IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
CONCEPÇÕES E REPRESENTAÇÕES DE AMBIENTE DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Milena Ferreira Rego Barros 1   (autor)   mfregobarros@yahoo.com.br
Deuzimar Filgueiras da Silva 3   (autor)   dezfigueiras@yahoo.com.br
Osmarina Maria dos Santos Dantas 1   (autor)   marinadantas@bol.com.br
Luiz Marconi Fontes Magalhães 2   (orientador)   marconi@amazon.com.br
Ariadne Peres do Espírito Santo 1   (orientador)   ariadne@ufpa.br
1. Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico - UFPA
2. Núcleo Pedagógico Integrado - NPI
3. Escola em Regime de Convênio Associação dos Moradores do Bairro da Terra Firme
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho é fruto das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisas e Estudos em Educação Ambiental/GPEEA do Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico/NPADC da Universidade Federal do Pará/UFPA; das atividades de pesquisas desenvolvidas para a construção de uma monografia de Especialização que consistiu numa pesquisa-ação realizada junto aos professores da Educação de Jovens e Adultos/EJA; bem como, da culminância da disciplina intitulada Educação Ambiental do Curso de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática do NPADC. Com o desenvolvimento concomitante de tais atividades, analisamos as concepções e as representações de ambiente dos professores da EJA do ensino noturno.
METODOLOGIA:
Nesse trabalho, nos propomos a construir junto aos professores da Educação de Jovens e Adultos da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental em Regime de Convênio "Associação dos Moradores do Bairro da Terra Firme", um painel integrado contento suas respostas sobre concepções de ambiente e as respectivas representações de ambiente que após a construção do trabalho foram discutidas coletivamente e posteriormente formam analisadas à luz das representações tipológicas de Sauvé (1994).
RESULTADOS:
Com o desenrolar do trabalho, identificamos que embora no momento das discussões em sala de aula os professores tenham percebido e afirmado que o principal objeto de estudo da Educação Ambiental é o homem, evidenciamos nos seus escritos que suas concepções de ambiente estão voltadas significativamente para a compreensão do ambiente como recurso natural, onde o homem quase não se faz presente, bem como para a concepção do ambiente apenas como um lugar para se viver, daí partirem da idéia e de ilustrações como casas, elementos naturais, entre outros.
CONCLUSÕES:
A partir das análises realizadas, evidenciamos que as concepções de ambiente dos professores refletem consideralmente em suas práticas docentes, o que os atrelam a um processo de ensino-aprendizagem mais centrado nas abordagens ecológicas, deixando de lado a dimensão de totalidade da Educação Ambiental.
Tais aspectos dificultam as compreensões dos professores sobre a perspectiva da transversalidade, concebendo dessa forma a Educação Ambiental como disciplina a ser trabalhada no currículo escolar.
Quanto ao aspecto humano, percebemos que quando referendado nas respectivas representações, o homem é concebido como um ser individual e isolado do seu mundo exterior.
Instituição de fomento: Núcleo Pedadógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico/NPADC da Universidade Federal do Pará/UFPA
Palavras-chave:  Concepções de ambiente; Representações de ambiente; Educação de Jovens e Adultos.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004