IMPRIMIRVOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
EDUCAR PARA PRESERVAR: A AÇÃO PEDAGÓGICA CONSCIENTIZADORA DO CENTRO NACIONAL DE PRIMATAS - CENP/SVS/MS
Maria do Perpétuo Socorro Almeida 1, 5   (autor)   socorroalmeida@cenp.org.br
Luiz Carlos Cavalcante Ferreira 2   (colaborador)   luizcavalcantef@bol.com.br
Genilton Odylon R. da Rocha 3   (orientador)   
José Augusto P. Carneiro Muniz 4   (co-orientador)   japcmuniz@hotmail.com
1. Graduanda do Depart. de Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará - UFPA
2. Graduando do Depart. de Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará -UFPA
3. Prof. Dr. do Depart de Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará -UFPA
4. Méd. Vet. do Centro Nacional de Primatas - CENP/SVS/MS
5. Técnica da área de manejo do Centro Nacional de Primatas - CENP/SVS/MS
INTRODUÇÃO:
INTRODUÇÃO: A questão ambiental, embora envolva a sobrevivência do próprio planeta, só recentemente vem sendo encarada com a seriedade que lhe e devida. Percebe-se com a alavancagem dos movimentos conservacionista e preservacionista, que a preocupação com o meio ambiente passou a fazer parte da agenda de trabalho de vários órgãos ligados ao governo e ao setor privado. O CENP/SVS/MS, acredita que a Educação Ambiental através de praticas educativas não formais auxiliam na preservação do meio ambiente, através da mudança de comportamentos. Por isso vem tentando sensibilizar a coletividade sobre as questões ambientais e a sua organização e participação na defesa da qualidade do meio ambiente, por meio de uma ação pedagógica voltada para toda a sociedade visitante de sua Área de Preservação. Este trabalho identificou as atividades desenvolvidas com o intuito dessa promoção, analisou os resultados alcançados e a opinião dos sujeitos participantes dessa pesquisa, quanto a sua efetivação como instrumento de superação da insustentabilidade da sociedade atual.
METODOLOGIA:
METODOLOGIA: A pesquisa efetivou-se através de acompanhamento das práticas educativas desenvolvidas no Centro Nacional de Primatas  CENP/SVS/MS, onde foram coletados dados efetuados através de observação, observação participante, questionários e entrevistas com os atores partícipes desta investigação.
RESULTADOS:
RESULTADOS: A implementação desta pesquisa detectou que a prática da Educação Ambiental ocorrendo fora do contexto escolar, consegue transmitir conhecimentos que podem se fundamentar em um tema discutido amplamente na contemporaneidade, e que focaliza, principalmente a relação entre sociedade e meio ambiente, fazendo com que esta temática sócio-ambiental venha tornar-se um desafio para as comunidades científicas, para os agentes do setor público e para a sociedade civil organizada.
CONCLUSÕES:
CONCLUSÃO: Percebemos que ao findar do século e no limiar de um novo milênio as discussões sobre as questões ambientais integram um conjunto de expectativas e preocupações que buscam uma nova ordem mundial Acreditamos que este estudo mostra a importância da prática pedagógica desenvolvida no Centro Nacional de Primatas  CENP/SVS/MS, por visar o entendimento do desenvolvimento sustentável e a necessidade de melhorar o ambiente construído através da conscientização a sociedade em geral, haja vista que a educação para o desenvolvimento sustentável exige novas orientações e conteúdos, novas práticas pedagógicas onde se plasmem as relações de produção de conhecimentos e os processos de circulação, transmissão e disseminação do saber ambiental.
Instituição de fomento: Centro Nacional de Primatas - CENP/SVS/MS
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Conservacionista; Preservacionista; Desenvolvimento Sustentável.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004