IMPRIMIRVOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
CURSO E MATERIAL DIDÁTICO PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E A PRODUÇÃO DE FEIRAS DE CIÊNCIAS
José Carlos Xavier da Silva 1, 2   (autor)   xavier@uerj.br
Fernando de Lima Hingel 1, 2   (colaborador)   nandahingel@zipmail.com.br
1. Instituto de Física - UERJ
2. Colégio Cruzeiro
INTRODUÇÃO:
As estatísticas mostram que há uma grande reprovação em Física no Ensino Fundamental e médias baixíssimas nos vestibulares de ingresso para as universidades. Acreditamos que este "fracasso" se deva ao fato de os alunos do ensino fundamental estarem muito distantes da Física como ciência observacional e ao entrarem no Ensino Médio, se deparam com a Física e acham que se trata de uma matéria cheia de fórmulas e que não serve para nada, dificultando o aprendizado desta disciplina. Com o objetivo de minimizar esta problemática preparamos um curso prático de Física e um material didático que o professor do Ensino Fundamental possa além de desenvolver o seu próprio material, apresentá-lo aos estudantes, promovendo encontros e Feiras de Ciências.
METODOLOGIA:
Foi ministrado um curso de Física para os professores do Ensino Fundamental, que os ensina a montar com materiais símples várias experiências de Física, que podem ser repetidas com seus alunos. Os professores recebem uma publicação contendo todos os detalhes das montagem e as explicações teóricas de cada experimento. As experiências são apresentadas aos alunos e estes produzem redações que são lidas e avaliadas por professores especializados, criando dessa forma a visão crítica e observacional da Física.
RESULTADOS:
O curso e o material geraram uma facilidade de o Professor produzir com seus alunos alguns experimentos e proporcionou aos alunos observarem e utilizarem os conceitos da Física no seu dia-a-dia, além de ter propiciado a execução de uma Feira de Ciências que envolveram alunos e professores de várias séries do Ensino Fundamental. Esta Feira foi apresentada ao público em geral e causou grande sucesso.
CONCLUSÕES:
Os alunos produziram vários materiais como o princípio do submarino; entenderam o que é um curto elétrico tocando uma campainha; verificaram a existência dos campos elétricos e magnéticos; descobriram o que é centro de gravidade. Após as apresentações das experiências produziram redações que comprovam que eles podem compreender os fenômenos da Física sem o uso de modelos matemáticos e externaram também o gostar da Física entendendo que se trata de uma ciência experimental e de grande aplicação no seu cotidiano.
Palavras-chave:  Ensino de Física; Experimentação; Feiras de Ciências.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004