitas demonstraram alguns pontos relevantes a serem trabalhados com a população: uso correto de medicamentos, parasitoses, pressão arterial, diabetes, DST, métodos contraceptivos e nutrição, que posteriormente foram abordados com maior profundidade em uma Feira de Saúde. Além da avaliação, foram coletadas amostras de água de diversos pontos do bairro para análise, bem como coletores de fezes foram distribuídos para a realização de exames parasitológicos. O trabalho objetivou a detecção dos problemas de higiene e saúde que os moradores enfrentam, para que o Programa de Saúde da Família (PSF) pudesse trabalhar em tais pontos de modo a melhorar a qualidade de vida dessa população.
METODOLOGIA:
Os exames parasitológicos foram realizados seguindo os métodos de Kato modificado, Lutz e Rugai. Na análise da potabilidade das amostras de água dos poços e reservatórios utilizou-se a técnica de Substratos Definidos para a determinação de coliformes totais e fecais, sendo os resultados comparados ao padrão determinado pela portaria nº 1469 de dezembro de 2000, do Ministério da Saúde. Por meio de questionários pôde-se fazer a investigação sobre as condições socioeconômicas, higiênicas e de saúde.
RESULTADOS:
Dos 225 exames parasitológicos realizados, 58 resultaram positivos (25,78%), onde foram encontrados os seguintes parasitas: Ascaris lumbricoides, Entamoeba coli, E. hartmani, E. histolytica, Hymenolepis nana, Endolimax nana, Giardia lambia, Strongyloides stercoralis, Iodamoeba butschlii, Ancilostomideo. De 143 famílias visitadas, 31 apresentaram pelo menos uma pessoa parasitada. Dessas, 35,48% apresentavam renda familiar entre 1 e 2 salários mínimos, enquanto apenas 6,45% renda superior a 5 salários. Possuíam piso cimentado 80,65% das moradias. Quanto ao destino do lixo, 38,71% das famílias incineram seus resíduos, sendo a mesma porcentagem destinada à coleta pública. Em relação à água para consumo, 64,51% não tomavam nenhuma providência, 25,81% filtravam, 6,45% ferviam a água e 3,23% compravam água mineral. Destino dos dejetos: 67,74% fossa negra, 16,13% não possuem tratamento, 9.68% destinavam à rede pública e 6,45% possuíam fossa tratada. A adesão quanto à utilização de calçados era de 54,84%. A fonte de água utilizada por 96,77% eram poços e apenas 3,23% rede pública. Quanto à análise de água, das 21 amostras analisadas, 18 continham coliformes totais e 14 coliformes fecais.
CONCLUSÕES:
Considerando os resultados encontrados, a Secretaria de Saúde de Rincão e o PSF foram orientados a providenciar o tratamento da água. Os resultados dos exames parasitológicos, assim como de outras enfermidades foram entregues aos pacientes e ao PSF, para que fosse providenciado tratamento. O perfil socioeconômico encontrado no local, aliado aos hábitos alimentares inadequados e às carências de educação sanitária e cultural, contribui decididamente para a ocorrência de doenças na população. Os trabalhos realizados durante a Feira puderam esclarecer os moradores sobre temas da área da saúde, considerados relevantes na comunidade atendida. Servindo-se dos conhecimentos adquiridos na Universidade procurou-se promover uma melhoria da qualidade de vida dessa população, minimizando os principais problemas locais. Agradecimentos: Amarildo Dudu Bolito, Prefeito Municipal de Rincão e Joanita A. Carnaz Benincasa, Secretária Municipal de Saúde de Rincão.
Palavras-chave:  água; saúde; parasitologia.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004