IMPRIMIRVOLTAR
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 6. Zoologia
LEVANTAMENTO DAS FAMÍLIAS DE INSECTA (ARTHROPODA) DO PARQUE MUNICIPAL FLORESTA FÓSSIL, TERESINA, PI
Marinalva Soares de Araújo 1   (autor)   
Leudimar Aires Pereira 1   (colaborador)   bioleudy@bol.com.br
Carlos Alberto Pereira da Silva 2   (orientador)   carl12@bol.com.br
Emília Ordones Lemos Saleh 1   (co-orientador)   emiliasaleh@uol.com.br
1. Coordenação de Biologia, CRS, UESPI
2. Coordenação de Física, Campus Pirajá, UESPI
INTRODUÇÃO:
Teresina, capital do Piauí, é conhecida pela riqueza de área verde, dentre as quais está o Parque Municipal Floresta Fóssil, localizado em área urbana, com uma área de 13 hectares, às margens do rio Poty. O Parque é um espaço de grande importância para pesquisadores e estudantes, devido à existência de afloramentos de troncos fossilizados dos gêneros Psamius e Psaronius que datam de aproximadamente 250 milhões de anos. A vegetação do parque é composta de mata ciliar e possui um perfil biogeográfico que oferece condições perfeitas de habitat para diversas espécies de artrópodes. A diversidade de espécies de artrópodes, principalmente insetos, é importante fonte de alimentação para vertebrados de pequeno porte como anfíbios, répteis e aves, que encontram refúgio no parque. No entanto, não existe nenhum levantamento das espécies do Filo Arthropoda que ocorrem no parque. Em razão disso e, por entender que esses estudos são importante ferramenta para a preservação das espécies que ocorrem no parque, este trabalho tem como objetivo fazer o levantamento das famílias de insetos do parque, caracterizando a sua ocorrência em função do regime de chuvas e permitindo a identificação de espécies que possam ser utilizadas como bio-indicadores para a área.
METODOLOGIA:
Foram realizadas coletas mensais de espécimes da Classe Insecta, utilizando-se rede entomológica, câmara mortífera, potes plásticos, pinça e éter. Foram realizadas duas coletas no período de seca e duas coletas no período de chuva e a amostragem foi feita por transecto. Os espécimes coletados foram fixados em caixas entomológicas, com alfinetes ou em solução fixadora, em função do seu estádio de desenvolvimento. Os insetos foram identificados com auxílio de estereoscópio óptico e de chaves de identificação. Após a identificação das famílias, foram feitos testes estatísticos comparando-se a diversidade de espécies encontradas nos dois períodos.
RESULTADOS:
Houve uma grande diversidade no número de animais coletados e nas ordens, famílias e espécies encontradas em cada coleta. No total, foram coletados 80 indivíduos pertencentes a 38 espécies. Na primeira coleta, realizada em outubro (seca), foram capturados quatorze insetos, de 8 espécies, representantes de 7 famílias, distribuídas em quatro ordens: Orthoptera, Odonata, Hymenoptera e Coleoptera. Na segunda coleta, realizada em novembro (seca) foram coletados nove insetos, de 8 espécies, pertencentes a 8 famílias, distribuídas em 5 ordens: Hymenoptera, Coleoptera, Hemiptera, Diptera. Na terceira coleta, realizada em dezembro (chuva), foram coletados vinte e nove insetos, de 18 espéceis, pertencentes a 17 famílias, das ordens: Orthoptera, Odonata, Hymenoptera, Coleoptera, Diptera, Lepidoptera e Hemiptera. Na quarta coleta, realizada em janeiro (chuva), foram capturados vinte e oito insetos, de 17 espécies, pertencentes a 11 famílias, das ordens: Orthoptera, Odonata, Hymenoptera, Coleoptera, Diptera, Lepidoptera e Heminoptera. Comparando-se os resultados das coletas observou-se que a terceira coleta foi a que apresentou maior número de indivíduos e de espécies coletadas. Comparando-se as coletas do período de seca e de chuva constatamos que houve uma diferença quantitativa e qualitativa significativa entre estes períodos, quando analisados estatisticamente o número de indivíduos e o número de espécies coletados nos dois períodos.
CONCLUSÕES:
Nas observações e análises feitas constatou-se que houve uma variação de espécies, famílias e ordens, tanto quantativamente como qualitativamente nas coletas realizadas, ocorrendo um acréscimo de novas espécies em cada nova coleta. As ordens com maior número de famílias coletadas são Orthoptera e Hymenoptera e com maior número de espécies coletadas são Lepidoptera e Hymenoptera.As coletas do período chuvoso apresentam um número maior de indivíduos e espécies coletadas quando comparadas às coletas do período de seca. Esta diferença é justificada pelo aumento da disponibilidade de alimentos e habitat para os animais, pois no período da chuva a vegetação do parque apresenta maior vigor.
Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Floresta Fóssil; insetos; levantamento.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004