IMPRIMIRVOLTAR
C. Ciências Biológicas - 13. Parasitologia - 6. Parasitologia
INCIDÊNCIA DE PARASITOSES EM ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE BARRA DO GARÇAS-MT
Edson Fredulin Scherer 1   (orientador)   edsonscherer@hotmail.com
Thiago Félix de Miranda Pedroso 2   (autor)   thiagofelix.mp@bol.com.br
1. Prof. Esp. do Depto. de Ciências Biológicas e da Saúde, Faculdade de Farmácia - UFMT/ICLMA
2. Graduando do Depto. de Ciências Biológicas e da Saúde, Faculdade de Farmácia - UFMT/ICLMA
INTRODUÇÃO:
Pelas condições ambientais e socioeconômicas em que vivem os homens, as parasitoses intestinais têm acentuada importância, principalmente em crianças, tanto por sua ação espoliativa quanto por outros aspectos de sua patologia, inclusive pela possibilidade de prejudicar a absorção intestinal. As parasitoses possuem uma ampla distribuição geográfica e constituem uma das enfermidades mais comuns da humanidade. Segundo a literatura, o índice maior de prevalência ocorre em populações mais carentes, ou seja, aquelas em que o nível socioeconômico é baixo com precárias condições de saneamento. Por estas condições, as crianças destas localidades terão uma maior probabilidade de contaminação, por terem mais contato com o solo, água, alimentos e material fecal humano contaminado. Nos últimos anos contamos apenas com trabalhos isolados, que, pela diversidade geográfica, social econômica e cultural do país, nem sempre podem ser comparados. Entretanto nas regiões com infra-estrutura urbana deficiente, os inquéritos mostram que pelo menos a metade das crianças lá residentes encontram-se parasitadas. Até hoje é perceptível aos profissionais de saúde a preocupação da população, com referência às crianças, quanto ao problema das parasitoses intestinais. Logo, esse trabalho teve como objetivo avaliar a prevalência de parasitoses em escolares do ensino fundamental público, em duas escolas do município de Barra do Garças-MT.
METODOLOGIA:
Foram realizados 96 exames parasitológicos de fezes em escolares do ensino fundamental, com idades que variam de 7 a 12 anos, de escolas públicas do município de Barra do Garças, no período de 10 de setembro a 08 de outubro de 2003. Foram analisadas amostras provenientes de duas escolas públicas. Do total de amostras analisadas, 56 eram da escola Prf. Maria Lourdes Hora Morais (Xané) localizada no bairro de Vila Maria, um bairro um pouco afastado do centro, e 40 da escola Heronides Araújo, localizada no centro da cidade. As escolas que cederam amostras para a realização do estudo, e com autorização prévia dos pais, recebiam em um dia os coletores e no outro se buscava os mesmos para as análises que eram realizadas no laboratório de análises clínicas da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/ICLMA). O Método utilizado para o exame parasitológico das fezes foi à técnica da sedimentação espontânea (Hoffman, Pons e Janer). Foi examinada uma amostra de cada pessoa devido às dificuldades de obtenção das mesmas, com os devidos procedimentos que eram assistidos pelo orientador.
RESULTADOS:
Nos resultados obtidos em ambas escolas foram encontrados 61 (63,54%) casos negativos, e 35 (36,45%) casos positivos, sendo que a parasitose mais freqüentemente diagnosticada foi o protozoário Entamoeba histolytica com 23 casos (23,96%). Foram 23 casos de monoparasitismo, 11 de biparasitismo e somente um caso de poliparasitismo. A análise dos resultados demonstrou que na escola Xané houve uma incidência de 53,57% casos positivos, enquanto que na escola Heronides Araújo houve uma incidência de 12,5% casos positivos. Houve um índice um pouco maior de positividade em escolares do sexo masculino, 29 casos contra 17 casos do sexo feminino. Outras parasitoses encontradas foram a Giardia lamblia com 7 casos, Hymenolepis nana com 5 casos, Ascaris lumbricoides com 1 caso, Strongyloides stercoralis com 2 casos, Enterobius vermiculares com 5 casos e da família Ancylostomatidae com 3 casos. Na escola Heronides Araújo foram encontrados somente os protozoários Entamoeba histolytica e Giardia lamblia, enquanto que todos os helmintos foram encontrados somente na escola Xané.
CONCLUSÕES:
Através dos resultados obtidos conclui-se que a incidência relevante de parasitoses ocorre com uma freqüência mais acentuada em populações desprovidas de uma infra-estrutura ampla e condições sócio econômicas, que proporcionem uma qualidade de vida básica. O bairro onde se localiza a escola com maior incidência de parasitoses, escola Xané, encontra-se afastado do centro da cidade em que a maioria dos escolares moram no bairro ou nas proximidades, refletindo, pois, dessa forma, as condições de moradia do bairro. Os escolares, da escola Heronides Araújo, que apesar de estudarem também em escolas públicas e morarem nas imediações da mesma, tiveram um índice menor de parasitoses, podendo ser evidenciadas as melhores condições de infra-estrutura básica.
Palavras-chave:  Parasitose; escolares; infra-estrutura.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004