IMPRIMIRVOLTAR
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 1. Ciência do Solo
AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE TROCA DE CÁTIONS EM SOLOS
MATO-GROSSENSE, POR DIFERENTES MÉTODOS.
José Alexandre de Oliveira 1   (autor)   agroalexnadre@bol.com.br
Oscarlina Lucia dos Santos Weber 2   (autor)   osc@ig.com.br
Fábio Roberto Maricidelli Lopes 1   (autor)   marcidelli@pop.com.br
Fabrícia Cristina de Castro 3   (autor)   
1. graduando em Agronomia FAMEV/UFMT
2. Profa. Dra. do Depto. de Solos e Engª Rural/FAMEV
3. Enga. Agrônomo FAMEV/UFMT
INTRODUÇÃO:
Com a mudança nos aspectos socioeconômicos (conhecimentos técnicos, facilidade de aquisição e uso de adubos e máquinas, e, sobretudo de comercialização em nível internacional, etc.), os oxissolos, alfissolos e ultissolos, dificilmente adaptados a uma agricultura sem investimentos em insumos, estão se transformando em solos preferidos numa agricultura empresarial. A agropecuária brasileira, e em particular a de Mato Grosso, assume caminhos antagônicos, quanto às características de exploração. Sabe-se que numa agricultura de baixa aplicação de insumos (sem uso de corretivos e fertilizantes, com cultivos manuais, etc.), a fertilidade natural do solo é extremamente importante. Estudos das CTCs de solos mato-grossenses são praticamente inexistentes, devido a isto e também ao uso atual deste atributo químico para classificação dos solos e manejo. A CTC é a quantidade de cátions que um solo é capaz de reter por unidade de peso ou volume. Para fins de química e classificação de solos os resultados são expressos por peso de solo. A quantidade de cátions correspondente à CTC do solo é expressa em milimol por unidade de peso (mmol kg-1) ou milimol por unidade de volume (mmol L-1) .
METODOLOGIA:
Solos Utilizados
As amostras de solos foram coletadas na região Sudeste do Estado de Mato Grosso. Utilizou-se das seguintes classes de solos: 01– Plintossolo Háplicos distróficos - FXd (Nossa Sra. Do Livramento); 02 - Latossolo Amarelo distrófico - Lad (Cangas- Poconé); 03 - Nesossolo Litólico distrófico - RLd (Poconé (rodov. Poconé-Cáceres)); 04 - Gleisssolo háplico Ta eutrófico – Gxe (Cáceres (localidade Caramujo); 05 - Latossolo amarelo eutrófico - Lae (Cáceres (Estrada da Barra Nova, sítio Sta. Fé III)); 06 - Argilossolo vermelho eutrófico - Pve (José dos Quatro Marcos); 07- Latossolo Vermelho eutrófico -Lve (José dos Quatro Marcos); 08 - Nitossolo Vermelho eutrófico - Nve (Mirassol D’Oeste); 09 - Nitossolo Vermelho distrófico - NVd (Salto do Céu); 10 - Chernossolo rêndico lítico - MD (Cáceres).
Determinação da CTC
Para a determinação da Capacidade de Troca de Cátions (CTC), utilizou-se dos seguintes métodos: Capacidade de Troca de Cátions KCl ou Capacidade de Troca de Cátions pH do solo = S (Ca +Mg + K) + Al trocável; Capacidade de Troca de Cátions pH 7,0 (CTC= S + [H+Al]); Capacidade de Troca de Cátions pelo Acetato de Amônio pH 7,0; Capacidade de Troca de Cátions pelo Cloreto de Bário (BaCl2 0,1 M).
RESULTADOS:
Verificou-se que os valores da matéria orgânica diminuíram em profundidade, assim como os valores das CTCs obtidos. Confirmando, assim a teoria de que a matéria orgânica é a fração de maior contribuição para a CTC dos horizontes superficiais dos solos. Os resultados das CTCs dos solos estudados pelo método da troca compulsiva foram maiores que os do método de soma. Verificou-se grande variação entre os métodos, em relação ao teor de bases extraídas dos solos, principalmente no método de Cloreto de Bário, em relação aos demais. Por ordem crescente de extração de cátions obteve-se: KCl< CaAcO pH7, 0
CONCLUSÕES:
A matéria orgânica é a fração de maior contribuição para a CTC dos horizontes superficiais dos solos estudados;
As CTCs dos solos estudados pelo método da troca compulsiva (cloreto de bário) foram maiores;
Para solos com alto teor de matéria orgânica o método de acetato de amônio apresentou valores altos de CTC;
Por ordem crescente de extração de cátions obteve-se: KCl< CaAcO pH7, 0Os métodos de cloreto de Ba e o acetato de amônio não se correlacionaram;
O método KCl com o acetato de cálcio pH 7,0 apresentou alta correlação.
Instituição de fomento: Universidade Federal de Mato Grosso
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  CTC dos solos de Mato Grosso; Capacidade de troca de cátions; Fertilidade natural do solo.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004