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F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 8. Organizações e Alternativas Organizacionais
UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DE REDES DE EMPRESAS COMO ALTERNATIVA ESTRATÉGICA
Camila Avozani Zago 1   (autor)   avozani@terra.com.br
Luis Henrique Ramos Camfield 1   (orientador)   luishrc@terra.com.br
1. Área de Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário Franciscano- UNIFRA
INTRODUÇÃO:
Nos últimos tempos, as empresas estão buscando alternativas para aumentar sua participação no mercado, que se encontra cada vez mais competitivo. Entre essas alternativas está a associação em redes de empresas, que consistem na união de pequenas e médias empresas, normalmente concorrentes, a fim de compartilhar a compra, a venda, a mídia, até o know-how (conhecimento).
As pequenas e médias empresas ao se unirem formam uma interação entre fornecedores, prestadores de serviços complementares e clientes, impulsionando os processos de aprendizagem gerencial, a ponto de gerar inovações baseadas no fortalecimento das mesmas, gerando um efeito sinérgico, fruto dessa união. Isso faz com que as pequenas e médias empresas possam competir com as grandes empresas, tanto pelo custo quanto pela diferenciação.
O presente trabalho teve como objetivo geral conhecer o funcionamento e a realidade de uma Rede de empresas e como objetivos específicos: aprofundar a análise sobre o funcionamento das Redes, abordando as áreas de Marketing, Logística, Finanças e Recursos Humanos; diagnosticar as vantagens e desvantagens da união em Redes; Comparar a Rede em estudo com as demais Redes de supermercados de Santa Maria (RS) e Região.
Em virtude da competitividade, as organizações traçam novas estratégias para superar a concorrência, sendo assim, o estudo é de suma importância, pois verifica o funcionamento de uma Rede de supermercados do Rio Grande do Sul.
METODOLOGIA:
O estudo foi realizado com o objetivo de analisar e interpretar a realidade das Redes, obtendo uma compreensão e visão mais ampla do contexto econômico e social no qual as mesmas estão inseridas. Este estudo mostra uma abordagem crítica das Redes de Empresas, envolvendo Marketing, Recursos Humanos, Finanças, Logística, além da análise na Rede Central de Supermercados.
Conforme LAKATOS (2003) o método é a ordem que se deve impor aos diferentes processos necessários para atingir um dado fim ou um resultado desejado. Metodologia é o estudo do conjunto de processos que o espírito humano deve empregar para a investigação e demonstração da verdade.
Trata-se de uma pesquisa exploratória e de campo (levantamento) baseada em livros, sites da internet e estudo de caso na Rede A, no qual foi aplicado um instrumento de coleta de dados à secretária executiva da Rede, caracterizando-se uma por ser pesquisa qualitativa, a fim de verificar o funcionamento de uma Rede de Supermercados. O instrumento de coleta de dados utilizado foi uma entrevista, que se limitou a uma única integrante da Rede.
RESULTADOS:
A Rede em estudo está se destacando e alcançando novos espaços no mercado do ramo alimentício de Santa Maria e Região. Para integrá-la o supermercado deve apresentar negativas de débito, comprovando estar isento de dívidas, contribuindo mensalmente com uma quantia estipulada em assembléia, além de estar a uma distância de um quilômetro dos demais supermercados da Rede.
O público-alvo da Rede em questão são os bairros, onde seus clientes são considerados amigos. Sua marca possui dois anéis que significam a união entre os componentes.
O preço é estipulado a partir do custo de aquisição, acrescido de um percentual que varia de acordo com o custo operacional de cada integrante, a fim de obter capital de giro e a maximização da riqueza dos proprietários. A promoção baseia-se na comunicação com o cliente, na Rede estudada, é semanal, não interferindo nas promoções internas de cada supermercado.
Para divulgar suas promoções a Rede em questão utiliza-se de propagandas na televisão e quando possui fluxo de caixa positivo, distribui brindes, anuncia na rádio, outdoors, busdoors, bandarolas no interior das lojas e sorteios em datas festivas.
No entanto, não utiliza panfletos, devido ao alto custo e à alta rotatividade, além de ter que contar com um elevado nível de estoques. A Rede utiliza-se também de telemarketing, através da Central de Atendimento.
CONCLUSÕES:
As empresas buscam melhorar o seu desempenho, superando a concorrência. Em virtude disso, surgiram as Redes de Empresas, que consistem na união pequenas e médias empresas que atuam no mesmo ramo, a fim de competir com grandes.
As pequenas empresas competem pela diferenciação, enquanto as grandes competem pelo custo. Já as empresas constituídas em Rede caracterizam-se por serem pequenas, conseguindo competir com as grandes tanto pelo custo quanto pela diferenciação.
A Rede em estudo é constituída de supermercados situados nos bairros, seus integrantes reuniram-se com a finalidade de impedir a vinda de grandes empresas para a Região, além da competitividade com as mesmas.
As empresas que se unem em Redes gradativamente tem alcançado seus objetivos, apresentando vantagens e desvantagens. A Rede em estudo busca compartilhar a compra, a venda, a mídia e o know-how. A compra é negociada com os fornecedores, devido ao volume necessário para atender seus integrantes, reduzindo os custos e aumentando a competitividade; além de ser uma associação sem fins lucrativos, gozando de imunidade em impostos. No entanto, uma das maiores vantagens é compartilhar o marketing, fortalecendo a marca e diluindo os custos com a publicidade e propaganda.
Porém, também apresentam desvantagens, pois são constituídas por concorrentes, o que dificulta a flexibilidade na tomada de decisões e até mesmo na expansão da Rede. Além disso, ocorre a perda de identidade das empresas participantes.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Rede de empresas; Competitividade; Estratégia.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004