IMPRIMIRVOLTAR
C. Ciências Biológicas - 9. Imunologia - 1. Imunologia Aplicada
PROTEÍNAS FAS SOLÚVEL E FAS LIGANTE SOLÚVEL EM PORTADORES DE ANTICORPOS ANTI-HCV EM BANCOS DE SANGUE DE GOIÂNIA-GO
Marielle de Oliveira Castro 1   (colaborador)   mariencastro@yahoo.com.br
Artur Bartasson de Souza 1   (colaborador)   artbart26@yahoo.com.br
Cristiane Martinez Yano 1   (autor)   soffa@terra.com.br
Irmtraut Araci Hoffmann Pfrimer 1   (orientador)   pfrimer@brturbo.com
1. Depto. de Biomedicina, Universidade Católica de Goiás - UCG
INTRODUÇÃO:
O vírus da Hepatite C (HCV) pertencente a família Flaviviridae e ao gênero Hepacivírus é o principal patógeno humano responsável por doenças hepáticas graves, com possível evolução para cirrose hepática e carcinoma hepatocelular. No entanto, ainda não se sabe o mecanismo de escape do HCV frente ao sistema imune. A apoptose desempenha um importante papel na eliminação de células infectadas por vírus e a via Fas/Fas-L é uma das principais ativadoras deste mecanismo de defesa. A proteína sFas, originada do splicing alternativo do RNAm inibe a apoptose se ligando ao Fas ligante na superfície das células efetoras (Linfócitos T) . A proteína sFas-L, resultante da ação de metaloproteinases, podem ativar a apoptose ao se ligar ao receptor Fas. Alterações no mecanismo da apoptose devido a essas proteínas podem favorecer a permanência do HCV nas células do hospedeiro. O objetivo da pesquisa é avaliar as concentrações das proteínas sFas e sFas-L em portadores de anticorpos anti-HCV e em doadores de sangue controles.
METODOLOGIA:
Foram avaliados 55 soros de portadores de anticorpos anti-HCV, cujas amostras foram obtidas de Bancos de Sangue de Goiânia e 20 soros controles de doadores de sangue normais. A análise de sFas e sFas-L foi realizada pelo método Imunoenzimático de ELISA "sanduíche" com anticorpos monoclonais específicos para sFas e sFas-L.
RESULTADOS:
As concentrações séricas da proteína sFas nos portadores de anticorpos anti-HCV se encontraram significativamente aumentados (p<0,01 teste U de Mann-Whitney) em relação aos controles normais. As concentrações séricas da proteína sFas-L se mostraram equivalentes aos controles normais (p>0,05 teste U de Mann-Whitney).
CONCLUSÕES:
Os níveis séricos da proteína anti-apoptótica sFas se mostraram significativamente aumentados, em relação aos controles normais, indicando a possível inibição do processo apoptótico, favorecendo a permanência do vírus HCV nas células do hospedeiro. Além disso, as concentrações séricas de sFas-L equivalentes aos controles normais reforçam essa hipótese.
Instituição de fomento: Universidade Católica de Goiás - UCG
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  HCV; Proteína sFas; Proteína sFas-L.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004