IMPRIMIRVOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 4. Física da Matéria Condensada
TRANSIÇÕES DE FASES ISOTRÓPICA REENTRANTE – NEMÁTICA CALAMÍTICA -ISOTRÓPICA CARACTERIZADAS ATRAVÉS DE MICROSCOPIA DE LUZ POLARIZADA
Ricardo Henrique Gonçalves 1   (autor)   Ricardo_phd@yahoo.com.br
Wladimir Sérgio Braga 2   (autor)   wsbraga@dfi.uem.br
Perseu Ângelo Santoro 3   (autor)   psantoro@dfi.uem.br
Anderson Reginaldo Sampaio 2   (autor)   Anderson@dfi.uem.br
Antonio José Palangana 3   (orientador)   palangana@dfi.uem.br
1. Graduando do Depto. de Química, Universidade Estadual de Maringá- UEM, Maringá-PR
2. Pós-Graduando do Depto. de Física, Universidade Estadual de Maringá- UEM, Maringá-PR
3. Prof. Dr. do Depto.de Física, Universidade Estadual de Maringá –UEM, Maringá-PR
INTRODUÇÃO:
As mesofases nemáticas uniaxiais liotrópicas, descobertas na década de 60, foram obtidas de uma mistura composta por água, surfactante, sal e álcool. As características apresentadas eram muito semelhantes às nemáticas termotrópicas, principalmente em termos de orientação, quando em presença de campo magnético, e textura, quando observada em microscópio óptico. Duas mesofases nemáticas uniaxiais liotrópicas foram classificadas, a partir do sinal da anisotropia de suceptibilidade diamagnética, χ a, do cristal líquido. Tais mesofases foram denominadas: nemática calamítica, NC, (χa >0), com o diretor da mesofase orientando-se paralelamente ao campo aplicado; nemática discótica, NDa < 0) na interação magnética orienta-se com o diretor (η) perpendicular ao campo magnético. Uma fase nemática biaxial, entre duas nemáticas uniaxiais, foi caracterizada em um diagrama de fases obtido a partir dos compostos: laurato de potássio (KL), decanol (DeOH) e D2O. A ocorrência de uma transição de fase isotrópica reentrante – nemática discótica – isotrópica também foi prevista no referido diagrama de fases.
METODOLOGIA:
Síntese do laurato de potássio, preparação de diferentes amostras liotrópicas (KL/DeOH/D2O) para uma concentração fixa de decanol. Caracterização de mesofases nemáticas uniaxiais e biaxial via processamento digital de imagem das texturas (microscopia óptica/câmara CCD). Medidas de índices de refração extraordinário / ordinário foram realizadas por meio de um refratômetro de Abbe. A densidade é um parâmetro termodinâmico importante e, neste trabalho foi determinado através de um densímetro de alta resolução DMA-60.
RESULTADOS:
Para uma concentração de 6,24 % de DeOH e variando as concentrações de laurato de potássio (25,6 a 27,2 %) e D2O (66,56 a 68,16) diminuem (aumenta) o domínio da(s) fase(s) nemática(s) discótica (calamítica) / biaxial. Uma transição de fase isotrópica reentrante – nemática calamítica – isotrópica foi determinada para uma concentração de KL: 27,07; DeOH: 6,17 e D2O: 66,76.
CONCLUSÕES:
As fases nemáticas uniaxiais e biaxial caracterizadas neste trabalho estão de acordo com os trabalhos publicados na literatura. A existência de uma fase nemática calamítica, situada entre duas fases isotrópicas, foi identificada segundo o nosso conhecimento pela primeira vez.
Instituição de fomento: Fundação Araucária/ SESu/MEC, DQI-UEM
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  nemática; calamítica; isotrópica.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004