IMPRIMIRVOLTAR
D. Ciências da Saúde - 4. Odontologia - 5. Odontologia Social e Preventiva
AÇÕES EM SAÚDE BUCAL COMO FORMA DE CAPACITAÇÃO E MULTIPLICAÇÃO DE CONHECIMENTOS DAS LÍDERES COMUNITÁRIAS DA PASTORAL DA CRIANÇA DE MANDAGUARI – PR
Bianca Luz Salazar 1   (autor)   biasalazar@hotmail.com
Deise Cristiane Melo 1   (autor)   deisec_melo@hotmail.com
Fábio Almeida Fiorentini 1   (autor)   fafiorentini@hotmail.com
Flávia Matarazzo 1   (autor)   fla_mtzo@hotmail.com
Daniele Sofia Fernandes 1   (autor)   
Danilo Maeda Reino 1   (autor)   danilomr2005@yahoo.com.br
Marlice Azoia Lukiantchuki 1   (autor)   marlice_luk@hotmail.com
Maurício Jociel Grzesiuk 1   (autor)   maumga@yahoo.com.br
Luciene Silvério Padilha 1   (co-orientador)   
Mirian Marubayashi Hidalgo 1   (orientador)   mmhidalgo@terra.com.br
1. Depto. de Odontologia, Universidade Estadual de Maringá - UEM
INTRODUÇÃO:
A Pastoral da Criança, um dos organismos de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), tem atuado em todo o país visando melhorias na qualidade de vida e desenvolvimento integral das crianças, desde seu nascimento, para que estas estejam aptas a desenvolver todas as suas potencialidades humanas. Impactos positivos já têm sido identificados no que se refere à saúde geral e devem ser creditados à atuação determinante das líderes comunitárias. Por outro lado, uma lacuna tem sido detectada na promoção de saúde bucal infantil. Dessa forma, por meio de uma entrevista inicial, foram observados os pontos em que o conhecimento sobre saúde bucal das líderes comunitárias da paróquia Nossa Senhora Aparecida, no município de Mandaguari-Pr, se mostrava deficiente. Os objetivos do trabalho foram desenvolver ações em saúde bucal para capacitar as líderes comunitárias e avaliar o conhecimento adquirido, uma vez finalizado essas ações.
METODOLOGIA:
Foi aplicado um questionário inicial (n=30) contendo: identificação, conhecimentos, atitudes e práticas das líderes com relação à saúde bucal. Após avaliar esse questionário, foram realizadas palestras, discussões e orientações mensais (n=8), abordando temas relacionados à prevenção e promoção de saúdes bucais infantil, conduzidas pelos acadêmicos de Odontologia da Universidade Estadual de Maringá ao longo do ano letivo. Ao final, foi aplicado o mesmo questionário inicial (n=30) para fazer uma análise comparativa entre os dados obtidos na entrevista inicial e final.
RESULTADOS:
Na entrevista final houve um aumento de 32,5% nas respostas corretas sobre as doenças mais comuns da boca e 29,2% sobre a transmissibilidade da cárie. Quanto à sua prevenção, notaram-se pequenas diferenças (5,8%) nos acertos. Por outro lado, não se percebeu melhora na capacidade das líderes de conceituarem cárie dentária: a associação com bactérias foi incorporada, contudo, elas não conseguiram expressar o caráter multifatorial da doença. Informações sobre quantidade e utilidade dos dentes decíduos foram assimiladas por, respectivamente, mais 7,5 e 19,2% das líderes e não houve incremento no aprendizado da época de substituição dos dentes decíduos pelos permanentes.
CONCLUSÕES:
Nossos resultados indicaram que houve progressão do conhecimento sobre o processo saúde-doença bucal infantil após o desenvolvimento das ações. No entanto, há de se ressaltar a necessidade de repetição e aprofundamento das informações educativas básicas nas temáticas abordadas para sua consolidação por parte das líderes, e, por conseguinte, repasse e multiplicação mais efetivos para as famílias da comunidade, culminando com a melhoria da saúde bucal infantil.
Palavras-chave:  epidemilogia; saúde bucal; promoção de saúde.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004